Áudio e Vídeo

10 truques para melhorar seu Workflow no Adobe Premiere Pro

há 4 anos 8 meses

Todo mundo quer editar mais rápido, de maneira mais inteligente e fácil. E essas dicas vão te ajudar a fazer as três.

Adobe Premiere Pro é uma grande mão na roda em termos de software de edição que tem uma infinidade de ferramentas poderosas, grandes e pequenas. E mesmo se você for um usuário de longa data, pode acontecer de você não conhecer todas as pequenas maneiras atráves das quais o programa pode te ajudar a acelerar o fluxo de trabalho, ou workflow, executando tarefas com apenas um comando de teclado, além de outras formas de evitar problemas que normalmente roubam tempo — e paciência — da equipe de edição.

Pra quem já usa o Adobe Premiere Pro, Jordy Vandeput, do canal Cinecom, dá dez dicas avançadas que vão te ajudar a economizar muito do seu precioso tempo, fazer com que seu trabalho fique mais profissional, além de evitar que você termine a edição com cabelos brancos de tanto estresse.

Clica no vídeo abaixo e confere:

Sempre tem algo que você pode aprender sobre o Premiere Pro, tanto é que o vídeo acima é só uma introdução das capacidades que o programa tem. Mas, o Jordy Vandeput dá alguns macetes que ajudam bastante e que vão te dar uma ideia de como trabalhar mais rápido e de maneira mais inteligente.

Adobe After Effects CC -  Animações 3D
Curso Adobe After Effects CC - Animações 3D
Conhecer o curso

E aqui estão as dicas mencionadas:


  1. Use camadas de ajuste para animações.
  2. Anime a opacidade para um fade de texto melhor
  3. Trabalhando diferentes taxas de proporção de tela? Use um arquivo .png antes de sair cortando as laterais.
  4. Tenha efeitos sonoros de sua biblioteca favorita sempre à postos e num lugar fácil de achar.
  5. Adicione um motion blur a clipes que você acelerou para que eles pareçam um pouco mais realistas.
  6. Se você já usou um clipe, esconda ele no seu Painel de Projeto para ficar mais fácil de navegar pela sua timeline.
  7. Mude a thumbnail do clipe adicionando um “ponto de entrada” no local que você quer que a imagem apareça como “preview”.
  8. Faça seus próprios flares adicionando uma cor sólida, aplique uma máscara, usa a ferramenta de feather crop, e mude o blending mode para “Screen”.
  9. Tente animar a cor ou exposição de um clipe para que ele fique próximo àquilo que o espectador encontrará nos próximos takes, clipes, etc..

Pensar no que pode ser feito para melhorar o seu workflow é uma das formas de aumentar a sua produtividade, o que pode ser muito bom. Com menos tempo sendo tomado para uma só atividade, mais atividades podem ser feitas, o que, em geral, pode significar mais lucro.

Fonte: No Film School

Autor(a) do artigo

João Leite
João Leite

Escritor e redator, formado em Rádio e Televisão pelo Complexo FIAM-FAAM, apaixonado por literatura e observador míope do espaço sideral.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos