Áudio e Vídeo Cinema

Cinco filmes para conhecer o cinema de Luchino Visconti

Descubra quais são os cinco melhores filmes para conhecer o trabalho do grande diretor italiano Luchino Visconti

há 2 anos 10 meses

Dando início a uma nova série de textos aqui no blog do AvMakers, onde vamos indicar grandes obras de grandes diretores, começamos hoje pelo italiano Luchino Visconti. Nascido em Milão em 1906, descendente de uma família nobre, Visconti se destacou como um dos cineastas italianos mais importantes da história. Homossexual engajado politicamente, foi assistente de Jean Renoir e estreou como diretor com o filme Obsessão (1943), o precursor do neorrealismo italiano no cinema.


A Terra Treme

Em uma comunidade pobre da Sicília, os pescadores vendem seu trabalho para exploradores que pagam valores irrisórios pela mercadoria. Cansado dessa situação, o jovem ’Ntoni revolta-se e decide criar meios para libertar-se. Mas uma tempestade destrói seu sonho de autonomia e desmantela sua família, obrigando-o a retornar à mesma condição precária a que seus colegas se submetem, resignados.

Atualmente indisponível nas plataformas de streaming no Brasil.

Ludwig

Ludwig, um épico deslumbrante sobre o lendário “rei louco” da Baviera, que entrou para a história por construir os castelos mais lindos da Europa, e como o mecenas do compositor Richard Wagner. No elenco, grandes interpretações de Helmut Berger e Romy Schneider, revivendo o papel de Sissi.

Atualmente indisponível nas plataformas de streaming no Brasil.

Morte em Veneza

Nesta adaptação da novela homônima de Thomas Mann, o músico Gustav von Aschenbach chega a Veneza para se restabelecer de um colapso nervoso. Nos salões do luxuoso hotel no qual se hospeda, se depara com a beleza do adolescente Tadzio, por quem fica obcecado. Ao som do adagietto da Sinfonia no. 5 de Gustav Mahler, Visconti realiza um dos filmes plasticamente mais belos da história do cinema, tecendo uma inesquecível reflexão sobre a beleza, o artista e a natureza da arte.

Filme disponível no Youtube e GooglePlay.

Rocco e Seus Irmãos

Em busca de uma vida melhor, a viúva Rosaria Parondi e seus filhos – Rocco, Simone, Vincenzo, Ciro e Luca, partem do miserável sul da Itália para a industrial Milão no norte, onde cada irmão segue um rumo diferente. Simone tenta ganhar a vida como pugilista enquanto Rocco sonha em voltar à sua terra natal.

Filme disponível no Belas Artes à la Carte.

O Leopardo

Baseando-se no premiado romance de Giuseppe Tomasi Di Lampedusa, Visconti conta a história do Don Fabrizo Salina (Burt Lancaster no grande papel de sua carreira), um refinado príncipe da Sicília que testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia, durante a unificação italiana, em 1860.

Filme disponível no Telecineplay.


É fã de algum outro trabalho do diretor que ficou de fora dessa lista? Deixe sua sugestão aqui nos comentários, ou em nossas redes - Facebook e Instagram.

Referências: https://grandesdiretores.folha.com.br/ https://www.versatilhv.com.br/

Autor(a) do artigo

Rafael Alessandro
Rafael Alessandro

Professor, coordenador e produtor de conteúdo no AvMakers. Rafael Alessandro é formado em Comunicação, graduando em Cinema e Audiovisual e mestrando em Cinema e Artes do Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos