Áudio e Vídeo Cinema

O que faz um produtor de cinema?

Você sabe o que faz um produtor de cinema? Saiba mais sobre essa função que é uma das mais importantes da realização de um filme.

há 2 anos 7 meses

Apesar de sabermos que o Cinema se constitui como uma arte coletiva, tanto os estudos cinematográficos quanto a indústria ainda valorizam a figura do diretor como o autor de um filme - e temos um artigo aqui no site sobre a autoria no cinema. Mas uma outra função é primordial para a existência de uma obra cinematográfica, e é a partir dela que são realizadas as contratações para a participação no projeto - inclusive, a contratação do diretor! E se você acompanha a temporada de premiação do cinema, já deve ter notado que a principal categoria do maior prêmio da indústria - o Oscar de Melhor Filme - não vai para o diretor do filme, mas para seus verdadeiros “donos”: os produtores.

Tendemos a exaltar apenas a função do diretor, que se manifesta como esse artista responsável pelo lado artístico do filme, mas para que o cineasta possa exercer seu papel e assumir o controle da composição da imagem, existe uma equipe de produção por trás que é responsável por fornecer toda a estrutura para a realização do filme e, principalmente, financiá-lo. Então, vamos conhecer as funções dessa equipe.

A produção é, talvez, a única equipe que acompanha o filme da ideia inicial até o consumidor final. Ou seja, eles são responsáveis desde a captação de recursos para a viabilização da realização do projeto até a distribuição - nos cinemas, streamings e outras mídias.

É claro que a produção pode se envolver em um projeto com um roteiro já em andamento, mas o primeiro passo para a consolidação desse roteiro em uma obra cinematográfica é a organização de uma equipe que estará empenhada em transformá-lo em um filme. Mas existem casos em que o argumento principal da história já existe, e essa equipe opta por contratar um roteirista e encomendar a elaboração desse enredo para as telas - como a adaptação de um livro ou até mesmo uma ideia original.

Em O Cinema e a Produção, Chris Rodrigues lista algumas das funções de um produtor:

  • escolher o roteiro, preparar o projeto, levantar recursos, contratar o diretor e, com ele, contratar o resto da equipe e o elenco;
  • administrar os recursos e a comercialização;
  • controlar os rendimentos junto à distribuidora e supervisionar o marketing do projeto.

E, segundo Rodrigues, existem ainda diferentes cargos dentro da equipe de produção:

  • Produtor: Aquele que produz os meios para a realização de um filme. O produtor tanto pode investir seu próprio capital como conseguir o capital necessário com outros investidores e bancos de investimentos. É, em última análise, o responsável final junto ao público e aos investidores pelo sucesso ou fracasso do projeto..

  • Produtor associado: Participa ou não com capital, mas definitivamente assume uma função ou cria condições para que o produtor realize o projeto. É o caso, por exemplo, do responsável em nível de produção pelos efeitos especiais de um filme em que sua importância é vital. No cinema americano, é comum e possível que o empresário que representa, ao mesmo tempo, um bom roteirista, dois atores principais importantes e um diretor considerado ideal para o projeto negocie com o produtor o título de produtor associado, uma vez que ele tem controle do que nos EUA chamam de uma boa ‘propriedade’.

  • Produtor executivo: A pessoa de confiança do produtor com um conhecimento profundo de cinema e suas negociações, normalmente ajudando o produtor a colocar o projeto de pé e supervisionando o trabalho de um filme do começo ao fim. No cinema americano, trabalha diretamente na captação de recursos e montagem do projeto do filme; uma vez definida a equipe e os atores principais, afasta-se do projeto e passa a se envolver em outro, às vezes do mesmo produtor ou estúdio e em muitos casos sendo o representante do estúdio na produção.

Mesmo que cada produtor assuma uma responsabilidade frente ao filme, o objetivo de todos é o mesmo: criar condições para que todos os elementos necessários a um filme sejam guiados de maneira a transformá-lo em um filme de sucesso.


Referências:

O Cinema e a Produção, de Chris Rodrigues

Autor(a) do artigo

Rafael Alessandro
Rafael Alessandro

Professor, coordenador e produtor de conteúdo no AvMakers. Rafael Alessandro é formado em Comunicação, graduando em Cinema e Audiovisual e mestrando em Cinema e Artes do Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos