Áudio e Vídeo Fotografia Design

6 aplicativos de criação e edição de vídeos e imagens para smartphones

Apresentamos apps para edição de vídeos e fotos para smartphones que sejam capazes de transformá-las em verdadeiras obras de arte!

há 6 anos 1 semana

Atualmente é muito comum utilizamos o telefone celular para produzir imagens de todo tipo. Por isso, encontrar apps para edição de fotos e vídeos para smartphone, que sejam capazes de transformá-las em verdadeiras obras de arte, pode deixar ainda mais belas as nossas memórias.

Apresentamos, a seguir, alguns dos melhores aplicativos da categoria: os editores de imagem da Adobe. Eles estão disponíveis para Android e iOS e são completamente gratuitos. Mostramos, ainda, como escolher o mais apropriado para suas necessidades. Vamos lá?

Adobe Premiere Pro CC - Edição de vídeos
Curso Adobe Premiere Pro CC - Edição de vídeos
Conhecer o curso

1. Adobe Photoshop Lightroom CC

Começamos a lista com o Lightroom CC. Além de permitir que se façam alterações e correções de cor nas fotografias, ele também serve para capturá-las.

Isso é um diferencial e tanto: seu modo de captura profissional é extremamente versátil e pode ampliar as funcionalidades da sua câmera. Ao registrar fotos com ele, utilizando celulares de bom desempenho, você pode escolher utilizar o formato DNG, que oferece mais controle criativo na hora de fazer edições. Esse formato (também conhecido como negativo digital) é um RAW desenvolvido com exclusividade pela Adobe.

O Adobe Photoshop Lightroom CC é uma grande ferramenta de edição de fotos para smartphone porque oferece uma boa experiência de usuário no tratamento de imagens. Quem já está familiarizado com o Lightroom para desktop, aprende a operar o aplicativo em alguns instantes e quem nunca o utilizou terá mais facilidade de fazê-lo depois de usar o app.

Esse aplicativo, que pode ser utilizado tanto por profissionais quanto por aspirantes a fotógrafos, dá aos usuários um nível de controle muito próximo ao obtido no PC. E, como ele funciona em celulares e iPads, isso significa um alto poder de edição com muito mais portabilidade.

Outra grande vantagem é sua biblioteca de mídia, na qual é possível organizar, avaliar e classificar fotos, mantendo-as sincronizadas com o computador. Assim, acessar suas capturas é fácil e todas as modificações realizadas são salvas em ambas as plataformas. E, por fazer parte da Creative Cloud, o aplicativo permite que as fotos sejam armazenadas on-line e acessadas tanto pelo mobile quanto pelo desktop.

Essa ferramenta incrível de edição de fotos para smartphone tem ainda recursos de compartilhamento que permitem espalhar as imagens pelas redes sociais. Instagram, Facebook, Twitter e Flickr são algumas das integrações suportadas.

2. Adobe Photoshop Mix

O Adobe Photoshop Mix é um aplicativo menos complexo do que o Lightroom CC. O nome mix vem de uma funcionalidade exclusiva: a combinação de imagens para criação de efeitos únicos. Assim, no Adobe Photoshop Mix dá para sobrepor imagens e fotos para fazer melhorias e composições.

Com ele é possível também cortar imagens, realizar ajustes de cor e armazenar as fotos na Creative Cloud, bem como compartilhá-las nas redes sociais.

3. Adobe Photoshop Fix

Gosta de capturar retratos, mas ainda não encontrou o software ideal para editá-los? Experimente o Adobe Photoshop Fix. Ele traz para o dispositivo móvel alguns dos recursos mais tradicionais do Photoshop para desktop.

Entre eles estão ferramentas como liquefação, suavização e desfoque. Quem já editou imagens de pessoas, sabe o quanto elas são importantes para remover traços indesejáveis, como espinhas e rugas.

O Adobe Photoshop Fix dispõe de ajustes de cor, pincéis e o recurso mesclar, que permite copiar e reproduzir áreas específicas de uma foto para preencher outros espaços da imagem. Assim, remover conteúdo indesejado e reformatar itens de uma cena ficam mais fáceis com ele.

4. Adobe Photoshop Express

O Adobe Photoshop Express foi uma das primeiras incursões da Adobe na edição de fotos para smartphone. Isso faz que ele seja um dos aplicativos mais populares e também garante um lugar para ele nesta lista.

Ele tem ferramentas de tratamento de imagem muito semelhantes ao Lightroom mobile: recortar, aplicar filtros e fazer ajustes finos (como mudanças no nível de brilho das fotos, regulagem de contraste e correções automáticas).

Sua interface é provavelmente a mais simples de todos os aplicativos citados aqui e isso é outro dos motivos que fazem que ele seja popular.

5. Adobe Premiere Clip

Ao contrário das outras opções apresentadas, este é um editor de vídeo. Seus principais destaques são a velocidade e a riqueza de sua interface de edição.

Por se tratar de uma ferramenta de edição de vídeos, o Adobe Premiere Clip traz uma série de possibilidades de edição, tratamento, e refinamento para as filmagens feitas com o celular. Você pode fazer os clipes pessoais ficarem mais atraentes, editar seus vídeos de viagens ou feitos com a família, quem sabe até iniciar um vlog todo produzido completamente no seu smartphone.

Também é possível editar fotos no Adobe Premiere Clip, desde que a intenção seja transformá-las em um clipe animado. O software faz isso automaticamente e até mesmo inclui uma trilha sonora nas criações.

6. Adobe Capture

O Adobe Capture CC é um aplicativo interessante que permite que suas fotos sirvam de inspiração para a criação de outros materiais. Com ele, é possível, por exemplo, fazer uma imagem virar uma paleta de cores ou criar padrões e transformar as fotos em blocos de construção que podem ser usados em outros aplicativos da Adobe.

Ele é o único app desta lista que tem tecnologia de reconhecimento de fontes, o que significa que consegue sugerir a tipografia mais apropriada para cada contexto. E, graças à tecnologia do Adobe Typekit, é possível levar essas sugestões para o desktop e utilizá-las no Illustrator, no InDesign ou no Photoshop.

Um de seus grandes diferenciais é a criação de texturas em 3D, feitas no formato ideal para que sejam sincronizadas com o Adobe Dimension. As paletas de cores citadas aqui também funcionam em todas as versões desktop dos softwares da Adobe, do Photoshop ao After Effects.

Nele ainda é possível criar pincéis que ajudam a criar desenhos e ilustrações, utilizando como textura as suas fotos. Você pode, por exemplo, capturar uma imagem, configurar e personalizar ela como um pincel, e posteriormente utilizá-la em outros app mobiles ou até mesmo nos softwares Adobe para desktop.

Ao registrar uma Adobe ID, passo obrigatório para utilizar o aplicativo, você ainda ganha 2GB de armazenamento na Creative Cloud. Assim, tudo o que fizer no celular estará sempre sincronizado com o computador.

Quer aprender a usar aplicativos de edição de fotos e vídeos para smartphone? Conheça o nosso curso sobre eles!

GoPro Fusion - Produção de imagens 360º
Curso GoPro Fusion - Produção de imagens 360º
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Redacao AvMakers
Redacao AvMakers

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos