Design

Sites essenciais para designers

Veja alguns sites essenciais para melhorar o seu workflow, a qualidade dos seus projetos e a divulgação deles.

mais de 4 anos atrás

Olá, designers! Neste artigo veremos a respeito de alguns sites essenciais para melhorar o seu workflow, a qualidade dos seus projetos e também a divulgação dos mesmos, afinal, nessa área é extremamente importante que as pessoas saibam o que você faz e conheçam os seus trabalhos, certo?

Com o passar dos anos, o design foi cada vez mais se associando à tecnologia, possibilitando assim um universo com maiores possibilidades criativas. Os sites que veremos adiante são exemplos dessa transformação da área e poderão ser bastante úteis para você.

Filmmaker - Primeiros passos para se tornar um profissional
Curso Filmmaker - Primeiros passos para se tornar um profissional
Conhecer o curso

Paletas de cores

Com certeza você já passou por situações em que é preciso criar uma paleta de cores para um determinado projeto, não é mesmo? Esses são alguns sites que podem te ajudar nessa hora:

Coolors.co - O Coolors.co é um site totalmente gratuito com app para iOS e extensão para o Google Chrome. Nele é possível criar paletas de maneira simples e totalmente editável. Além disso, é possível exportar as paletas como uma URL ou um SCSS e até mesmo salvar nas extensões PNG, PDF e SVG.

Adobe Color CC - A gigante do mundo das artes gráficas também possui seu próprio site que visa ajudar no momento de decidir por uma paleta. Com uma navegação simples, é possível criar combinações apenas arrastando alguns vetores. A ferramenta também permite salvar suas paletas na sua conta, além ainda de criar uma automaticamente a partir de uma imagem qualquer, como uma foto por exemplo.

Final Cut Pro X - Edição de Vídeo
Curso Final Cut Pro X - Edição de Vídeo
Conhecer o curso

Tipografia

Decidir por uma fonte tipográfica é sempre um trabalho que requer paciência e muita pesquisa. Confira esses dois sites que podem te ajudar nessa tarefa:

Wordmak.it - No wordmark.it é possível visualizar uma determinada palavra ou frase (escolhida por você) em todas as famílias tipográficas instaladas no seu computador. O site também conta com algumas ferramentas de edição básica que auxiliam na decisão pela fonte.

WhatTheFont - Sabe quando você encontra uma tipografia perfeita, mas não faz a mínima ideia de como se chama? A proposta do WhatTheFont é de auxiliar nessa hora e dar sugestões de fontes similares a ela. Basta carregar a imagem no site e verificar o resultado.

Live - Transmissão ao vivo com celular e webcam
Curso Live - Transmissão ao vivo com celular e webcam
Conhecer o curso

Inspirações

Quem nunca procurou por inspiração? Conheça ótimas fontes:

O Pinterest também pode ser uma boa fonte de inspirações, assim como o Behance (falaremos dele a seguir).

Portifolio

Como vimos no começo desse artigo, é fundamental você apresentar para as pessoas os trabalhos que realiza. Veja os melhores sites para você montar o seu portifolio:

  • Behance - O Bechance é hoje uma das maiores vitrines do design. Lá é possível encontrar trabalhos de profissionais do mundo todo. É uma espécie de comunidade/portifolio onde as pessoas podem avaliar projetos de terceiros e seguir o perfil de profissionais que admiram. Uma plataforma essencial para sua carreira!

  • Adobe Portifolio - Mais uma entre tantas ferramentas da marca, o Adobe Portifolio é uma alternativa interessante também, uma vez que pode ser sincronizado com o Behance e conta com ferramentas próprias que possibilitam personalização de domínio, layout, entre outros.

  • Wix - Essa pode ser uma opção para você que não sabe programação, mas quer criar seu próprio site/portifolio. No esquema “arraste e solte”, a plataforma é bem simples de ser utilizada e pode gerar resultados satisfatórios.

Outras sugestões:

Dribbble, Carbonmade, PortifolioBox, Cargo Collective

Gravador Zoom H6 - Manual de Utilização
Curso Gravador Zoom H6 - Manual de Utilização
Conhecer o curso

Freelancer

Chegou a hora de prospectar clientes e ganhar uma grana com os seus designs. Mas, por onde começar? Veja alguns sites ótimos para freelancers:

  • Freelancer.com - No site é possível encontrar diversos projetos, tanto nacionais quanto internacionais (que pagam em dólar) para desenvolver. A concorrência é grande, mas pode ser um bom começo para você aprimorar suas habilidades.

  • Workana - O Workana funciona de forma parecida com o Freelancer.com. Nele, o designer terá à sua disposição diversos projetos e poderá se candidatar a eles, enviando um link para o portifolio e uma proposta de valor a ser pago pelo trabalho dentro da pretensão do cliente.

  • Adobe Stock - Essa é uma opção para aqueles trabalhos que você criou, mas não utilizou, sejam eles fotos, vetores e até mesmo vídeos. É possível colocar à venda no site e fazer uma graninha extra.

Outras sugestões: Society6, Graphicriver.

Essas são algumas dicas. Faltou algum site que seja essencial na sua opinião? Deixe nos comentários ;)

Live - Transmissão ao vivo com celular e webcam
Curso Live - Transmissão ao vivo com celular e webcam
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Felipe Moura
Felipe Moura

Designer gráfico há 6 anos, especializado em branding. Formado em Publicidade, Propaganda e Criação pela Universidade Mackenzie de São Paulo.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos