Áudio e Vídeo

5 dicas de motion graphics para profissionalizar seus trabalhos

há 4 anos 6 meses

Mesmo que você não seja animador profissional ou mesmo designer de motion graphics, você ainda pode criar animações atraentes com algumas técnicas simples.

Muitas vezes as artes gráficas impressionam — e dão muito medo em quem já trabalha ou produz conteúdo audiovisual. Parece sempre muito complicado e demorado para fazer, pois é necessário muito treinamento e conhecimento prático, o que faz com que muita gente fuja um pouco de jobs que envolvam a execução dessa técnica — seja terceirizando ou, no pior dos casos, negando o job — ao invés de se engajar na área.

Muitas partes da produção de um bom vídeo ou peça audiovisual podem ser afetadas em detrimento a um trabalho bem feito de Motion Graphics, mas elas normalmente esbarram em questões como a falta de recursos financeiros para que tudo seja feito — equipamento e pessoal especializado costumam deixar o processo um pouco mais custoso; ou ainda, a falta de conhecimento necessário para que você mesmo possa fazê-lo recorrendo àquilo que já tem.

A questão é que isso é… balela.

Mesmo alguém que ainda está começando no audiovisual pode criar algo em Motion Graphics — ainda que seja básico e simples. O segredo, porém, está em saber como usar as técnicas que vão parecer mais profissionais e que atenda melhor ao estilo desenvolvido para o seu vídeo.

Nesse vídeo, Aidin Robbins dá uma boa e rápida visão geral sobre algumas coisas que você pode fazer para que suas animações ou Motion Graphics fiquem ainda mais atraentes. É só conferir o vídeo aqui em baixo — e não esquece que você pode ver com legendas também.

Fazendo o rascunho do seus Motion Graphics

De novo, você não precisa ter um design muito complexo nessa fase. Talvez tudo o que você precisa é uma superfície, uma escala, ou ainda uma linha reta, o que não requer muito esforço para ser feito. Como Aidin Robbins mostra no vídeo, use as ferramentas do seu editor de conteúdo para fazer seu design e vá adicionando as camadas (layers) até que a composição esteja completa. Então, uma vez que todos os seus elementos estejam feitos e colocados onde você quer, combine as layers para que virem uma só composição que possa ser posicionada na sua timeline e manipulada como um elemento único.

No vídeo abaixo você encontra um tutorial pra quem está começando do Sonduck Film que vai te dar algumas noções básicas de Motion Graphics para o After Effects. (Dá também pra ver com legendas).

Utilize o Motion Tracking no seu Motion Graphics

Para que seus Motion Graphics fiquem ainda mais interessantes e com aspecto profissional, uma das coisas legais que podem ser feitas é relacioná-las a algum objeto em movimento dentro do frame — um processo com nome, em inglês, de Motion Tracking. Talvez seja um carro passando, uma pessoa andando, ou ainda uma parte dessa pessoa que passa, como seus braços ou mãos — qualquer coisa que seja você pode aplicar o motion tracking em um ponto para que o Motion Graphics que você desenvolveu percorra o caminho determinado por aquele movimento.

O Pond5 tem um tutorial bem interessante que mostra como fazer o motion tracking também dentro do After Effects. (Esse também tem legendas).

Use a criatividade

Agora, você já tem um Motion Graphic pronto para ser usado no seu vídeo, mas como inserir ele lá? Não se trata só de colocá-lo na timeline e pronto. Por mais que esse tipo de recurso seja interessante quase que por si só, não é melhor que você use ele de maneira mais fluída e que se encaixe no vídeo do que simplesmente jogá-lo? Um fade, ou uma rotação no movimento podem fazer com que o efeito não fique tão aparente e dê esse tom mais profissional pra coisa. Então teste e veja qual é a que melhor se adequa ao material que está fazendo.

Desfoque o fundo para colocar o Motion Graphics em evidência

Uma das coisas que o Aidin Robbins menciona no vídeo é a técnica que Peter McKinnon usa que realmente ajuda a prender a atenção do público no momento que o Motion Graphics entra: desfocar o fundo. Essa é uma das coisas “óbvias” que a gente se pergunta “como eu não pensei nisso antes?”, e é completamente verdadeiro — adicionar ao vídeo um pouco de desfoque no fundo garante que o Motion Graphics fique com maior enfoque e nitidez, enriquecendo a experiência de quem está assistindo, deixado o vídeo mais bonito — e fazendo você se sentir um designer de Motion Graphics ainda mais esperto.

A importância de fazer seu próprio Motion Graphics

O que Aidin Robbins menciona no vídeo é muito importante: faça seu próprio Motion Graphics. Por mais que os vídeos de tutoriais que estão nesse artigo sejam muito úteis e fáceis de fazer, será melhor para sua criação se você os utilizar mais como fonte de inspiração do que como uma receita pré-pronta do que você pode ou não fazer nos seus vídeos.

Então, se possível, assista e consuma muito dos tutoriais que estão disponíveis internet afora, seja no YouTube ou cursos online especializados, aprenda todas as técnicas disponíveis e use o que aprendeu para criar algo surpreendente e novo.

Autor(a) do artigo

João Leite
João Leite

Escritor e redator, formado em Rádio e Televisão pelo Complexo FIAM-FAAM, apaixonado por literatura e observador míope do espaço sideral.

Todos os artigos