Áudio e Vídeo

Como ser um freelancer de sucesso na carreira de edição de videos

Separamos cinco dicas que vão te ajudar a se tornar um freelancer de sucesso na carreira de edição de vídeos.

há 6 anos 3 meses

Hoje, além dos vídeos serem os queridinhos do algoritmo de qualquer rede social, eles também são os principais responsáveis pelo tráfego mobile do mundo. Por isso, a área audiovisual está em alta e é uma excelente escolha para você que quer ser um freelancer profissional.

Para se desenvolver nessa área, especialmente trabalhando como freelancer, é necessário muito mais do que apenas conhecimento sobre os softwares de edição. Para te ajudar nessa missão, separamos 5 dicas que vão te ajudar a se tornar um freelancer de sucesso na carreira de edição de vídeos. Continue lendo para saber mais!

GarageBand - Criação, edição e mixagem para música e audiovisual
Curso GarageBand - Criação, edição e mixagem para música e audiovisual
Conhecer o curso

1. Saiba administrar o seu tempo

Nossa primeira dica para você que quer ter sucesso trabalhando como autônomo, é saber administrar e otimizar o seu tempo. Como não existe a necessidade de cumprir um horário fixo, é comum que os freelancers — pelo menos os iniciantes — tenham dificuldade em criar uma rotina de trabalho.

Entretanto, esta organização é fundamental para que você consiga dar conta de todas as entregas dentro do prazo prometido e com a melhor qualidade. Estabeleça metas e defina pelo menos uma quantidade fixa de horas para trabalhar por dia, assim você não se perderá entre as demandas e a diversão.

Existem vários artifícios que você pode utilizar para manter a produtividade, como a técnica Pomodoro e até algumas ferramentas ou softwares que ajudam a organizar seu tempo, como Wunderlist.

No começo, pode ser difícil criar esta rotina, mas com dedicação e o uso de tecnologia, você conseguirá fazer mais entregas em um mesmo período de tempo. Ou, caso prefira, ganhar umas horas extras de descanso. Vale a pena se organizar!

2. Tenha um portfólio atualizado

Ter um bom portfólio e mantê-lo sempre atualizado também é fundamental para você que deseja trabalhar como freelancer. Afinal, ele é um instrumento muito importante para conseguir mais clientes.

Nesta área, em vez do currículo, será solicitado o seu portfólio, pois somente ele poderá mostrar tudo aquilo que você é capaz. Entretanto, lembre-se que nem sempre o potencial contratante terá tempo e paciência de assistir todos os seus vídeos, especialmente se forem produções longas.

Por isso, selecione os seus melhores trabalhos e monte um Demo Reel ou vários promo vídeos. Um Demo Reel é um vídeo editado que deve conter cenas dos seus melhores trabalhos, os promo vídeos devem ser trechos das produções, sem nenhuma edição posterior. Ambos funcionam muito bem para um portfólio audiovisual.

Por fim, caso não seja possível apresentar pessoalmente os vídeos, o mais indicado é disponibilizá-los em uma plataforma própria para portfólios, como o Behance ou mesmo em sites como YouTube ou Vimeo. Assim, além de poder enviar o material sempre que estiver prospectando um cliente, você também poderá ser encontrado por alguém procurando um serviço que você oferta.

3. Faça networking e procure receber indicações

A vida de freelancer também envolve muito networking. Sua rentabilidade vai depender do número de clientes e dos trabalhos que você entrega, portanto, é sempre bom estar de olho nas oportunidades e, mais do que isso, trabalhar para criá-las.

As duas melhores formas de fazer isso são por meio do networking e de indicações. Na medida do possível, participe de eventos da área ou mesmo de encontros do estilo “rodadas de negócios”. Muitas vezes os empresários que estão nesses espaços precisam de um profissional de audiovisual. Esteja com seu cartão de visitas na mão e procure estabelecer ligações com as pessoas.

Além disso, procure sempre entregar um trabalho de qualidade e no prazo combinado. A melhor forma de conquistar novos clientes é atendendo bem os que você já tem, pois serão eles que te indicarão para amigos e conhecidos. E nós sabemos que hoje em dia uma indicação vale muito, não é?

4. Mantenha-se atualizado e faça cursos na área

Para ser um freelancer de sucesso, é fundamental estar sempre atualizado e fazer cursos na área. Você precisa ter muito conhecimento e dominar os softwares mais modernos de edição de vídeo, como o Premiere Pro e o Da Vinci Resolve, se quiser encontrar espaço no mercado.

Não dá para querer ter clientes entregando apenas o básico, especialmente se você considerar que está competindo em um mercado com agências e produtoras e não somente com outros profissionais autônomos.

Além de todo conhecimento e atualização que os cursos oferecem, eles também são excelentes espaços para networking. Lá, você pode não só trocar conhecimentos e dicas com outros colegas de curso, mas também encontrar parceiros e até mesmo arrumar alguns trabalhos.

E o melhor é que hoje, com tantas alternativas de excelentes cursos online, é possível se aperfeiçoar no período e no horário mais adequado para você e sem custos extras, como deslocamento e alimentação, no caso de uma viagem para um curso, por exemplo.

5. Invista em um bom equipamento

Ter um bom equipamento faz toda a diferença entre ser um freelancer e ser um freelancer de sucesso. O computador que você utiliza impacta não somente na qualidade do seu trabalho, mas também na quantidade de entregas que você consegue fazer.

Otimizando seu tempo, você consegue trabalhar mais e ganhar mais. Por isso, considere a compra de um bom equipamento não como um gasto, mas como um investimento na sua carreira.

Para conseguir editar vídeos sem travamentos, recomendamos um computador com boa capacidade de memória RAM, com um bom HD e uma placa de vídeo potente. Além disso, é necessário investir em um monitor de qualidade e também em boas caixas de som, para evitar distorções que podem comprometer a finalização do vídeo.

Por fim, também recomendamos que você tenha HDs externos para fazer backups do material bruto. Como os vídeos são pesados, você vai precisar de bastante espaço para guardar o material. Utilize algum serviço de cloud computing para fazer armazenamento de documentos, projetos e para transferir arquivos para o cliente.

Se você tem interesse em trabalhar ou já trabalha como freelancer no ramo de edição de vídeos, essas 5 dicas são bastante valiosas e ajudarão a melhorar o seu trabalho, tanto em qualidade quanto em capacidade de entrega. Vale a pena estar atento e investir nelas, mesmo que no começo algumas coisas sejam um pouco difíceis, como lidar com a administração do tempo e a compra de equipamentos.

Se você quer ser um freelancer de sucesso e se especializar ainda mais na área da edição de vídeos, conheça as nossas opções de cursos. Com certeza temos algum que poderá te ajudar a chegar lá!

Live - Introdução à transmissão ao vivo profissional
Curso Live - Introdução à transmissão ao vivo profissional
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos