Áudio e Vídeo

Compondo Trilha Sonora: Leitmotiv

O “leitmotiv” refere-se a uma técnica que ficou conhecida através do compositor Richard Wagner e consiste em utilizar um ou mais temas para caracterizar...

há 4 anos 4 meses

A expressão “leitmotiv” é uma palavra do idioma alemão que se traduzida significa “motivo condutor”. O “leitmotiv” ou tema refere-se a uma técnica que ficou conhecida através do compositor Richard Wagner e consiste em utilizar um ou mais temas para caracterizar um personagem ou situação. No caso de Wagner, esses temas eram utilizados em suas óperas, para caracterizar algum determinado personagem ou passagem de cena. O “leitmotiv” para Wagner servia como forma de relembrar o público de algum tema ou acontecimento e com isso construir emoções com base na memória associativa.

É evidente que não demorou muito para que o cinema e os compositores aplicassem essa técnica. Já em 1931, apenas 3 anos após a exibição do primeiro filme com som sincronizado, temos um marco de Fritz Lang no uso do “leitmotiv” com “M, o Vampiro de Dusseldorf”.

Analisando o uso do tema em “M” de Fritz Lang, temos o “leimotiv” literalmente como um personagem, visto que a narrativa do vilão não foi construída apoiada na imagem, mas sim no som! O que nos faz saber quem é o violão e se ele está por perto é o assobio.

Um bom leitmotiv nem sempre está associado à quantidade de instrumentos ou complexidade do arranjo, mas sim a forma criativa como o uso de melodias foram associadas a um personagem ou situação durante o arco narrativo. Veja esse exemplo:

Muitos compositores ao desenvolverem um tema fazem no decorrer dele uma série de perguntas, acompanhadas de respostas, o próprio compositor Hans Zimmer sugere em sua metodologia:

“Pense sobre o fato de que você sabe como a cena termina antes do público e estabeleça a pergunta no começo sabendo como a cena irá concluir.”

Veja como essa técnica foi usada em filmes muito conhecidos:

Star Wars - John Williams

2001: Uma Odisséia no Espaço - Richard Strauss

Piratas do Caribe - Hans Zimmer

Autor(a) do artigo

Airton Júnior
Airton Júnior

Professor de áudio no AvMakers, Airton iniciou os estudos de música aos 6 anos de idade. É formado pelo “Conservatório Musical Souza Lima” no Curso Dinâmico de Áudio e Bacharelado em Audiovisual pelo Senac. Como violonista já se apresentou em programas como o “Encontro com Fátima Bernardes” e do TEDx, além de canais do youtube de grande reconhecimento. Como produtor musical, operador de som e mixagem, atuou com diversos nomes muito importantes do cenário nacional.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos