Áudio e Vídeo

Noise-Gate: Como usar?

O noise-gate, em sua forma mais simples, atua como um portão que abre e fecha em relação a determinados sinais sonoros que recebe. Nesse artigo você...

há 4 anos 6 meses

Os processadores de dinâmica atuam diretamente na amplitude do som. Nesse artigo, falaremos sobre o noise-gate. Afinal, o que é, para que serve e como usar?

Em sua forma mais simples, o noise-gate permite que um som passe apenas se for mais alto que um determinado nível de sinal pré estabelecido. É daí que vem o conceito de gate, ou seja, abrir e fechar o portão. Vamos pensar, por exemplo, em uma banda e focar nossa atenção em um setup clássico de bateria, que é: bumbo, caixa, tom 1, tom 2, surdo, chimbal, prato de ataque e condução.

Nessa situação, todas as peças descritas acima estão microfonadas, porém seria humanamente impossível o baterista tocá-las ao mesmo tempo. Aplicando-se o noise-gate podemos fazer com que os microfones, por exemplo, dos tambores só “funcionem”quando o baterista realmente tocar em uma das peças. Deixar todos os microfones abertos faz com que tenhamos menos controle dos vazamentos, o que em uma situação, por exemplo, de um show ao vivo, poderia ocasionar microfonias ou dificuldade de timbrar cada instrumento individualmente, pois eles estariam misturados com diversos outros sons (vazamentos).

O noise-gate é uma ferramenta muito útil e o seu princípio de funcionamento é também utilizado em outros tipos de efeitos, como por exemplo, o auto-ducking. Já ouviu alguma propaganda ou até mesmo podcast com uma música de fundo que diminui de volume na presença, por exemplo, de uma voz ou aumenta na ausência da mesma? Pois é, esse é um dos princípios de abrir e fechar o portão.

Podemos também encontrá-lo em plugins de redução de ruído (nesse caso acontecem combinações de efeitos, tais como, equalização, compressão e noise-gate.)

Veja abaixo os parâmetros mais comuns de se encontrar em um noise-gate.

Threshold: Determina à partir de qual intensidade o gate abre ou fecha.

Range: Determina o quanto de sinal será reduzido quando o gate fechar.

Ratio: Determina a proporção de atenuação.

Attack: Determina o tempo que o gate leva para abrir.

Hold: Determina o tempo que o gate continua aberto.

Release: Determina o tempo que o gate leva para fechar.

Autor(a) do artigo

Airton Júnior
Airton Júnior

Professor de áudio no AvMakers, Airton iniciou os estudos de música aos 6 anos de idade. É formado pelo “Conservatório Musical Souza Lima” no Curso Dinâmico de Áudio e Bacharelado em Audiovisual pelo Senac. Como violonista já se apresentou em programas como o “Encontro com Fátima Bernardes” e do TEDx, além de canais do youtube de grande reconhecimento. Como produtor musical, operador de som e mixagem, atuou com diversos nomes muito importantes do cenário nacional.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos