Cinema

Você sabe o que é Análise SWOT?

há 4 anos 6 meses

Antes entrar de cabeça em qualquer projeto audiovisual, é preciso que você se planeje e alinhe alguns pontos com sua equipe para que você possa obter o melhor desse projeto: é pra isso que serve a análise SWOT.

Boas ideias não são complicadas de se ter, mas executá-las é realmente um desafio, e dentro do universo audiovisual o planejamento é um dos melhores meios de fazer com que boas ideias virem um bom conteúdo.

Uma dessas formas é a Análise SWOT.

Cinema - Elaboração e Viabilização de Projetos de Curta-Metragem
Curso Cinema - Elaboração e Viabilização de Projetos de Curta-Metragem
Conhecer o curso

O que é SWOT?

SWOT é uma sigla em inglês para Strengths, Weakenesses, Oportunities, Threads, o que em tradução seria, Força, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças. Uma forma de fazer com que a sigla ganhe importância como método administrativo dentro do seu trabalho é usar a sigla FOFA, em português mesmo, para sempre se lembrar do que se trata.

No melhor dos cenários, a Análise deve ser feita em conjunto com diretor(a), produtor(a) e roteirista, dado que essas três peças precisam estar alinhadas quanto aos fatores positivos, negativos, além de fatores internos e externos que são parte do seu projeto antes mesmo que ele comece.

Como ela pode ajudar meu projeto?

Por mais que a análise SWOT (FOFA) tenha sido desenvolvida dentro de grandes cursos em universidades americanas, como forma de qualificação para projetos dos mais diversos níveis e especificidades técnicas e qualitativas, a aplicação de seus conceitos no seu projeto audiovisual é interessante para que você tenha uma ideia daquilo que você pode ou não esperar dele.

É através desse tipo de análise que você pode identificar as partes do seu projeto que terão mais dificuldades que você encontrará para poder realiza-las.

Por exemplo, uma das formas de organizar sua tabela.

Análise SWOT (FOFA)
Fraqueza Equipe inexperiente. Atores não profissionais.
Oportunidade Equipe disponível e motivada. Diretor com bom currículo e experiência.
Força Roteiro Potente. Temática atual e relevante
Ameça Roteiro Complexo (Roteiro futurista ou de época, por exemplo)

Como a análise pode ser utilizada?

Tudo isso pode ser feito por meio de um levantamento mais detalhado de como as suas “forças” podem ser utilizadas para alcançar as “oportunidades” que se apresentam diante do processo.

Da mesma forma, entender como suas fraquezas podem influenciar seu projeto é uma das formas de prever e impedir que as ameaças aconteçam, por isso é importante também que você pense nesses pontos com especial atenção.

Se uma análise descritiva não for muito fácil de fazer ou entender, você pode recorrer a um quadro de riscos ao seu projeto, propondo uma solução para cada um desses riscos, como a gente ilustra aqui.

Resultados da Análise SWOT (FOFA)

Uma das coisas que o método SWOT (FOFA) permite é uma flexão sobre o que aquele projeto pode render em todas as áreas que ele se faz necessário dado que, você não quer ter prejuízos financeiros, bem como não quer terminar com uma história simplista ou mesmo algo sem relevância dentro do mercado audiovisual.

É por meio da linkagem de cada letra da sigla que você será capaz de identificar se essas três áreas convergem para a melhor realização do seu projeto.

A ideia por trás do método SWOT (FOFA) é maximizar os pontos positivos e minimizar os negativos.

Autor(a) do artigo

João Leite
João Leite

Escritor e redator, formado em Rádio e Televisão pelo Complexo FIAM-FAAM, apaixonado por literatura e observador míope do espaço sideral.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos