Quais são as etapas de um projeto audiovisual?

Entender em que momento cada etapa do seu projeto audiovisual vai ocorrer é o que separa uma ideia de um vídeo pronto.

Pré-produção

Durante essa fase que todos os aspectos do seu filme serão planejados.

Tudo começa com a ideia. E para começar um projeto audiovisual, primeiramente, é preciso que você transforme essa ideia em um roteiro e faça todo o planejamento necessário para realizar o seu roteiro.

É durante o estágio da pré-produção que peças importantes do seu projeto, como o argumento, o storyboard – o planejamento de enquadramento das cenas – , as planilhas de orçamento, definição de equipes e departamentos, surgirão.

O casting é uma etapa importante da pré-produção, já que é o processo que seleciona os atores, e é importante para poder saber quais deles se aproximam mais do seu projeto. Existem profissionais especializados em produção de casting, mas isso também pode ser feito pelo diretor do projeto em conversa com o(a) roteirista.

É também durante a pré-produção que selecionamos a locação – ambiente onde a gravação será feita, principalmente levando em consideração a ideia que se quer passar com o filme, já que a locação fala muito sobre o background das personagens e sobre suas características psicológicas. O ambiente onde a história vai se passar é importantíssimo pra construção da sua mensagem. Por isso, a seleção de locação é também uma parte importante do seu projeto.

Junto com a seleção de locação, ocorrerá a Direção de Arte, responsável pela escolha de figurinos, decoração e objetos de cena, e o desenvolvimento do conceito artístico que será atrelado à mensagem do seu vídeo. A elaboração da Direção de Arte é a que cria elementos que tornam seu filme único justamente por tratar de aspectos tão específicos de ambientação, personagem e alinhamento de sentimentos e cores, por exemplo, que estarão no filme.

Uma pré-produção bem feita leva a bons resultados em termos de qualidade de projeto, além de fazer com que haja menos imprevistos em relação a orçamento e logística, principalmente em obras de maior porte.

Produção

A produção é o próprio processo de gravação em si.

É nesse momento que todo o planejamento começa a acontecer: as equipes contratadas se reúnem dentro do set ou local de gravação para trabalhar cada uma dentro do seu departamento, e é quando as luzes do set serão posicionadas, junto com as câmeras, pelo Diretor de Fotografia.

É durante a produção que o equipamento de áudio também será montado para fazer a captação de áudio da gravação que será realizada.

E vai ser durante a produção que o trabalho dos atores será necessário: é na produção que os textos decorados e ensaiados serão executados pelos atores, cumprindo com o roteiro.

Ainda que seu vídeo não tenha atores, como caso de vídeos institucionais – em que os próprios funcionários “atuam” -, por exemplo, durante o processo de produção você ainda vai precisar dirigir — caso seja o(a) Diretor(a) do projeto — as pessoas que irão aparecer na frente das câmeras, seus figurinos, maquiagem, assim como ocorre com a Direção de Atores.

A produção é uma etapa que tem importância especial para a qualidade final do projeto, fazendo com que seja extremamente necessário o controle de todos os departamentos durante a gravação: a luz, a atuação, o áudio, entre outros elementos. Ainda que boa parte dos ajustes possam ser tratados na pós-produção, não podem ser criados se não forem captados de maneira a cumprir com o planejamento feito.

Então, seguir o planejamento da pré-produção, seu storyboard, e gravar tendo em vista a Ordem do Dia pode ser uma das melhores maneiras de manter tudo sob controle.

Pós-produção

A pós-produção é o momento no qual todo o material que foi captado na produção é tratado para gerar o conteúdo audiovisual planejado na pré-produção.

A pós-produção é a etapa na qual todos os materiais serão unidos e todo o trabalho de tratamento de imagem, colorização, tratamento de som, aplicação de efeitos especiais e gráficos serão colocados no filme.

É na pós que a edição – o processo que dá forma ao conteúdo gravado – atua, transformando as muitas horas, ou dias, de gravação nos minutos ou horas de material editado.

A última parte da pós-produção é a renderização do projeto em um arquivo único, que é a transformação de todo processo de edição em um único arquivo de vídeo, que será codificado com base na entrega a ser feita: ou seja, dependendo de onde o vídeo será executado, o vídeo terá um codec específico para aquele fim, como H.264, para plataformas online, DCP, para cinema, entre outros formatos.

Cada uma dessas etapas é necessária para transformar a sua ideia em um projeto audiovisual e cada uma delas, acontecendo na ordem que a gente escreveu para você, pode fazer da sua ideia algo único!

Deixe seu comentário
Share

Escritor e redator, formado em Rádio e Televisão pelo Complexo FIAM-FAAM, apaixonado por literatura e observador míope do espaço sideral.