Áudio e Vídeo

Para que servem os transdutores de som?

Transdutores são mecanismos capazes de converter um tipo de energia em outra. No caso do som, transformam energia acústica em energia elétrica...

há 4 anos 6 meses

Transdutores são mecanismos capazes de converter um tipo de energia em outra. No caso do som, os transdutores transformam energia acústica em energia elétrica equivalente ou vice-versa. Talvez você esteja cheio de transdutores aí na sua casa e nunca parou pra pensar. Quer ver só alguns exemplos?

O alto falante do seu computador ou fone são exemplos de transdutores que recebem energia elétrica, amplificam e transformam em energia acústica para que possamos ouvir. Já um microfone capta energia acústica e transforma em energia elétrica.

Podemos aplicar esse conceito também aos captadores de instrumentos elétricos. Em um instrumento acústico o som é gerado por meio da vibração das cordas, tornando-se audível graças a sua caixa de ressonância. Em instrumentos elétricos, como por exemplo, guitarras, o movimento mecânico das cordas é captado pelo captador que transforma essa vibração em impulsos elétricos que posteriormente chegarão no amplificador e converterá novamente esse sinal em onda mecânica através da movimentação (vibração) do alto-falante.

Autor(a) do artigo

Airton Júnior
Airton Júnior

Professor de áudio no AvMakers, Airton iniciou os estudos de música aos 6 anos de idade. É formado pelo “Conservatório Musical Souza Lima” no Curso Dinâmico de Áudio e Bacharelado em Audiovisual pelo Senac. Como violonista já se apresentou em programas como o “Encontro com Fátima Bernardes” e do TEDx, além de canais do youtube de grande reconhecimento. Como produtor musical, operador de som e mixagem, atuou com diversos nomes muito importantes do cenário nacional.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos