Certificações

Certificação Internacional Adobe

A Certificação internacional Adobe, tem o intuito de comprovar a proficiência de um profissional no uso dos softwares. É um ótimo acréscimo ao seu currículo.

há 7 anos 1 mês

O que é a certificação ACE?

A certificação internacional Adobe Expert, ACE, tem o intuito de comprovar a proficiência de um profissional no uso dos softwares Adobe. É um ótimo acréscimo ao seu currículo, portfólio, site profissional, comprovando que você domina a fundo o uso da ferramenta. É também uma etapa obrigatória para a certificação internacional Adobe Instructor, ACI, necessária para se tornar parceiro Adobe e também para ministrar aulas em centros autorizados.

A prova de certificação é administrada por uma empresa terceirizada, a PSI. Para tirar o certificado, é preciso se cadastrar no site da PSI e, através deles, comprar o exame. Por ser presencial, também é necessário escolher um dos centros autorizados da PSI e agendar um horário. Veja a lista de locais no final da matéria.

No site oficial da Adobe você encontra as principais informações sobre as certificações. Como as informações não estão muito claras, vou listar aqui nesta matéria tudo o que você precisa saber se tem interesse em ser um profissional certificado pela Adobe.

Antes de iniciar sua jornada de estudos e realizar as provas da Adobe é importante conhecer um pouco mais sobre as certificações, as vantagens e desvantagens, e se ela é realmente necessária para você. Antes de mais nada, esteja ciente de que a prova não está disponível em português, e sim em inglês ou espanhol. Além disso, as certificações são por versão do software, ou seja, se você tirar certificação do pacote CS, deverá se re-certificar na versão CC. Porém, há um detalhe meio desconhecido: as certificações da versão CS6 são vitalícias, já as do software atual, Creative Cloud CC, tem validade de apenas dois anos, o que significa que ao atualizar a versão ou vencer esse prazo de validade, é preciso refazer a prova.

Outra barreira que pode lhe desmotivar a fazer a prova é o preço - U$180 (sim em dólares) para a prova de certificação, e U$90 para as provas de re-certificação, e é claro, se não passar na prova não há reembolso. Uma dica para quem quer economizar é esperar a versão BETA da prova, que não tem custo, mas são limitadas a poucas pessoas por país, logo é bom ficar de olho nas redes sociais da Adobe para saber quando a inscrição para a versão BETA estará ativa, facebook e twitter.

Como é a prova?

A prova é realizada em um dos centros autorizados da PSI, que estão espalhados por algumas capitais brasileiras. O exame é realizado em uma pequena sala fechada, onde ficam apenas você, um computador com o software da prova e um ar condicionado, normalmente frio demais, mas mesmo assim é provável que você sue frio durante a prova.

O software exibe uma série de perguntas em múltipla escolha, por volta de 50 questões, que devem ser respondidas em um tempo cronometrado, em torno de 1 hora, mas como as provas não são em português, ganhamos uma hora adicional para ajudar na tradução das questões. As perguntas são em texto e raramente apresentam alguma imagem ilustrando, então você tem que compreender corretamente o enunciado e saber de cor como é a resolução no software. Algumas perguntas são sobre ferramentas, outras sobre teoria de uso, atalhos, e até algumas pegadinhas, então fique atento às opções de respostas para não cair nessas.

Você pode sair da sala de prova para tomar uma água ou ir ao banheiro, porém o tempo da prova continuará correndo e você não pode acessar nenhum computador ou celular. Assim que terminar a prova o resultado já está disponível, exceto para provas BETA, que levam cerca de seis meses. No resultado é apresentada sua porcentagem de acerto em cada tópico.

O exame de re-certificação possui menos perguntas, além de menor tempo para realização e menor custo também. O foco da prova são apenas as atualizações do software desde a última versão. Já a versão Beta da prova é mais complexa, composta por mais de 250 perguntas. Como você pode realizar o exame oficial mais de uma vez, se não passar de primeira a Adobe disponibiliza diversas questões, mas quem faz o teste da versão BETA deve passar por todas elas num período próximo a cinco horas de prova. A Adobe desconsidera as perguntas que possuem erros, além das que todos acertam, e a linha de corte é estabelecida pela nota média dos participantes.

Quais as vantagens?

Okey, eu sei que já assustei muitos de vocês, mas vamos entender quais são as vantagens de passar por toda essa jornada. A primeira resposta mais óbvia é receber o certificado oficial e internacional. Além dele, são disponibilizados selos e credenciais, tudo em versão digital para ser usado em seu site, blog, currículo, mailing, etc.

Você também ficará listado no banco de profissas Expert ACE e, através dele, receber ofertas de trabalho.

Após realizar o teste ACE você pode se cadastrar no portal Adobe para parceiros e solicitar o certificado Instructor ACI. Para tanto, é preciso comprovar, através de documentação, que dá aulas em faculdades. Ao se tornar parceiro Adobe, você poderá fazer o download, de forma gratuita, de softwares como o Captivate, Acrobat, Master Collection CS6, entre outros. O pacote Creative Cloud continua sendo pago, mas no valor de professor.

Como ACI você também poderá fazer download de materiais para campanha de marketing, livros oficiais, softwares, ferramentas para realização de aulas e certificações para seus alunos. E ainda, ficará listado no banco de professores ou escolas ACI

Verdades e INverdades sobre a certificação

  • Quem é certificado é muito foda no que faz - Não necessariamente, a prova só comprova que sabe usar a ferramenta, não que sabe fazer coisas legais com ela. Por exemplo, um fotógrafo pode comprovar saber usar o Lightroom extensivamente, mas só fazer tratamentos bregas. Porém, o profissional estudou o suficiente para passar na prova, ele com certeza tem um grande domínio sobre o software.

  • Quem é certificado tem mais chances de emprego - Não é verdade também, a maioria das empresas vai avaliar o conjunto. Lembre-se sempre que o software é uma ferramenta para chegar a um objetivo final, e não o objetivo final em si. Além disso, é muito comum no mercado de trabalho a empresa contratante avaliar principalmente seu portfólio, com a apresentação de trabalhos já realizados, e seu comportamento em uma entrevista, tendo esses dois pontos mais força que a certificação, e muitas vezes mais que um diploma de graduação.

  • A certificação pode lhe ajudar na carreira de professor - Sim, este é o principal ponto, na minha opinião, para ter uma certificação Adobe.

  • Cursinhos online para certificados tem a fórmula mágica - Falso, falso, falso, há alguns cursos nacionais que dizem ter o método para você ser certificado, porém tem duração de poucas horas, menor que um curso básico da ferramenta. Para passar no exame você tem que, primeiro, dominar a leitura do idioma que escolher realizar a prova (inglês ou espanhol); depois, dominar a fundo as teorias sobre o software, as ferramentas, os comandos, menus e atalhos, que estão relacionados no conteúdo da prova. Mais abaixo na postagem há um link para o conteúdo das principais provas.

Como se preparar para a prova?

Para se dar bem na prova de certificação você deve dominar plenamente os tópicos citados no guia oficial do exame (listado abaixo), dominar o idioma e ter uma memória muito boa.

Antes do exame, tenha uma rotina de estudos rigorosa, leia livros do software no idioma que realizará a prova, veja muitos cursos EAD, evite aulas do youtube que não sejam de um profissional competente, para não aprender nada da forma errada. Use muito o software e somente no idioma que escolheu para a prova. Eu recomendo inglês, por ser a língua original do software e da prova. Abra todos os menus, todas as abas, todos os painéis e ferramentas. Se tiver algo que ainda não saiba para o que serve, procure no Help da Adobe ou em fóruns.

Vá relaxado para a prova, escolha o período do dia no qual você está mais disposto. Não se preocupe com o tempo, é o suficiente para fazer a prova duas vezes. Coma coisas leves e não beba muita água antes do exame, imagino que você saiba o porque.

O portal de cursos em EAD TreinaWeb oferece uma grande variedade de cursos sdos diversos software Adobe. É um ótimo caminho para avançar nos estudos, e tirar dúvidas sobre as ferramentas Adobe com os instrutores do portal.

Os 3 tipos de certificação:

Se você decidiu se preparar para a prova, agora é a hora de decidir por qual software começar e quais especializações irá buscar.

Single product certification - Indica que você é especialista em uma das ferramentas Adobe. Neste link você encontra as provas disponíveis para cada software da Adobe, o custo para realizar a prova (geralmente U$180), as linguagens disponíveis, além do link para agendar a realização do exame.

Ao clicar no nome do software que deseja tirar certificado aparecem dados sobre a prova, como o numero de perguntas (em média 50 perguntas por prova), linha de corte (geralmente 65% de acerto), e um PDF com a descrição completa da prova com os tópicos abordados, duração da prova e exemplos de questões. Segue abaixo os links para o PDF dos principais softwares:

Specialist certification - Indica que você é especialista em um conjunto de softwares que compõe um tipo específico de trabalho. Por exemplo, eu possuo a certificação Video Specialist. Para isso, tive que tirar as certificações de Premiere Pro, After Effects e Photoshop. Nesta imagem tem a relação das especialidades disponíveis:

Master certification - Você é uma pessoa muito fera e que conseguiu se especializar em TODAS as ferramentas da Adobe de uma determinada função. Nesta imagem tem a relação das certificações Master disponíveis:

Algumas cidades brasileiras que possuem centros de testes PSI para realização da prova:

Belo Horizonte - English Language Solutions | Rua Claudio Manoel, 1124 Conj,102 Funcionarios Mina Gerais,Belo Horizonte,30140-100

Campinas/SP - Lan University Centro | Treinamento e Consultoria em Tl e Idiomas,Av. Dr. Romeu Tortima, 531,Barao Geraldo,Campinas/SP

Fortaleza - Energy Telecom | Rua Canuto de Aguiar,1183-Meireles,Fortaleza,60160-120

Porto Alegre - Sisnema Informatica | Rua Washington Luiz, 820/601,RS 90,Porto Alegre,010-460

Rio de Janeiro - NSI Trng Technologia S/C | Rua Araujo Porto Alegre, 71-4andar,Rio de Janeiro,20030-012

Salvador - Dialogo Brasil | Rua Dr Joao Ponde 240,Bahia,Salvador,40140-810

Sao Paulo - Almeida e Galassi Recursos Humanos | SOHOFFICE NOVA LEOPOLDINA,Av Gastão Vidigal 1132, room 601 tower B, Vl Leopo,Sao Paulo,05076-000

Sao Paulo - InLearn Educacao Ltda | Rua Samuel Morse, 134,Sao Paulo,04576-060

Vitoria - Mindworks | Rua Fortunato Ramos,n 245 Ed. Praia Trade Center,Vitoria,29075

Passei, e agora?

Ao terminar a prova você receberá um documento com sua nota, porém ainda não estará certificado. As gravações junto com sua prova serão avaliadas pela equipe da PSI, e em alguns dias você poderá consultar sua aprovação e fazer o download do seu certificado no site da PSI. Então, no portal Adobe Certify Community será disponibilizado o download das suas novas credenciais e selos.

Para se cadastrar na lista de profissionais ACE é necessário criar um login no Adobe Certify Community, fazer uma atualização dos seus dados pessoais, e no final das configurações definir como YES no campo share your credentials.

ACE Certify Community

Para pedir a certificação para instrutores ACI, cadastre-se no portal de parceiros e faça uma requisição. Você deverá preencher uma série de dados pessoais e de sua empresa, e apresentar documentos de instrutor em faculdades.

ACI Partner Portal

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos