Áudio e Vídeo Cinema Arte

5 plataformas de streaming para cinéfilos

Confira 5 plataformas de streaming independente sobre cinema e arte, que fogem do circuito mais acessado e apresentam um catálogo mais cultural.

há 3 anos 3 meses

Com o foco das plataformas de streaming em produzirem conteúdo próprio, é normal fazer uma busca pelos grandes clássicos do cinema e não encontrá-los nos principais serviços. Segundo dados da Ampere Analysis, 81% de todo o catálogo da Netflix é representado por produções lançadas entre 2010 e 2019. Os filmes e séries da década de 70 a 90 representam, somados, apenas 6%. Aqui você pode conferir também os dados da HBO Max, Disney+, Prime Video e Hulu.

Uma forma de driblar essa dificuldade de acesso a filmes antigos é recorrer a plataformas menores, especializadas nesse tipo de conteúdo. O MUBI, por exemplo, conquistou a comunidade cinéfila entregando diariamente um filme, selecionado por sua curadoria, que fica disponível para acesso por apenas um mês. Uma rotatividade que garante conteúdos novos e ajuda os indecisos na escolha do que assistir.

Mas outras plataformas também permitem esse acesso a filmes clássicos e até mesmo recentes que circularam em festivais e que sequer tiveram a chance de entrar no circuito comercial.

Confira algumas delas:


Belas Artes À La Carte

O À La Carte do Belas Artes promete uma programação especial, assim como a do seu espaço físico, inaugurado em 1956. Seu catálogo é dividido em seções como: se você nunca viu um filme cult comece por aqui, preparem seus lenços, todo cinéfilo precisa ver antes de morrer, hahaha, cults incríveis, boy meets girl e outros.

Além disso, toda semana eles lançam um programa especial sobre as novidades que entraram no streaming. E pra quem sente falta de uma curadoria mais detalhada, cada filme da plataforma acompanha um extra intitulado Por que assistir?, onde um crítico apresenta rapidamente o filme - tudo sem spoilers. Bem parecido com as recomendações que recebíamos nas antigas videolocadoras.

Confira mais informações no site da plataforma: https://www.belasartesalacarte.com.br/


Tamanduá TV

Já a Tamanduá TV, além de filmes, apresenta um vasto conteúdo independente sobre música, arte, cultura, história… A plataforma dispõe de diversos planos, como CineBR, CineDocs, CineEuro, Curta+, CineEduca, MetaCine. Confira uma pequena descrição de cada plano:

CineBR: Uma seleção de filmes nacionais e séries com os bastidores do cinema brasileiro. CineDocs: Para você que curte o gênero documentário, esse plano oferece as mais novas produções brasileiras, com os temas variados. CineEuro: 50 filmes europeus escolhidos pelo Filmmelier, Ateliê de Filmes e participantes dos festivais de Cannes, Berlin e Veneza. Curta+: Aqui você encontra parte da programação do Curta! O canal dos conteúdos relevantes. CineEduca: O CineEduca tem mais de mil títulos para você, que é professor ou estudante do Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou pré-vestibular, aprender e ensinar com filmes. Invista em uma formação diversificada e moderna! MetaCine: Seleção de filmes e séries sobre os bastidores da sétima arte, além de clássicos do cinema brasileiro, para estudantes e cinéfilos.

Mas se você preferir, também pode alugar cada conteúdo individualmente. Confira o que está disponível na plataforma: https://tamandua.tv.br/


Spcine Play

A Spcine Play é a única plataforma pública de streaming do Brasil. Nesse ano de pandemia, foram eles os exibidores de diversas mostras e festivais que aconteceram virtualmente. O site é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e atualmente você pode conferir gratuitamente no site as seguintes seleções:

  • Festival de Cinema Russo
  • 15º Festival de Cinema Latino-Americano
  • Cine Tornado Festival
  • Phenomena Festival 2k20
  • Mostra Cine Brasil Experimental
  • 28º Festival Mix Brasil

Confira toda a programação no site: http://www.spcineplay.com.br/


Afroflix

Outra plataforma gratuita é a Afroflix, que constrói o seu catálogo com produções que possuem pelo menos uma área de atuação técnica/artística assinada por uma pessoa negra. Por hora, todo o conteúdo disponibilizado por eles - sejam filmes, séries, videoclipes - são brasileiros.

E o site também aceita inscrições e indicações de novas produções, já que se trata de uma plataforma colaborativa. A equipe também é composta apenas por pessoa negras, majoritariamente mulheres, reforçando a identidade do site.

Confira mais do Afroflix: http://www.afroflix.com.br/


Arte1 Play

Derivado do canal Arte1, o Arte1 Play tem o maior acervo digital de arte do Brasil. Seu compromisso é investir na formação de público no país, com um catálogo de filmes, séries, documentários internacionais e nacionais, além de programas produzidos pela própria equipe do Arte1.

A plataforma possui alguns conteúdos abertos, como a coleção Degustação, e outros pagos: CineClube Arte1, Arte1 em Movimento, MiniDocs, Bio Arte1, Arte1 Documenta

Se interessou? No site você tem pode conferir qual conteúdo está disponível em cada coleção: https://arte1play.com.br/


Você já conhecia essas plataformas? É assinante de alguma? Conta pra gente aqui nos comentários e acompanhe nossas redes - Facebook e Instagram - para não perder nenhum texto sobre cinema.

Autor(a) do artigo

Rafael Alessandro
Rafael Alessandro

Professor, coordenador e produtor de conteúdo no AvMakers. Rafael Alessandro é formado em Comunicação, graduando em Cinema e Audiovisual e mestrando em Cinema e Artes do Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos