Áudio e Vídeo

Microfone de Fita: O que é e quando usar?

Esse microfone possui uma fita sanfonada entre dois ímãs que desestabiliza o campo magnético. A fita é feita de um material leve e que é um excelente...

há 4 anos 6 meses

Como já dito em outro post, o microfone é um transdutor, ou seja, um mecanismo capaz de converter um tipo de energia em outra. Ele capta a energia acústica, ou em outras palavras, a vibração, e a traduz em energia elétrica. Essa conversão pode mudar um pouco de acordo com o tipo de microfone e por isso iremos dividi-los de acordo com suas categorias.

Áudio Digital - Elementos Básicos do Som
Curso Áudio Digital - Elementos Básicos do Som
Conhecer o curso

A funcionalidade do microfone de fita é muito parecida com a do microfone dinâmico, aliás, ele não deixa de ser um microfone dinâmico, porém ao invés de uma bobina móvel metálica e do diafrágma, temos uma fita sanfonada entre dois ímãs que desestabiliza o campo magnético. A fita é feita de um material muito mais leve e que é um excelente condutor. Esse microfone foi inventado como uma solução aos microfones dinâmicos convencionais que eram muito “duros”para captar o som.

A resposta em frequência desse tipo de microfone é extensa! Muitas vezes é até melhor que um microfone condensador, porém muita atenção! Nunca utilize “phantom power” em microfones de fita, pois se isso ocorrer sem a orientação do fabricante, a fita irá imediatamente quando exposta a uma carga elétrica “enrugar” e parar de funcionar. Em caso de dúvidas, sempre consulte o manual do fabricante.

Esse tipo de microfone, apesar de não ser facilmente encontrado no mercado, é utilizado principalmente em estúdio quando se pretende uma sonoridade muito característica, alguns diriam até “vintage”, sendo adorado pelos engenheiros de som para gravar, por exemplo, sala.

Captação  de áudio para vídeo
Curso Captação de áudio para vídeo
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Airton Júnior
Airton Júnior

Professor de áudio no AvMakers, Airton iniciou os estudos de música aos 6 anos de idade. É formado pelo “Conservatório Musical Souza Lima” no Curso Dinâmico de Áudio e Bacharelado em Audiovisual pelo Senac. Como violonista já se apresentou em programas como o “Encontro com Fátima Bernardes” e do TEDx, além de canais do youtube de grande reconhecimento. Como produtor musical, operador de som e mixagem, atuou com diversos nomes muito importantes do cenário nacional.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos