Design

Os melhores plugins grátis para Photoshop e Illustrator

Neste artigo iremos conferir alguns scripts indispensáveis para designers que utilizam Photoshop e Illustrator.

há 5 anos 9 meses

Os programas da Adobe por si só já são excelentes e realmente poderosos, mas já pensou em melhorar ainda mais a experiência com plugins que podem facilitar determinadas tarefas?

Neste artigo iremos conferir alguns scripts indispensáveis para designers que utilizam Photoshop e Illustrator.

Antes de elencar cada um deles, vamos aprender como instalá-los?

Para qualquer programa Adobe o caminho é praticamente o mesmo, mudando obviamente, a pasta de destino correspondente ao software:

  • Mac: /Applications/Adobe Illustrator CC 2017/Presets/pt_BR (ou en_US)/Scripts
  • Windows: C:Program FilesAdobeAdobe Illustrator CC 2017Presetspt_BR (ou en_US)Scripts

Captação  de áudio para vídeo
Curso Captação de áudio para vídeo
Conhecer o curso

Vamos aos plugins:

Nik Collection

Nik Collection

O Nik Collection é o queridinho dos entusiastas da fotografia. Com plugins para Adobe Photoshop e Adobe Lightroom, ele proporciona uma grande possibilidade quando o assunto é edição de imagens. Entre tantas funcionalidades, os filtros do Nik permitem por exemplo aprimorar correção de cores, retocar imagens, dar nitidez e ajustar cores.

No momento em que escrevo este post, o plugin é grátis e de propriedade da DxO, que o comprou da Google em 2017 afim de dar continuidade ao mesmo.

Para baixar, acesse www.google.com/nikcollection ou nikcollection.dxo.com

Flaticon

Flaticon Adobe Extension

Se você é designer, provavelmente já deve ter ouvido falar ou conhece o Flaticon, um site que disponibiliza ícones vetorizados. Com o plugin lançado por eles, é possível que você faça a pesquisa por imagens dentro do próprio software (Photoshop ou Illustrator) sem precisar baixar do site toda vez que precisar de algum ícone.

Ele é gratuito, mas também possui a versão premium. Para conhecer as diferenças dos planos e baixar a extensão para os programas da Adobe, basta acessar https://www.flaticon.com/apps/adobe-extension

Velositey

Flaticon Adobe Extension

Uma verdadeira mão na roda para webdesigners, o Velosity é um plugin para Photoshop que dispnibiliza 60 diferentes templates de website. Para utiliza-lo é muito simples, bastanto baixar o template de preferência, carregar no Photoshop e fazer os ajustes necessários. Para baixar, acesse http://dandkagency.com/extensions/velositey-v2/

Metalball (Arc)

Criado por Hiroyuki Sato, o metalball é um script simples, que tem como finalidade juntar objetos isolados, dando origem a uma única forma. O que poderia ser algo um tanto quanto trabalhoso, torna-se fácil com o Metalball. Veja abaixo como utiliza-lo:

Metalball Script

Clique aqui para baixar o script Metalball.

MultiExporter

MultiExporter

Criado por Matthew Ericson, o MultiExporter é bastante interessante e permite que cada camada ou prancheta seja exportada separadamente no Illustrator, tanto em PNG quanto em PDF. Basta apenas ter mais de uma camada criada no arquivo que o script reconhece e exporta cada uma delas no local e no formato escolhido pelo usuário.

Clique aqui para baixar o script MultiExporter.

Gostou das dicas? Gostaria de conehcer outros puglins? Deixe sua opinião nos comentários ;)

Até a próxima!

Final Cut Pro X - Correção de Cor
Curso Final Cut Pro X - Correção de Cor
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Felipe Moura
Felipe Moura

Designer gráfico há 6 anos, especializado em branding. Formado em Publicidade, Propaganda e Criação pela Universidade Mackenzie de São Paulo.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos