Áudio e Vídeo Cinema Color Grading

O que é Color Grading e Tratamento de Cor

Você tem curiosidade sobre o que é Correção de Cor e Color Grading? Então essa texto é para você! Entendoa importância e as principais etapas.

há 4 anos 7 meses

Color Grading é o processo de pós produção de uma imagem, seu objetivo é adequa-la a diferentes mídias e também atingir a intenção artística desejada.

Antes _ Depois

Vários atributos da imagem podem ser trabalhados neste processo como:

  • Contraste;
  • Temperatura de Cor;
  • Saturação;
  • Nitidez e detalhes;
  • Nível de Preto e Branco;
  • Desenho de luz; Entre outros.

Esse processo ocorre em software de revelação digital como o Adobe Camera Raw, Lightroom, Adobe Premiere, DaVinci Resolve e o Final Cut X, por exemplo.

Softwares

Correção de cor é uma parte do processo de Color Grading. Os termos muitas vezes são usados como sinônimos, mas podemos também dizer que a correção ou tratamento de cor tem o propósito de corrigir problemas técnicos da imagem, enquanto o Color Grading tem um propósito mais narrativo, de criar uma intenção artística desejada na imagem.

Algumas das preocupações comuns a correção de cor podem ser:

  • Reprodução de cor mais fiel;
  • Ajustes de exposição;
  • Controle de Nitidez e desfoque;
  • Adequação da paleta de cor;
  • Compensação das diferenças entre takes de uma mesma cena.

Enquanto no Color Grading nos preocupamos com estabelecer o “look” desejado, criando o clima ou a emoção da cena.

É importante ressaltar que esses looks, ou intenções, não são inventados na pós. Eles já são planejados em conjunto com o Diretor de Foto e o Diretor de Arte, desde o planejamento dos elementos artísticos presentes na imagem até a iluminação e configurações de câmera. A pós produção digital é só a cereja do bolo.

Nesse PDF é apresentado um dos primeiros briefings do que depois se tornou a série Strangers Things. É nítido como o planejamento estético já inica logo na concepção da série e influenciam a direção de arte e a fotografia.

Além disso, a flexibilidade no tratamento depende muito da qualidade do material captado. A utilização correta de técnicas fotográficas e cinematográficas irão garantir a obtenção do melhor resultado final no tratamento.

Durante o tratamento são empregadas diversas técnicas como análise da imagem através do Histograma, Waveform e Vectorscope. Correções usando Three Way, Curvas RGB e HSL, Recortes de Cor, Máscaras, Traqueamento, entre outras ferramentas. Nos próximos artigos vamos discutir muitas destas ferramentas, e já abordamos diversos termos relacionados ao Color Managment aqui no blog, vale a pena conferir.

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos