Áudio e Vídeo Cinema Arte

Cinema brasileiro ganha plataforma de streaming gratuita

Confira a Itaú Cultural Play - uma plataforma de streaming gratuita exclusiva para filmes, séries e programas de TV brasileiros.

4 meses atrás

No último 19 de junho comemoramos o Dia do Cinema Brasileiro, e para marcar a celebração dessa data o Itaú Cultural estreou sua plataforma de streaming exclusiva para filmes nacionais, o Itaú Cultural Play. E o melhor: de graça!

Já em sua estreia, a plataforma oferece 135 filmes brasileiros selecionados pela curadoria do site, que se preocupou não apenas com a disponibilização de obras canônicas, mas também incluiu produções e artistas de diferentes regiões e contextos: “Trabalhamos muito para que, já na estreia, todos os estados estivessem incluídos na plataforma”, afirmou o curador Eduardo Saron.

Das obras disponíveis atualmente, dois cineastas se destacam com mostras dedicadas as suas filmografias: Glauber Rocha e Luiz Carlos Barreto. Então, essa é a chance para assistir pela primeira vez ou rever os clássicos de Glauber, como Deus e o diabo na terra do sol (1964), O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969) ou até mesmo seu curta-metragem de estreia no cinema: Pátio (1959). Ou, para os apaixonados por futebol, os filmes de Luiz Carlos Barreto são todos dedicados a esse tema, como Garrincha, alegria do povo (1962), Isto é Pelé (1974) e Mané Garrincha (1978).

Acervos de festivais de relevância nacional, como É Tudo Verdade, Forumdoc. BH e In-Edit também estarão disponíveis na plataforma e integrarão a curadoria. Os filmes Remo Usai – um músico para o cinema (2008), Casa de cachorro (2001), Dormentes (2003) e Capistrano no quilo (2007), todos vencedores na categoria Melhor Documentário de Curta-Metragem no É Tudo Verdade, já estão disponíveis.

A plataforma também não se restringe apenas a filmes. Séries e programas de TV também estão previstos para serem disponibilizados no site. E em breve, você poderá também acessar o aplicativo direto da sua smart TV. Mas enquanto isso não acontece, basta ter acesso a um computador, celular ou tablet com internet para conferir todos os filmes.

Para ter acesso a plataforma basta acessar o site https://www.itauculturalplay.com.br/ e se cadastrar gratuitamente.


Referências

Itaú Cultural, O Povo Online e Estado de Minas Cultura.

Autor(a) do artigo

Rafael Alessandro
Rafael Alessandro

Professor, coordenador e produtor de conteúdo no AvMakers. Rafael Alessandro é formado em Comunicação, graduando em Cinema e Audiovisual e mestrando em Cinema e Artes do Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos