Áudio e Vídeo Fotografia

Lente para fotografia: como escolher a ideal?

Existem diversas opções de objetivas no mercado, que variam de acordo com especificações técnicas adequadas a cada assunto que se desejar fotografar. Confira nossas dicas e escolha as lentes ideais para seu kit!

há 4 anos 10 meses

A fotografia é uma arte que costuma despertar muito interesse nas pessoas. E, sendo você um fotógrafo profissional ou apenas um curioso sobre o tema, conhecer os tipos de lente para fotografia faz muita diferença na qualidade do seu trabalho.

Existem diversas opções no mercado, que variam de acordo com especificações técnicas adequadas a cada assunto que se desejar fotografar. Confira nossas dicas e escolha as lentes ideais para seu kit!

Fotografia - Retratos
Curso Fotografia - Retratos
Conhecer o curso

Quais os principais tipos de lente para fotografia?

Os fatores técnicos são inegavelmente importantes, visto que, depois do olhar do fotógrafo, possuem grande influência sobre o resultado final. As características que mais diferenciam os objetivos são distância focal e abertura do diafragma.

A distância focal é a medida que define o campo visual de uma lente. As lentes são fixas quando apresentam um único valor, e zoom quando compreendem intervalos.

Já o diafragma, representado por f, define a abertura da lente, o que controla a quantidade de luz que é admitida, chegando ao sensor.

Grande-angulares

Essas lentes possuem distância focal pequena, de 14 a 35 mm, o que resulta num ângulo de visão amplo. São ideais para fotografar grandes grupos de pessoas, paisagens, ambientes internos ou fachadas arquitetônicas.

Há ainda as supergrande-angulares, menores do que 14 mm, ideais para fotografar lugares muito grandes, dos quais o fotógrafo não consegue estabelecer suficiente distância física. No entanto, podem causar deformações na imagem.

Normais

As objetivas consideradas normais têm comprimento focal próximo a 50 mm, com um campo de visão semelhante ao do olho humano e estão presentes na maioria das câmeras compactas e dos smartphones.

Por ser bastante versátil e funcionar bem para qualquer tipo de fotografia, é uma lente indispensável para ter em seu kit.

Telefotos

São as lentes intermediárias, compreendendo distâncias focais entre 70 e 135 mm. Permitem um ângulo mais fechado, porém sem causar distorções. São ótimas para retratos.

Teleobjetivas

Compreendem o intervalo de 140 a 400 mm e são especializadas em capturar assuntos mais distantes do fotógrafo, com excelente nitidez.

Superteleobjetivas

Essas lentes têm características semelhantes às dos telescópios — os ângulos são extremamente fechados, acima de 400 mm. São indicadas para fotografar astronomia, animais hostis, além de serem as preferidas dos paparazzi para fazer registros de celebridades. Exigem estabilização com um tripé.

Fotografia - Introdução à fotografia de moda
Curso Fotografia - Introdução à fotografia de moda
Conhecer o curso

Lentes claras x escuras

As lentes claras são chamadas também de rápidas, têm abertura de diafragma com valores máximos de f/1.4 até f/2.8 e são excelentes para ambientes de baixa luminosidade. As imagens registradas com estas aberturas possuem profundidade de campo muito curta, deixando os planos fora de evidência muito desfocados.

As aberturas consideradas escuras são acima de f/5.6, ideais para atingir grandes profundidades de campo, captando muito mais do ambiente na foto. É necessária uma boa luminosidade ambiente.

As lentes claras costumam ser as preferidas, pois são versáteis, podendo tornar-se escuras apenas com o fechamento do diafragma.

Qual a melhor lente para retratos?

Um dos principais propósitos do fotógrafo, em retratos de pessoas, é produzir imagens sem causar distorções nos rostos dos modelos. Para isso, as lentes mais indicadas são as normais ou telefoto claras, que permitem efeitos de desfoque e boa luminosidade à imagem, mesmo em situações críticas.

Qual lente é mais indicada para paisagens?

A fotografia de paisagens implica a inclusão de muitas informações numa só imagem. Portanto, as objetivas que proporcionarão excelente qualidade e ampla visibilidade são as grande-angulares ou supergrande-angulares.

Igualmente, as lentes claras são mais versáteis, bastando controlar cuidadosamente a abertura do diafragma para obter a exposição desejada.

Também é indicado o uso do tripé em fotos de paisagens, especialmente quando feitas à noite, em contraluz ou quando se deseja obter vários registros do mesmo ângulo, alterando-se as características da captura.

Escolher uma lente para a sua câmera é uma tarefa decisiva, pois é a parte mais importante do equipamento. Normalmente, peças com bom acabamento custam mais, porém o investimento compensa.

Caso permaneçam dúvidas, confira o site Photozone: lá você encontra informações técnicas, diversas análises de nitidez, profundidade de campo, bukeh e custo-benefício. Assim, poderá comparar entre diversas marcas e modelos para fazer a melhor escolha.

Gostou do nosso conteúdo? Para aprender mais sobre técnicas de fotografia, seja profissionalmente ou por diversão, inscreva-se em nosso curso!

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos