Áudio e Vídeo

Como usar o Match Cut na sua edição

há 4 anos 9 meses

Ao usar três gravações diferentes feitas no “modo retrato”, a gente vai falar sobre como você pode aproveitar o match cut dentro da edição do seu projeto.

Nesse tutorial em específico, Zach Ramelan, do Premium Beat, mostra como três gravações serão usadas para criar uma sequência do que ele chama de “Triple Face Match Cut.” É só clicar e conferir.

É sobre pensar à frente!

A eficácia do match cut depende muito do processo que é desenvolvido durante a filmagem. No exemplo do vídeo, a “mira” que você consegue ver dentro do software de edição foi utilizada para fazer com que cada take ficasse perfeitamente alinhado. E o segredo para esse método é alinhar os seus objetos ou atores o mais próximo possível dessa mira. É isso que dá um certo senso de continuidade típica da transição.

Por exemplo, quando essas três gravações foram feitas, o nariz de cada uma das pessoas que estavam sendo gravadas foi posicionado o mais ao centro dentro do monitor da gravação. Desse jeito, quando o público ou o espectador em si está assistindo ao vídeo os olhos deles permanecem centralizados na imagem e não se perdem no frame.

Quanto mais alinhado foi o match cut, menos desorientado vai ficar o espectador.

O corte para seu Match Cut

Depois que você já gravou seus takes, é hora de colocar a mão na massa e ir pra edição!

Para fazer a sequência “Tripple Face Match Cut”, as imagens das gravações foram sobrepostas na timeline para que o alinhamento pudesse ser ainda mais preciso e melhor acompanhado. É só baixar o nível de opacidade e alinhar os olhos da primeira e terceira gravação usando a segunda como referência de alinhamento. Uma vez que os olhos já se encontram alinhados, é só acertar a opacidade dos takes.

Você pode usar esse método para todo o tipo de corte, em todo o tipo de edição. O Match Cut é o tipo de transição que tem um forte impacto na absorção ou construção da linguagem do vídeo que você está compondo e você pode usá-lo para rostos, prédios, objetos e vários itens que compõem a cena da sua gravação. A gente falou um pouquinho mais do Match Cut aqui. O efeito fica bem legal.

Fonte: Premium Beat (The Beat)

Autor(a) do artigo

João Leite
João Leite

Escritor e redator, formado em Rádio e Televisão pelo Complexo FIAM-FAAM, apaixonado por literatura e observador míope do espaço sideral.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos