Áudio e Vídeo

Como e por que adicionar ID3 tag ao seu podcast?

O ID3 tag (Identify a MP3) é um metadata que serve para armazenar informações em um arquivo mp3, como por exemplo, título, nome do artista, capa, etc.

há 4 anos 3 meses

O ID3 tag (Identify a MP3) é um metadata que serve para armazenar informações em um arquivo mp3, como por exemplo, título, nome do artista, álbum, número da faixa, capa, etc. Dessa forma, funciona realmente como uma etiqueta de identificação e organização. Veja abaixo a imagem de um arquivo sem identificação e na direita com ID3 tag.

No caso do podcast, essas informações são responsáveis por diferenciar um episódio do outro e servem como um filtro. Muitos usuários antes de ouvir irão primeiro ler as informações para ver se o assunto é interessante, portanto além de uma qualidade bacana no áudio, é importante caprichar nas informações visuais de forma que a mesma seja atrativa tanto para quem vai acessar seu programa pela primeira vez, quanto para manter aqueles ouvintes mais antigos.

Esse procedimento precisa ser feito manualmente, ou seja, não adianta somente exportar um áudio e renomeá-lo, precisamos de um software específico para editar metadatas e realizar essa tarefa. Nesse vídeo eu te ensino como fazer esse procedimento de forma gratuita pelo iTunes e também através do software de edição e finalização de áudio Adobe Audition (pago).

Autor(a) do artigo

Airton Júnior
Airton Júnior

Professor de áudio no AvMakers, Airton iniciou os estudos de música aos 6 anos de idade. É formado pelo “Conservatório Musical Souza Lima” no Curso Dinâmico de Áudio e Bacharelado em Audiovisual pelo Senac. Como violonista já se apresentou em programas como o “Encontro com Fátima Bernardes” e do TEDx, além de canais do youtube de grande reconhecimento. Como produtor musical, operador de som e mixagem, atuou com diversos nomes muito importantes do cenário nacional.

Todos os artigos