Áudio e Vídeo Carreira

YouTube e o mercado de trabalho com vídeo

Agora é a hora para se tornar um produtor audiovisual, seja como influenciador digital ou filmmaker. Saiba por quê e como.

há 6 anos 8 meses

Com o slogan: “Novos Tempos, Novos Ídolos”, o YouTube é a plataforma de vídeos online em maior ascensão e, segundo Robert Kyncl, CBO do YouTube, assistir vídeos é a terceira atividade mais realizada atualmente, perdendo somente para trabalhar e dormir.

Com a transformação de cenário trazida com o Youtube, o consumidor é quem tem o poder de decidir o que é ou não um conteúdo relevante. E ao mesmo tempo que isso cria um ambiente democrático de escolha de conteúdo, também obriga os produtores a estar sempre inovando, buscando por qualidade de conteúdo que atenda os anseios do seu público.

Basta navegar pelo Facebook, Instagram ou Snapchat, para perceber como boa parte do conteúdo hoje é transmitido através de vídeos. Empresas investem no formato para mostrar seus produtos e serviços, emissoras transmitem noticiários e coberturas ao vivo online, plataformas como Netflix são o principal meio de distribuição de filmes e séries. Isso tudo é um reflexo da demanda do público e dos novos hábitos dos usuários.

Este é, sem dúvida, o melhor momento para se tornar um produtor de conteúdo audiovisual, seja como influenciador digital frente às câmeras OU trabalhando nos bastidores, como filmmaker, ao transformar a necessidade de empresas para se comunicar com seu público em um negócio rentável.

→ Matéria; Como iniciar sua jornada profissional em audiovisual

→ Matéria; Dicas para definir o valor de seu trabalho audiovisual

O Cenário atual

Hoje o YouTube é o segundo site mais acessado do mundo, com mais de 200 milhões de visualizações de vídeos por dia só no Brasil, e a exibição dos vídeos tem crescido pelo menos 50% a cada ano. São mais de 6 bilhões de horas de vídeo vistos a cada mês, sem contar os assistidos em outras plataformas. Segundo dados da Cisco Systems, até 2019, 85% de todo o conteúdo na internet mundial será de vídeo.

O conteúdo audiovisual é uma comunicação direta com o público, permite conectar opiniões, pessoas, estilos de vida. Por isso os influenciadores digitais têm adquirido tanto valor perante as marcas, as quais passaram a investir em plataformas de distribuição de conteúdo como o Youtube, Facebook e Instagram como forma de branding e relacionamento com clientes.

Porém, é importante ressaltar que para uma empresa escolher um influenciador digital para representar sua marca, o mais importante não é ele ter views e seguidores, o YouTuber tem que ter personalidade e relevância perante o público alvo da marca.

Uma das principais vantagens das mídias sociais como ferramenta de marketing é exatamente a segmentação das campanhas e o direcionamento a um determinado público alvo, atingindo quem realmente é um consumidor em potencial. Isso é o chamado mercado de nicho.

Através do mercado de nicho é possível que se ganhe dinheiro mesmo com poucos seguidores, pois o importante é ter uma base de fãs que tenham realmente interesse no conteúdo apresentado, que o considere uma “autoridade” em um determinado assunto, tornando-o assim importante para a comunicação entre marca e consumidores.

Então é possível trabalhar com audiovisual para internet através de diversas frentes:

  • Você pode ser um grande Youtuber;

  • Ou então um formador de opinião de nicho, sendo autoridade em um assunto e fazendo divulgação de marcas que conversem com o seu público. Muitas vezes, inclusive, vendendo um produto próprio;

  • Ser um filmmaker, trabalhando nos bastidores, produzindo conteúdo audiovisual para Youtubers, ou também para marcas, criando campanhas de marketing online.

O Brasil é o segundo país do mundo que mais assiste vídeos no YouTube

Como produzir conteúdo audiovisual relevante e de qualidade

Produtor de conteúdo audiovisual é uma profissão que exige conhecimentos em áreas distintas, desde roteiro, direção, captação, até a edição. É importante estudar com afinco, praticar, testar novos formatos e ideias, e estar sempre antenado nas tendências.

Estude seu conteúdo

Como produtor de conteúdo e formador de opinião, é sua obrigação ter cuidado com o que está falando. Estude o assunto abordado, entenda todos os pontos de vista sobre o tema e crie um bom argumento, isso irá diferenciar o seu conteúdo e ajudará você a criar sua autoridade.

Não publique algo que não lhe agrade ou que você não irá conseguir defender depois. Escolha um assunto que goste e entenda, e capriche, faça seu público querer compartilhar seu conteúdo.

Crie um roteiro simples do que será falado frente à câmera, que te ajudará a produzir vídeos mais objetivos, dinâmicos e profissionais, e será essencial para organizar sua produção e mantê-la no caminho certo.

Estude seu público e crie uma identificação com ele

Seja você mesmo, traga o público para perto de ti, como se ele fosse um amigo seu. Seja você um comunicador de massa, ou de nicho, é importante que o público se identifique contigo, que ele sinta que você é uma pessoa como ele, que vive os mesmos dilemas, possui as mesmas dores e valores.

Cuide da qualidade da gravação

Não é necessário nenhuma super produção cinematográfica para criar conteúdo para internet, porém, isso não dispensa cuidados com a qualidade. É importantíssimo se atentar a todos os elementos que compõem seu set de gravação: cenário, figurino, enquadramento, iluminação, etc.

Você pode até gravar o vídeo com um celular ou uma câmera simples, porém deve ter muita atenção à qualidade do áudio, este sim deve estar sempre muito bom. O som da câmera não é o ideal e gera chiados que tornam o vídeo desagradável, por isso um microfone é um investimento muito válido.

Faça uma boa edição do seu vídeo

Não tenha medo de cortar, edite seu vídeo deixando ele dinâmico, mostre somente o que é relevante. Use e abuse dos jump cuts, tirando respiros e erros, coloque uma boa trilha para criar a melhor atmosfera possível. Você pode também usar textos e elementos gráficos para criar mais impacto e destacar informações importantes. Todos estes são elementos que irão prender a atenção do espectador.

Interaja com seu público

Youtube, Facebook e Instagram são plataformas de interação social, e seu vídeo só fará sucesso se ele tiver aprovação do público. É da audiência que vive um Youtuber, então crie uma comunicação de mão dupla, incentive seu público a participar, e responda a ele nos comentários, em outros vídeos, eventos ou lives.

A interação que um formador de opinião possui com o seu público está diretamente vinculada ao seu valor diante das marcas, é essa relação que o torna atrativo como uma ferramenta de comunicação entre a marca e seus potenciais consumidores.

Planeje e persista

Defina para onde você/o Youtuber para quem você trabalha, ou a marca que atende, pretende estar nos próximos anos. Desenvolvam estratégias para atingir este objetivo. Pense como se posicionar à frente de sua concorrência. Teste novos formatos, tendências, e esteja sempre se desafiando.

Não produza qualquer coisa, crie conteúdos que sejam compartilháveis, que seu público queira conhecer e dividir com os amigos.

E se eu gosto de audiovisual, mas não quero trabalhar especificamente com conteúdo online?

Se você pretende trabalhar com vídeo, mas talvez queira abraçar outros mercados, além da produção de conteúdo para internet, não se preocupe, há muitas áreas a serem exploradas.

Assista este vídeo e veja quais outras possibilidades existem, e como se preparar para elas:

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos