Carreira

Melhore seus Estudos no Audiovisual

Aprenda técnicas e rotinas para potencializar seus estudos e chegar mais rápido aos seus objetivos no audiovisual.

3 meses atrás

Sim, estudar de casa pode ser difícil! Não se preocupe que não é só você que sofre com falta de foco, procrastinação, distrações, ou simplesmente demora para atingir os seus objetivos.

Porém, com alguns passos simples, metodologia de estudos adequada e organização você pode transformar seus estudos, conseguindo aprender MUITO MAIS em menos tempo.

Então vem comigo que vou lhe ajudar a potencializar seu aprendizado, para que você possa aproveitar ao máximo todos os cursos e conteúdos que estiver estudando e assim chegar mais rápido aos seus objetivos.

Se organize!

Defina um cronograma de estudos

Determine dias e horários fixos para se dedicar às aulas, considere o curso como um compromisso, da mesma forma que você teria se tivesse de ir a um curso presencial.

Reserve pelo menos 5 horas semanais para seus estudos, determine uma parcela deste tempo para revisar o conteúdo e realizar os exercícios do módulo.

A maior causa da desistência dos alunos de cursos à distância é a falta de autodisciplina e a criação de um hábito de estudo eficaz. “Um passo de cada vez e você nunca estará no mesmo lugar”, independente do tamanho do passo.

Escolha o melhor horário para seu aprendizado

Todos nós possuímos um horário de maior produtividade. Conhecer esse horário é uma forma que você tem de se dedicar aos estudos sem estar com a sensação de improdutividade e assim fazer mais progresso.

Isso fará com que sua rotina fique fixa àquele horário e tornará muito mais gratificante os minutos dedicados a você e ao seu aprendizado.

Começo pelo que você gosta

Iniciar uma nova rotina é sempre complicado, então comece por temas que lhe agradem, assim fica mais gostoso criar o hábito de estudar.

Então, pergunte: O que eu realmente gosto? Ao obter sua resposta, dedique-se sempre e será, sem dúvidas, gratificante.

Planeje seus estudos

Planejar uma ordem de estudo de acordo com os seus objetivos e prioridades é fundamental para manter um foco e atingir suas metas mais rapidamente.

Estabeleça uma ordem para aprender de forma cronológica e divida as disciplinas de um jeito que você se sinta motivado a estudar e a aprender cada vez mais.

No AvMakers além de diversas formações disponíveis você também pode solicitar uma formação personalizada, assim nossos professores lhe auxiliam a montar o cronograma de estudos ideal para você conquistar as suas metas.

Mantenha o foco

Evite realizar diversos cursos simultaneamente, principalmente quando o conteúdo deles forem muito complexos. Dedique-se a um curso por vez para absorver completamente o conteúdo apresentado.

Depois de fazer uma lista geral do que você tem e/ou quer estudar, escolha um ou no máximo dois assuntos para explorar, aqueles que você julga como prioridade e dedique-se 100% a eles.

Faça intervalos

Se alongar, beber água, fazer um lanche, ir ao banheiro, jogar \o/ qualquer coisa que te faça relaxar um pouco é essencial para manter o foco e a saúde. Programe um pequeno intervalo a cada período longo de estudos, MAS não se esqueça de manter a disciplina.

Estude em um ambiente adequado

Escolha um ambiente de estudos apropriado, com acesso à internet, boa iluminação, e o mais livre de ruídos externos ou de outras fontes de distração possível.

Desligue temporariamente o seu celular, ou utilize ferramentas como para bloquear por um tempo programado os apps que possam distrair os seus estudos.

O aplicativo “Forest” é uma excelente opção, pois manterá seu aparelho bloqueado até aqueles minutos declarados por você.

Tome nota!

Anote as informações importantes

Em um documento de texto anote todas as informações que considerar importantes, transcrever as informações com as suas próprias palavras irá reforçar o seu aprendizado.

Além de anotar, insira prints, links, timecodes das aulas, bibliografias e qualquer outra informação que lhe auxilie posteriormente em revisões.

Digitalize suas anotações

Muitas pessoas preferem realizar suas anotações em papel enquanto assistem aos cursos e não há nada de errado com isso, PORÉM é fundamental transcrever as anotações em um documento digital.

Um documento digitalizado além de mais organizado trará segurança para que não perca suas anotações, e poderá usar o atalho CTRL+F para encontrar mais facilmente a informação desejada durante a revisão.

Dentro do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) no AvMakers, você pode inserir anotações diretamente nas aulas dos cursos, e depois revisar todas as suas anotações e os respectivos trechos das aulas com muita facilidade.

Além de anotar COMPREENDA

Não tenha medo de errar ou ter dúvidas, é normal. Procure entender tudo que estiver sendo ensinado, tire suas dúvidas sempre que necessário, não adianta só copiar, tem que compreender.

Ao passar para o próximo módulo, supõe-se que o conteúdo do anterior foi completamente “absorvido”. Por isso, é fundamental procurar ajuda caso não entenda alguma questão de forma clara e tirar as dúvidas assim que elas surgirem.

No AvMakers é muito fácil tirar suas dúvidas diretamente com os professores, logo abaixo de cada aula há um campo de suporte, onde você pode tanto consultar as dúvidas dos seus colegas como enviar novas dúvidas aos professores.

Ajude os demais alunos

Pesquisar por dúvidas de colegas de curso é uma ótima forma de buscar informações complementares e interagir com pessoas que estão estudando o mesmo que você.

Oferecer ajuda acaba te ajudando a relembrar, o simples fato de você explicar/ensinar alguém é uma ótima maneira de fixar o conteúdo.

Além de compartilhar experiências e aprofundar seu conhecimento, você estará investindo em networking.

Revise

Muitas vezes não damos muita importância a esse quesito, pois achamos que é um tempo que “perdemos” revisando algo que já aprendemos. Mas, se você quer ter certeza que aprendeu de verdade e fixar a informação por mais tempo, é muito importante fazer revisões.

Pratique!

Realize os exercícios

A melhor maneira de aprender é pondo em prática. É por isso que no AvMakers os cursos são repletos de exercícios e materiais complementares e é muito importante reproduzir e praticar todos os exercícios propostos.

É interessante também pensar em variações aos exercícios não só seguir à risca o que o professor propõe, isso irá exercitar a sua criatividade e também expandir o seu aprendizado.

Tome a iniciativa

Mesmo quando não houver uma atividade proposta, você pode por conta própria se desafiar. Tente reproduzir o que o professor está ensinando, faça variações do que foi apresentado e coloque à prova tudo o que está aprendendo.

Se mantenha motivado

Defina seus objetivos

Ter uma boa motivação é importante, pois é isso que vai te ajudar a chegar no seu objetivo. Pense onde quer chegar e os benefícios que seu estudo já te trouxe e irá trazer no futuro.

Defina metas que possa cumprir

Divida os seus estudos em pequenas metas e tenha atenção total durante esse período. Mas, seja realista, crie metas que consiga cumprir e vá gradualmente aumentando até virar uma rotina tranquila de ser seguida.

Desenvolva projetos e coloque em prática o que estudou, ver o resultado dos estudos é sempre motivador.

Inspire-se

Conhecer pessoas que alcançaram seus objetivos e tiveram sucesso é uma ótima fonte de inspiração. Cada um tem uma história diferente e muita coisa depende muito do nosso esforço.

Conheça um pouco mais os professores e outros profissionais da área, as redes sociais podem contribuir muito nisso. Ter contato com essas pessoas nos faz sentir mais motivados a alcançar os nossos objetivos.

Não se cobre demais

Tudo bem se não sair 100% o planejado… Se hoje não deu nada certo, você não estudou nada, não fez o que queria fazer, tá tudo bem também.

Todos temos dias ruins, mas sempre temos o dia seguinte para recomeçar de onde paramos, o importante é sempre seguir firme.

Escrever tudo isso e fazer um plano de ação também ajuda bastante. Por exemplo:

Motivação O que eu tenho que fazer Prioridade Plano de ação
Quero me tornar um filmmaker e dirigir minhas próprias obras autorais. Para isso preciso estudar captação de áudio e vídeo, edição, pós produção além de linguagem cinematográfica e direção. Desejo começar com edição de vídeos para poder já realizar trabalhos na área e entender melhor sobre a estrutura de um filme. Estudar edição de vídeo 1 hora por dia de segunda à quinta. Ás sextas assistir um filme e estudar à sua montagem.

Esperamos que estas dicas possam te ajudar a manter um ritmo frequente de estudos, para que você possa alcançar os seus objetivos com disciplina, foco e motivação.

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos