Áudio e Vídeo

O que é Podcast?

Podcast é o nome que se dá para programas, geralmente de áudio, que tem como meio de publicação e distribuição o feed RSS. No Brasil...

há 4 anos 3 meses

Podcast é o nome que se dá para programas, geralmente de áudio, mas que eventualmente também podem envolver vídeo, que tem como meio de publicação e distribuição o feed RSS. Aqui no Brasil sempre que falamos em podcast nos referimos aos programas de áudio e para os programas de vídeo há o termo “videocast”. A expressão “podcast” surgiu da junção do nome do dispositivo mp3 chamado Ipod com o termo broadcasting, que está relacionado à transmissão e comunicação em massa. No início para que os ouvintes pudessem ter acesso aos programas, era necessário um agregador de RSS que na época era o iTunes. Então, dessa forma os ouvintes recebiam automaticamente as atualizações dos programas. Hoje, outras mídias de streaming, como por exemplo o spotfy, se adaptaram ao podcast e o acesso ficou ainda mais fácil. Em palavras mais simples encontramos definições que o podcast é um programas de rádio, disponibilizado na internet via RSS feed.

Nesse ano o podcast vem adquirindo muita força no Brasil, visto que lá fora “a moda” já pegou faz algum tempo. Caso você queira acompanhar esse crescimento mais detalhadamente, indico esse site: http://abpod.com.br/podpesquisa/

Mas afinal, por que tanta gente vem se identificando com esse formato de midia?

Um dos motivos é a possibilidade de ouvir em qualquer lugar, qualquer hora e escolhendo assuntos que interessem. Diferente de um programa de rádio que tem pauta, data e horário definido, no podcast o ouvinte é quem decide o que, quando e onde escutar. Outra razão que incentiva muita gente a criar o seu próprio podcast é a democratização da produção, veiculação do conteúdo e custos baixos, se comparado, por exemplo, com rádio transmissão.

Por fim, deixo aqui uma dica de acessórios importantes para melhorar a qualidade de gravação do seu podcast.

Autor(a) do artigo

Airton Júnior
Airton Júnior

Professor de áudio no AvMakers, Airton iniciou os estudos de música aos 6 anos de idade. É formado pelo “Conservatório Musical Souza Lima” no Curso Dinâmico de Áudio e Bacharelado em Audiovisual pelo Senac. Como violonista já se apresentou em programas como o “Encontro com Fátima Bernardes” e do TEDx, além de canais do youtube de grande reconhecimento. Como produtor musical, operador de som e mixagem, atuou com diversos nomes muito importantes do cenário nacional.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos