Áudio e Vídeo

Quer criar bons vídeos? Veja essas 6 dicas indispensáveis para iniciantes!

Para te ajudar a criar bons vídeos, preparamos este post com 6 dicas indispensáveis. Acompanhe!

há 6 anos 6 meses

Muitos especialistas consideram o vídeo a mídia do futuro. Isso porque, além de todo conteúdo audiovisual que consumimos através de meios como televisão e cinema, os vídeos são muito importantes para quem quer se destacar na internet, uma mídia cada vez mais presente em nosso dia a dia.

Por isso, para não fazer feio com as suas produções audiovisuais e se destacar neste cenário não basta um vídeo qualquer, é necessário ter qualidade. O público sabe identificar um bom conteúdo e está cada vez mais crítico com aquilo que assiste.

O audiovisual em sua totalidade envolve técnica e linguagem. Ou seja, é preciso muito estudo e conhecimento para criar bons vídeos, já que tanto a arte quanto as ferramentas envolvidas no processo precisam ser bem entendidas e operadas para resultarem em um conteúdo de sucesso.

Pensando nisso, para te ajudar a criar bons vídeos, preparamos este post com 6 dicas indispensáveis. Acompanhe!

Final Cut Pro - Fundamentos básicos
Curso Final Cut Pro - Fundamentos básicos
Conhecer o curso

1. Conheça a sua audiência

O primeiro passo para criar um bom vídeo é conhecer a sua audiência. Você precisa saber quais as preferências do público que você quer impactar para que eles gostem do conteúdo que você produz e o seu engajamento cresça.

Aos poucos, com o tempo, você vai começar a perceber quais as características dos vídeos que funcionam melhor com a sua audiência e poderá replicá-las em todas as suas produções. Entretanto, para os primeiros, o ideal é que você faça uma pesquisa aprofundada de público e estude cases de pessoas (os famosos youtubers) ou marcas de sucesso que se propõem a falar com a mesma audiência que você pretende alcançar.

Outra boa dica para as primeiras produções é fazer testes do que funciona melhor. Você pode testar diversas durações, assuntos e até mesmo o tom do seu vídeo. Depois de detectar o que teve melhor resultado, basta replicar nos outros conteúdos.

2. Pesquise referências e características da plataforma em que você publicará seu vídeo

Essa dica é complementar à anterior, mas merece ser tratada novamente. É claro que o ideal é que você seja inovador e produza algo diferente de tudo que temos visto por aí, mas para fazer um bom vídeo é necessário ter assistido muitos outros.

Pesquise referências para saber o que você quer e também o que não quer fazer. Isso é fundamental para um bom resultado, já que vai te dar inspiração para as suas produções. Assim, ficará mais fácil inclusive pegar um mix de vários vídeos e montar o seu próprio estilo, com o que existe de melhor em cada um deles.

Quando for fazer a sua pesquisa de referências, lembre-se de se atentar a pontos como linguagem, estética, dinâmica, ritmo, estruturação do vídeo, direção de arte etc. Assista cada vídeo várias vezes, com olhar crítico, e observe tanto os aspectos artísticos quanto os técnicos de cada uma das produções.

Vale mencionar que é importante incluir entre as suas referências produtores de conteúdo de sucesso, sejam eles youtubers, cineastas, agências de publicidade, produtoras de vídeos de casamento ou formaturas ou qualquer outro segmento. Essa variação vai te ajudar a compreender melhor as tendências e ter novas inspirações.

3. Esteja atento às características da plataforma em que você publicará seu vídeo

É importante lembrar que você precisa saber em que plataforma publicará o seu conteúdo. As características de cada uma delas são diferentes e precisam ser levadas em consideração na hora da produção.

Um bom exemplo das diferenças entre cada rede social é o Instagram e o YouTube. O Instagram é um feed momentâneo, no qual as publicações (restritas a apenas 1 minuto) servem como uma pequena dose de comunicação entre o perfil que o publicou e seus seguidores, objetivando gerar engajamento.

Já o YouTube é uma enorme biblioteca de vídeos online, sem restrição de duração. Os vídeos estarão sempre disponíveis e, a qualquer momento, uma nova pessoa pode descobrir a sua produção através do sistema de busca do site, tornando-se um seguidor do seu canal e um transmissor do seu conteúdo.

Ainda que seu vídeo possa ser replicado de uma plataforma para a outra, lembre-se de tentar otimizar o conteúdo para aquela que é mais importante para você. E se o seu vídeo for para televisão, então, as características são ainda mais específicas. Esteja atento!

4. Tenha um bom roteiro

Por mais que o seu conteúdo seja mais descontraído, que a produção envolva somente você, ou ainda que você se considere ótimo em improvisar, um bom roteiro é fundamental para criar bons vídeos. É nesta etapa de pré-produção que você irá definir, com base no roteiro, tudo que precisa para a sua gravação.

Se a sua produção envolver outras pessoas essa etapa é ainda mais importante, pois orientará o trabalho de todos os envolvidos. Certifique-se que toda equipe de produção envolvida receba o roteiro com a antecedência necessária para se preparar. Isso não só diminuirá o tempo necessário para produzir o vídeo, como também resultará em um trabalho melhor ao final do processo.

5. Invista em qualidade de vídeo e áudio

Como já falamos na introdução deste texto, o número de produções audiovisuais não para de crescer. Por isso, para se destacar em meio a esse mar de vídeos é preciso ser realmente bom.

Embora todo mundo saiba que o conteúdo é o rei, a qualidade da produção também é muito importante e pode ser um fator determinante para a sua audiência. Afinal, ninguém quer perder tempo assistindo a uma produção com áudio ou imagens ruins, não é?

É preciso cuidar do cenário, iluminação, acústica, ter uma boa câmera que filme pelo menos em HD (1280x720), mas preferencialmente em FHD ou 4K, seguindo as tendências atuais, além de equipamentos de áudio que sejam compatíveis com as necessidades da produção. Os mais tradicionais são os microfones de lapela e os conhecidos como booms ou shotguns, estes de maior alcance e geralmente utilizados em produções que envolvam movimentação.

6. Faça uma boa edição

Por fim, a nossa última dica para criar bons vídeos é dedicar tempo para fazer uma boa edição. Afinal, é o produto final desta edição que chegará até a sua audiência. Não economize no processo!

Faça a decupagem de todo material e depois edite da melhor maneira. Se você ainda não sabe mexer em programas profissionais, como o Adobe Premiere ou o DaVinci Resolve, invista em um curso e tenha ajuda de alguém para fazer até que você aprenda.

Adobe After Effects CC -  Tipografia Cinética
Curso Adobe After Effects CC - Tipografia Cinética
Conhecer o curso

DaVinci Resolve - OFX Filtros e Efeitos
Curso DaVinci Resolve - OFX Filtros e Efeitos
Conhecer o curso

Esse é o momento de dar o toque final em seu vídeo e garantir que o melhor resultado seja apresentado ao público!

Nosso conselho é que você lembre sempre que uma produção audiovisual envolve também as etapas de pré e pós-produção e que elas são tão importantes quanto o momento de captação das imagens. Atenção a todos os processos e detalhes garantirá um resultado satisfatório para você e para a sua audiência!

DaVinci Resolve Fairlight - Edição de áudio
Curso DaVinci Resolve Fairlight - Edição de áudio
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos