Áudio e Vídeo

O que é o Color Management?

há 4 anos 5 meses

Agora que a gente já falou que existem modos de cores diferentes e já conversamos sobre a profundidade de bits, vamos falar sobre o processo de alteração e tratamento da imagem através do Color Management.

Com tantas possibilidades e modos de cor, fabricar monitores e medir capacidade das câmeras em reproduzir a cor se tornaram tarefas um pouco mais complexas, que exigiram um melhor direcionamento do que é o que em cada equipamento.

Assim,

Color management, ou Gerenciamento de cor, é a combinação de uma série de processos, equipamentos e software com a intenção de medir e alterar a maneira precisa a reprodução de cor de um dispositivo para manter a consistência de cor entre este e outros dispositivos.

O propósito do Color Management

A intensão dos sistemas de Color Management é justamente atuar na padronização dos diversos equipamentos ou, ao menos, criar uma aproximação entre as cores dos diversos equipamentos, usando perfils de cor, calibrações e outras técnicas para fazer com que a ciência de cores, nos diversos equipamentos, funcione de maneira mais conjunta.

Exemplo

Se você faz uma foto. Um dos pixels está como 100% azul. Sua câmera escreveu isso no código e seu computador leu aquela informação. Agora,

como saber se o 100% azul da câmera é o mesmo do monitor do seu computador?

Existem diversos tipos de azul e até agora não é possível saber, em uma comparação de duas telas de computador, se eles exibem a mesmo tipo de cor sempre — e essa é a maior importância do sistema de cores: saber o quais são as limitações e definições de cada equipamento e mapear o que é cada cor em cada um deles.

Entre as limitações, pode acontecer da sua câmera representar mais cores que o seu monitor: nesse caso, o sistema trabalhar justamente pelo remapeamento para mostrar a imagem o mais próximo possível do formato em que ela está gravada.

Espaço de cor comum

A ideia por trás do perfil de cor é criar um espaço comum no qual cada equipamento possa ser mapeado e “compreendido” nas informações que produz ou reproduz em relação à cor, seja pela câmera, monitor, scanner ou ainda impressora.

Assim, os vários equipamentos que lidam com material audiovisual podem trabalhar em uma melhor sincronia, falando uma língua em comum, ainda que produzam conteúdos que, em formato e processos, funciona de maneira diferentes.

Autor(a) do artigo

João Leite
João Leite

Escritor e redator, formado em Rádio e Televisão pelo Complexo FIAM-FAAM, apaixonado por literatura e observador míope do espaço sideral.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos