Áudio e Vídeo

Espaço e Perfil de Cor: o que é?

há 4 anos 5 meses

A gente falou sobre color management e como ele trabalha para criar um espaço de cor comum entre os diferentes equipamentos. Mas o que é um espaço de cor?

O espaço de cor é uma organização específica de cores arbitrárias ou a partir de um modelo matemático. Ele se mostra como um gráfico quantificado e distribuído das cores no seu quadrante.

O espaço de cor mais comum de ser mapeado é o CIE 1931 XYZ: ele é um perfil de cor usado para comparação, já que tenta simular de maneira mais fiel as cores que o olho humano pode enxergar. É a partir dele que a representação dos perfis será baseada.

sRGB

É um modelo de cor que é usado na internet, por exemplo. As cores que são exibidas em redes sociais como o Instagram e o Facebook, por exemplo.

Em comparação ao CIE 1931 XYZ, ele é um espaço de cor pequeno, representando apenas 30% das cores visíveis pelo olho humano.

Ainda assim, o modelo sRGB é um modelo que pode ser usado no dia a dia porque mesmo em seus 30% ele é capaz de representar muitas cores.

Adobe RGB

Mas, se você tem a necessidade de um espaço de cor maior, seria interessante o modelo Adobe RGB, que representa 60% das cores vista pelo olho humano. Esse modelo está disponível para ser escolhido em alguns modelos de câmera.

ProPhoto

O ProPhoto é um perfil de cor muito maior, representando 90% das cores visíveis ao olho humano.

Trabalhos que envolvem fine art, por exemplo, impressão e revelação de imagens em alta qualidade, podem acabar exigindo que você use o ProPhoto como perfil de cor, dependendo dos objetivos do seu material e do laboratório com o qual você está trabalhando.

A utilidade desse perfil de cor nesse tipo de aplicação é a preservação do máximo de cores possíveis que possam ser reproduzidas no suporte final: é muito interessante que, no processo de revelação, a combinação de tintas, papel e qualidade consigam reproduzir com a maior precisão possível o que você captou.

REC709

No caso de vídeo, um perfil de cor muito utilizado é o REC709, que apesar de conter algumas diferenças em gama, tem muitas semelhanças com o sRGB para imagem.

Quando delimitar seu espaço de cor?

A delimitação de espaço de cor, quando você fotografa em RAW, não acontece na câmera, mas sim no momento do tratamento da imagem, já nenhum dos perfis é atrelado à imagem que foi gerada. E só depois, passando por um software como o Adobe Lightroom, que você vai delimitar, nas configurações, qual perfil você quer atrelar àquela imagem antes de tratá-la no seu software de tratamento de imagem.

Perfis CMYK

Claro que, até aqui, estávamos falando sobre perfis baseados no modelo RGB, sendo que existem perfis de cores que usam o CMYK como base e que, embora sejam mais complicados de serem identificados, já que cada impressora tem o seu perfil de cor — lembrando que o CMYK é muito utilizado em impressões, já que é baseado em cor enquanto pigmento —, além do fato de que os materiais utilizados e condições do local no qual o processo de impressão ocorre alteram o perfil de cor também.

Uma das formas de fazer essa calibração e saber o perfil da sua impressora em questão é imprimir um cartão com as cores do perfil daquela impressora usando o papel que será feita a produção do material final. Esses dados podem ser reintroduzidos no seu software de edição e serem trabalhados como base para o seu trabalho.

Um exemplo é perfil de cor CMYK SWOP: um pouco pequeno quando comparado ao Adobe RGB e ao ProPhoto, representando menos cores que esses, mas ainda é um pouco maior que o sRGB em alguns tons de verde, mas é menor em outros tons.

Algumas coisas importantes

Quanto maior for o seu espaço de cor, utilizando-se de perfis como o ProPhoto, por exemplo, maior tem que ser a sua profundidade de bits para não gerar o efeito banding que a gente já falou aqui.

Quanto maior for o seu espaço de cor, mais informações precisam ser geradas e preenchidas na imagem, de modo que ela não fique pior. Isso obriga você a trabalhar com profundidades de 16 bits ou mais, dependendo sempre dos seus objetivos e demandas — sendo esse o critério mais importante na determinação de qual perfil de cor você vai escolher usar.

Autor(a) do artigo

João Leite
João Leite

Escritor e redator, formado em Rádio e Televisão pelo Complexo FIAM-FAAM, apaixonado por literatura e observador míope do espaço sideral.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos