Áudio e Vídeo

Quais são os tipos de onda sonora que existem?

Você sabia que existe mais de um tipo de onda sonora? A maioria das ondas sonoras que ouvimos no dia a dia são ondas senoidais, mas existem outras como...

há 4 anos 7 meses

Você sabia que existe mais de um tipo de onda sonora?

A maioria das ondas sonoras que ouvimos no dia a dia são ondas senoidais. Um ciclo completo dessa onda é caracterizado quando a mesma sai do repouso, sobe, chegando ao seu valor máximo positivo, decai, chegando ao seu valor mínimo negativo e volta para a sua posição de partida.

As variações como essas ondas se manifestam e seus respectivos conteúdos harmônicos alteram o timbre. Além da onda senoidal existem outros tipos de onda, como a quadrada, triangular e dente de serra que podem ser facilmente encontradas em sintetizadores, músicas eletrônicas e experimentos que envolvem síntese granular.

Um exemplo clássico da utilização dessas três últimas formas de onda que vimos é a trilha sonora do Super Mario. O compositor Koji Kondo esbarrava em uma tecnologia da época chamada chip e quando o jogo era reproduzido via cartucho no Nintendo o som basicamente só tinha 4 canais de reprodução. Os dois primeiros canais, em geral, eram responsáveis pela melodia e só podiam reproduzir ondas quadradas, o terceiro canal, em geral, era usado para as notas mais graves da música e usava ondas triangulares, já o quarto canal era de ruído e poderia estar ligado a efeitos ou elementos percussivos.

Autor(a) do artigo

Airton Júnior
Airton Júnior

Professor de áudio no AvMakers, Airton iniciou os estudos de música aos 6 anos de idade. É formado pelo “Conservatório Musical Souza Lima” no Curso Dinâmico de Áudio e Bacharelado em Audiovisual pelo Senac. Como violonista já se apresentou em programas como o “Encontro com Fátima Bernardes” e do TEDx, além de canais do youtube de grande reconhecimento. Como produtor musical, operador de som e mixagem, atuou com diversos nomes muito importantes do cenário nacional.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos