Front-end Formação Direção de Fotografia

Conheça o papel desempenhado pela equipe de fotografia em uma obra cinematográfica e aprenda, do planejamento à finalização, todas as técnicas que envolvem a câmera, lentes, colorimetria, tipos de luzes e iluminação para diversas possibilidades, como fundo infinito, chroma key e still life, simulação de noite e luz do sol em estúdio, qualidade da luz e modificadores, e muito mais.

12 cursos Categoria Direção de Fotografia

  • Formação com 27h19 de video

Conhecimentos adquiridos nesta formação

Conheça o papel desempenhado pela equipe de fotografia em uma obra cinematográfica e aprenda, do planejamento à finalização, todas as técnicas que envolvem a câmera, lentes, colorimetria, tipos de luzes e iluminação para diversas possibilidades, como fundo infinito, chroma key e still life, simulação de noite e luz do sol em estúdio, qualidade da luz e modificadores, e muito mais.

O controle sobre a luz é de responsabilidade do Diretor de Fotografia. A iluminação é um ponto-chave na construção da atmosfera de um filme. Ela ajuda a produzir um efeito de realidade, além de auxiliar na própria dramaturgia, no clima do filme, na carga de dramaticidade, no desenvolvimento dos personagens, na construção dos espaços e no tempo da história (se ela se passa à noite, de dia, no pôr do sol, se chove, se neva, etc). Esta formação lhe dará uma ampla compreensão de todo o processo que envolve o trabalho de um Diretor de Fotografia. Começaremos entendendo o que faz a equipe de fotografia em uma produção audiovisual, desde a leitura do roteiro e desenvolvimento do projeto até a coordenação do trabalho do colorista. Entenda a relação do diretor de fotografia com o diretor de cena e o departamento de arte, fazendo uma imersão através de referências cinematográficas e percebendo como a luz se transforma em elemento narrativo, desde o início do cinema até os dias de hoje. O segundo módulo irá preparar o aluno, por meio de testes e exemplos, para entender todos os recursos de uma câmera e alcançar a exposição perfeita em qualquer situação. Exposição e a relação sinal x ruído, formatos de arquivo digital, teste de ISO nativo, colorimetria básica e instrumentos de medição de luz, além dos conceitos fundamentais e características das objetivas, como profundidade de campo, bokeh, aberração cromática e distorções, serão alguns dos tópicos abordados durante o curso. Ao final, aprenda a fazer o teste de colimação e a conservação das objetivas. No módulo de Introdução à Iluminação de Cinema você vai aprender a fotografar com diferentes tipos de fontes de luz, conhecendo suas características e qualidades. Vamos nos aprofundar no estudo da exposição e colorimetria através de instrumentos como o fotômetro de mão, colorímetro, false color e waveform. Veremos como avaliar o Índice de Reprodução de Cor de uma lâmpada para representar as cores com mais fidelidade; manipular a intensidade de luz com dimerização das fontes; como montar um set com sistema de luz de 3 pontos; quais os efeitos gerados pela direção da luz; suas qualidades e como ela se comporta mediante refletores, modificadores e lentes; em que situação utilizar rebatedores, preenchimento negativo e luz volumétrica com máquina de fumaça, e muito mais. Na sequência, colocaremos o conhecimento em prática fotometrando e manipulando múltiplas fontes luz e estudando, uma a uma, suas características e efeitos em uma cena. Faremos o estudo da modelagem de luz numa perspectiva naturalista; vamos estudar a relação de contraste ao dirigir a luz em três cenas internas de dia no mesmo espaço, iluminadas de diferentes formas, alterando a carga de dramaticidade de uma mesma cena; e também montaremos possibilidades de luz noturna no estúdio, simulando a luz da lua que entra pela janela, relâmpagos e a iluminação de interiores à noite; e ainda, examinaremos a colorimetria para diferentes tons de pele em uma mesma cena. No curso de Iluminação em Estúdio, veremos as infinitas possibilidades para criar ambientes e construir climas apenas com a luz. Você vai aprender a trabalhar a iluminação de produtos na mesa de still life, modelando um drink com a direção da luz, modificadores e seus efeitos, para destacar movimentos de splash em slow motion. Também veremos diferentes exemplos de trabalho com fundo infinito, técnicas para eliminar sombras no fundo branco e deixar o fundo totalmente escuro sem prejudicar a luz no motivo. Por fim, vamos desvendar a iluminação de um fundo em chroma key, esclarecendo suas dúvidas com relação a aspectos técnicos, iluminação e recuo. Por último, faremos um passo a passo do planejamento da fotografia de um filme: desde a leitura do roteiro, conversas com a direção e com a equipe de arte, a elaboração do conceito da fotografia, escolhas de equipamento, decupagem, discussão sobre composição e a melhor distância focal das objetivas para cada plano, locações, planejamento da luz e dos movimentos de câmera, planejamento do workflow (fluxo e gestão do material filmado), análise da luz disponível, aplicativos de apoio, e muito mais. Veja como utilizar parâmetros como intensidade, direção e qualidade da luz na criação da tensão dramatúrgica, além da relação do personagem com o espaço e do movimento de câmera e mise en scéne na construção do conceito dramatúrgico de uma obra. Ao final, criaremos um LUT de referência para fazer um teste de câmera e de codecs.

Para quem é esta formação?

Essa formação é indispensável para quem pretende dominar os conceitos, técnicas e ferramentas para se tornar um Diretor de Fotografia, e também para assistentes, filmmakers e estudantes que querem conhecer o trabalho da equipe de fotografia em uma obra audiovisual, seja em pequenas ou grandes produções.

Confira a trilha de cursos dessa formação


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Sobre os professores

João Castelo Branco

João Castelo Branco

João Castelo Branco é um premiado Diretor de Fotografia de cinema e televisão, estudou na FAMU - Faculdade de Cinema da Universidade Nacional de Artes de Praga, e INHA – Instituto Nacional de História da Arte, em Paris. Fotografou filmes que estiveram em alguns dos principais festivais de cinema nacionais e internacionais. Recentemente dirigiu a série Contracapa, licenciada para a AXN, e o longa-metragem argentino La Chancha.

Daniel Bernardon

Daniel Bernardon

Daniel Bernardon é diretor de fotografia em cinema e publicidade. Certificado RED DIGITAL CINEMA - RED NMF MIAMI, trabalha também como consultor de equipamentos na locadora Armada Films, onde auxilia as produtoras na escolha dos equipamentos e também no treinamento da equipe técnica. Assinou publicidades para marcas como Votorantin, McDonalds , Beauty Color, entre outros. Em conteúdo, fotografou curtas, documentários e o mais recente média metragem "Incertezas" Selecionado pelo Amazon Prime US e UK.

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