Psicologia das formas

Acredito que você já tenha ouvido falar (ou lido) sobre a psicologia das cores e deve saber que cada uma delas, evoca um sentimento diferente no receptor da mensagem. O vermelho por exemplo, é bastante utilizado no ramo alimentício e a explicação é simples: ele tem o poder estimular o apetite. Para saber mais sobre o assunto, veja o artigo sobre círculo cromático aqui no blog.
No entanto, você sabia que as formas geométricas também podem transmitir significados diferentes e influenciar na arte em geral, seja no design ou na fotografia?

Psicologia das formas

É fato que analisamos tudo como formas. Pense por exemplo num aglomerado de casas e como você reproduziria isso num desenho simples. Certamente utilizaria formas retangulares e triangulares para representá-las. Assim como desenharia um círculo para o sol. Nem sempre percebemos, mas somos cercados por figuras e formas que impactam nosso comportamento. A ciência responsável por esse estudo se chama Psicologia das Formas.

Estudos afirmam que cada forma geométrica influencia e provoca reações diferentes em nossa mente. A escolha por uma forma específica pode funcionar até mesmo como um fator de avaliação de caráter.

Após anos de estudos e testes, hoje é possível determinar o significado e a influência causada por cada uma delas, como veremos a seguir.

Quadrados e Retângulos

São formas bastante associadas à construções, solidez e por consequência segurança.

Significados possíveis:
– Disciplina;
– Força;
– Coragem;
– Segurança

Triângulos

As formas triangulares são normalmente associadas à movimento e dinamismo, uma vez que suas extremidades guiam nossos olhares para a direção que eles apontam. Triângulos voltados pra cima podem remeter a ideia de crescimento, evolução, enquanto aqueles voltados para baixo, podem passar a sensação de risco, perda.

Significados possíveis:
– Risco;
– Excitação;
– Perigo;
– Estabilidade

Círculos e Elipses

O significado mais comum entre as percepções sobre essa forma, é o de sensação de infinidade, uma vez que ela não possui um início ou fim. É também bastante associada aos astros e à magia.

Significados possíveis:
– Eternidade;
– Feminino;
– Universo;
– Magia;
– Mistério

Espirais

São formas encontradas com maior frequência na natureza e por isso associadas à vida e crescimento. Na sociedade moderna, são encaradas como signo de criatividade.

Significados possíveis:
– Crescimento;
– Vitalidade;
– Calma

Trabalhos com significado são melhores aceitos e as formas podem ajudar a contar histórias. Por isso, saber o que cada forma representa pode ser um grande diferencial na concepção de um projeto.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo! Até a próxima 😉

Deixe seu comentário
Felipe Moura

Designer gráfico há 6 anos, especializado em branding. Formado em Publicidade, Propaganda e Criação pela Universidade Mackenzie de São Paulo.