Áudio e Vídeo

Conheça as vantagens do Videomarketing na sua estratégia digital

Você já ouviu falar em Videomarketing? Essa estratégia, que se aproveita do poder de persuasão de conteúdos audiovisuais para entregar informações com mais agilidade e eficiência para os clientes, é uma ótima maneira de fazer a sua mensagem obter o destaque que merece.

há 4 anos 10 meses

Você já ouviu falar em Videomarketing? Essa estratégia, que se aproveita do poder de persuasão de conteúdos audiovisuais para entregar informações com mais agilidade e eficiência para os clientes, é uma ótima maneira de fazer a sua mensagem obter o destaque que merece.

Hoje, quando temos cada vez menos tempo para dedicar-nos a longas leituras, o uso do Videomarketing parece uma evolução natural para a maneira como consumimos conteúdo. Afinal, é muito mais fácil condensar informações em um vídeo de dois ou cinco minutos do que fazer com que elas sejam compreendidas em um texto.

E, embora a produção de outros tipos de conteúdo não deva ser necessariamente substituída pelo Videomarketing, integrá-lo nas iniciativas de divulgação feitas pelo seu negócio pode ajudá-lo a conquistar melhores resultados.

Mas por que isso? Veja, neste post, algumas das principais vantagens de dar início a uma estratégia de Videomarketing! Confira.

O Videomarketing melhora o SEO da sua página

Talvez você não saiba disso, mas o Videomarketing é excelente para o SEO. E o motivo para isso é bem simples: como somos atraídos para conteúdos visuais e temos uma tendência de vê-los integralmente, passamos mais tempo em páginas que contêm bons vídeos do que aquelas que possuem apenas texto e imagens.

O tempo que um cliente gasta visitando uma página é uma métrica importante porque geralmente serve simultaneamente para indicar seu interesse e aumentar a probabilidade dele interagir com uma CTA. Além disso, o Google utiliza o tempo que um cliente passa na sua página para determinar se ele encontrou o que queria.

Vídeos são, portanto, interpretados como um sinal de que seu conteúdo é mais valioso e deveria estar melhor posicionado nessa ferramenta de busca.

Guia o cliente pelo funil de vendas

O Videomarketing não precisa, necessariamente, ser usado exclusivamente na promoção de produtos ou serviços. Assim como outras peças que integram o Marketing de Conteúdo, esses materiais podem ser desenvolvidos com o objetivo de ajudar um cliente a navegar pelo processo de compra e servem para ajudá-lo a se convencer de que tem um problema e o mercado lhe oferece determinadas soluções.

Por conta dos vídeos serem menos mecânicos do que textos, eles têm um poder de persuasão maior. Essa persuasão vem sempre a calhar quando precisamos converter leads em vendas e clientes atendidos em consumidores fiéis.

O Videomarketing transmite os valores do negócio

O que diferencia um vídeo de um texto não é apenas a maneira como ele se apresenta. Vídeos apresentam algumas possibilidades, quando nos referimos a convergir uma mensagem, que as palavras simplesmente não conseguem entregar. Sons e imagens nos remetem a sentimentos específicos e fazem com que seja mais fácil associar uma marca, pessoa ou serviço a características positivas.

Isso faz com que vídeos sejam instrumentos únicos para transmitir os valores de uma marca. Tudo aquilo que norteia o seu negócio e que nem sempre pode ser endereçado em outras peças de comunicação com tamanha clareza fica evidente em um vídeo.

Sua marca ganha voz e essa voz fala com mais autoridade emocional com os clientes. O resultado é que vídeos nos atingem de uma maneira como nenhum outro conteúdo faria, além de conferirem personalidade a uma marca.

Fortalece seu branding

O vídeo não é uma mídia nova, mas podemos dizer que ele nunca teve espaço na internet como hoje. Desde que plataformas, como o YouTube, foram criadas, bastante coisa mudou e uma delas foi a velocidade com que acessamos a internet. A popularização de conexões mais rápidas fez com que o vídeo se tornasse parte importante da participação de pessoas e negócios nas redes sociais.

Para competir nesse mercado surgiram alternativas, como o Snapchat, o Facebook Vídeo e hoje até plataformas como Twitter e Instagram têm espaço para sua publicação. A maior abrangência de conteúdos audiovisuais veio com muitas vantagens atreladas, como o aumento da Brand Awareness, ou Consciência de Marca.

Hoje o vídeo é uma das estratégias mais fortes para fazer com que o cliente perceba melhor a sua empresa, entenda o que ela faz e tenha vontade de iniciar um relacionamento com a sua marca.

Ele é uma forma de fazer a sua mensagem se destacar entre tantas outras e atinge até audiências que normalmente não consumiriam seu conteúdo. Por causa disso, usá-lo para fortalecer o branding de uma marca pode ser uma ótima decisão.

Alcança resultados satisfatórios

Ainda não está convencido de que utilizar Videomarketing pode ser uma boa ideia? É melhor começar a reavaliar a sua posição. Hoje, 63% dos negócios online já utilizam conteúdo audiovisual para autopromoção.

Desses, pelo menos 83% conseguem identificar que Videomarketing tem um bom ROI (ou Retorno sobre investimento). Mas quais são as maneiras de medir o sucesso desse negócio? A principal está nos níveis de conversão, que são aumentados quando uma página inclui conteúdo na forma de vídeo.

Uma grande parte daqueles que já utilizam a técnica reporta um aumento de 80% na propensão do cliente clicar em uma CTA ao visitar uma landing page. Isso quer dizer que investir em vídeos é uma forma de incentivar o seu cliente a, de fato, interessar-se pelos seus produtos e serviços.

Outro ponto no qual os vídeos podem ajudar é aumentando a confiança que o consumidor tem com relação a um negócio. Comprar produtos pela internet ainda não é natural para todas as pessoas, portanto, ver um vídeo sobre como esses produtos funcionam ou a respeito de uma empresa pode fazer com que queiramos dar a ela um voto de confiança.

Vídeos apresentados na forma de uma conversa são particularmente eficazes nisso. Eles dão a impressão de uma abordagem customizada e isso faz com que grande parte dos consumidores se torne mais confiante ao fazer uma compra pela internet.

Estratégias de Videomarketing são um excelente recurso para tirar o seu Marketing Digital da mesmice. Elas trarão vida nova aos materiais produzidos pela sua empresa, aumentarão o engajamento dos consumidores com relação a sua marca e reforçarão os principais valores que o negócio pretende transmitir ao seu cliente.

Tudo isso pode ser difícil de fazer com algumas palavras, mas os vários componentes que integram o Videomarketing (som, imagem, texto e movimento) ajudam a superar esse desafio.

Quer continuar aprendendo sobre Videomarketing e outras iniciativas que farão a sua organização conquistar clientes e um lugar em suas memórias? Siga o AvMakers nas redes sociais. Postamos conteúdos exclusivos no Facebook, Twitter, Youtube e Twitter, Instagram)

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos