Áudio e Vídeo

L.U.T. o que é e como utilizar

Utilize o poder dos LUTs para o tratamento de cor das nossas imagens entendendo seus objetivos limitações e como utilizar nos principais softwares.

há 4 anos 9 meses

L.U.T. é uma sigla para “Look Up Table”. Que é uma tabela de valores com o objetivo de alterar matematicamente um valor RGB de entrada para um novo valor.

L.U.T.

Existem alguns tipos de LUTs com intuitos diferentes, a primeira coisa importante para entender LUTs é entender os seus objetivos.

Dividindo em duas principais categorias podemos dizer que existem os LUTs técnicos e os LUTs criativos.

LUT Técnico

Um LUT técnico tem o objetivo de converter entre um espaço de cor e gama para um novo espaço. O objetivo é trazer a imagem para o espaço de cor ideal daquele projeto, por exemplo padronizando várias câmeras diferentes para o mesmo espaço de cor.

Imagine um projeto onde você irá unir imagens gravadas com um drone em D-log outras imagens gravadas na GH da Panasonic em V-log imagens da Black Magic Raw no perfil cinema. Você pode utilizar LUTs de d-log para Rec709, V-log para Rec709 e BMCC Cinema para Rec709.

LUT de Conversão

LUT Criativo

Já os LUTs criativos têm o intuito de aplicar um efeito ou um look específico na imagem, então ele converte a imagem aplicando uma estética pré-definida.

Por exemplo, no Premiere através do Lumetri Colors na aba criativo encontramos alguns LUTs que emulam filmes da Kodak e outros para criar estéticas em preto e branco.

Lumetri

Você também pode criar seus próprios LUTs a partir de um tratamento que você realizou, assim estará criando um look predefinido para que possa posteriormente utilizar em outros takes.

Utilize de preferência em takes que foram gravados com a mesma câmera e exposição semelhantes, para obter o melhor resultado.

Export LUTs DaVinci Exportação de LUT no DaVinci

Exportar LUT Premiere Exportação de LUT no Premiere Pro

Limitações e boas práticas

Embora pareça que ao aplicar um LUT, a sua imagem vai magicamente ficar pronta isso não acontece. Como vimos essa ferramenta tem um intuito de converter matematicamente um valor de entrada para um de saída, então o resultado dependerá da imagem de origem.

Se por exemplo você utilizou um LUT criativo para imagens com exposições diferentes, seus resultados serão diferentes.

Além disso, ao aplicar um LUT certas áreas de exposição da imagem podem ultrapassar o limite de espaço de cor, fazendo com que “estourem” ou “enterrem”, em outras palavras se tornam branco ou preto absoluto.

Antes

Para evitar isso você terá que fazer um tratamento primário anterior a aplicação do LUT, seja adicionando um nó anterior no DaVince Resolve ou aplicando um novo Lumetri acima do que possui o LUT no Premiere.

Depois

Essa é uma ferramenta que pode te ajudar a agilizar o processo de tratamento de cor convertendo rapidamente entre perfis ou aplicando uma cor inicial, porém ela não substitui o tratamento individual clipe a clipe, então é super importante entender os processos de tratamento de cor ao finalizar o projeto e não depender somente do LUT.

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos