Ordem do Dia: como ela te ajuda e como fazer uma (Parte I)

A Ordem do Dia costuma dar algumas dores de cabeça, mas quando bem feita, tem um impacto enorme sobre a sua produção.

Ela são chatas de fazer e um tanto quanto difíceis de executar de vez em quando, mas a Ordem do Dia sempre está lá para ser cumprida. Elas não falam muito da história completa daquela gravação. Algumas delas têm informações que, muitas vezes, nem são usadas.

Mas ao mesmo tempo elas são necessárias.

Se você é produtor de conteúdo, em algum momento do seu processo produtivo, você vai se esbarrar com as tais Ordens do Dia.

Qual é a função da ordem do dia?

A questão com elas é que elas norteiam sua equipe, dizendo o que cada integrante deve fazer, quando e em que ordem, para que aquela diária aconteça. E essa organização dentro do set é importante para que tudo saia dentro do que foi planejado na pré-produção — evitando que você tenha maiores problemas na execução do cronograma, orçamento e prazos que já foram estabelecidos.

Uma questão que fala muito do profissionalismo necessário para realizar uma função.

As Ordens do Dia (ou ODD) contém as informações mais importantes da diária que todos precisam saber, além de onde a equipe estará, quando devem estar e o que irão fazer.

Por que ela é importante para sua produção?

O fato é que, tanto em produções pequenas quanto projetos com proporções maiores, a ODD é um dos itens mais importantes da produção: acredite, você vai querer manter o planejamento dentro do controle em um set de gravação onde muitos profissionais diferentes fazem trabalhos diferentes.

Mas, se o teu caso é aquele famoso freela, existem outras formas de resolver a organização da sua equipe sem necessariamente preencher milhões de planilhas. Para esse tipo de trabalho, a gente pode usar alguns outros recursos.

Vamos falar sobre o que você pode fazer para alcançar os mesmos objetivos.

O que é uma Ordem do Dia?

Uma Ordem do Dia é um documento que descreve o cronograma de filmagem de uma diária de produção, incluindo quando e onde os membros do elenco e da equipe devem reportar. É criado pelo Assistente de Direção com base nos planos e uma lista de filmagens do Diretor.

Mas a Ordem do Dia pode incluir muito mais informações: o clima, a hora em que o Sol vai nascer, qual é o hospital mais próximo, detalhes de estacionamento, números de telefone, etc.

O ponto aqui é que, cada uma delas, dentro de produções grandes, acabam se mostrando bastante úteis: em show ou eventos de grande público, saber onde estará cada coisa e o que estará acontecendo em cada parte da locação é muito importante. Por mais que isso pareça um desperdício de recursos acaba sendo um “mal necessário”.

A vantagem da ODD é que ela fornece os campos que você precisa preencher e basta reunir as informações que, ao fim, podem ser bastante úteis.

E o melhor é que existem muitos modelos disponíveis na internet que podem ser usados e que vão te ajudar a se organizar.

Como fazer uma Ordem do Dia

Fazer sua ODD não é difícil, mas relevar problemas no momento enquanto a estiver preenchendo pode virar uma bola de neve e gerar atrasos, entre outros males.

O segredo para não errar nesse momento é ter uma boa comunicação com a sua equipe.

Seja específico nas informações, cheque tudo que obtiver e mantenha-se ligado no funcionamento daquilo que você coloca na sua Ordem do Dia.

O que compõe uma ordem do dia

TÍTULO

Autoexplicativo, né? Aqui vai o título do seu filme.

HORÁRIO DE CHEGADA

Aqui é estipulado o horário de chegada de toda a equipe. Você pode até determinar horários específicos abaixo do horário principal, mas especificar o horário que todos devem estar lá é muito importante

DATA

Ainda que seja uma burocracia, datar as diárias é interessante principalmente se você tem vários dias em uma mesma locação.

DIA _ DE_

Dependendo do tamanho da sua equipe e da quantidade de coisas que essa equipe vai fazer, ajuda muito os seus profissionais — principalmente os que não vão participar de todas as diárias — a se organizar em que parte da gravação estão e, mais importante ainda, o que tem para fazer.

ALMOÇO

Aqui você vai estabelecer um horário para que os profissionais possam parar para almoçar. Ainda que muita gente saiba que dentro da realidade do set de filmagem possam ocorrer atrasos, esse é o tipo de horário que você, enquanto Assistente de Direção ou Diretor, deve se esforçar ao máximo para cumprir.

HOSPITAL MAIS PRÓXIMO

Ainda que você torça e trabalhe para que nada prejudicial aconteça à equipe e à produção, se prevenir é sempre o melhor.

Tanto a produção em set quanto em locações externas envolvem riscos e podem gerar acidentes, e é por isso que ter informações sobre um hospital é tão importante: se alguém se machuca, é essencial que você saiba onde procurar ajuda.

LOCAÇÕES

Liste todas as locações do dia aqui, colocando endereço, horário definido para chegada/saída, e informações sobre as pessoas responsáveis por elas.

ESTACIONAMENTO

Toda locação tem que ter local para que os carros que trazem equipe ou ainda profissionais que vem de carro possam estacionar. É mais interessante que você faça um gerenciamento de quem pode parar e onde, do que pagar estacionamento para todos.

CENA E DESCRIÇÃO DE CENA

Preencha o título da cena, como está no roteiro e faça uma pequena descrição do que essa cena vai retratar. Essa é uma daquelas coisas que realmente ajuda muito a sua equipe a se localizar dentro da produção.

ELENCO

Listar quem do elenco vai estar em cada lugar é importante para que você possa determinar os horários de chegada individuais, por exemplo.

Esse é o momento que você vai pensar se algum dos atores vai precisar de mais tempo na maquiagem ou se ele já pode ir para cena. Isso vai ajudar muito a saber onde direcionar o seu elenco.

HORÁRIOS DE CHEGADA INDIVIDUAIS

Esse é o tipo de item que ajuda muito caso sua equipe seja maior: é melhor fazer o gerenciamento de pessoas que estarão – ou não – dentro do set de maneira individual.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Essa também é uma parte que pode ser útil quando sua equipe é grande: pense, se há muita gente na locação, saber quem são as pessoas chave pode ser muito útil, principalmente quando surpresas acontecem no set.

Essa é uma ficha de Ordem do Dia que cobre boa parte de esquemas de gravação. Na parte II, vamos falar sobre uma versão menor que serve para gravações mais simples ou a para freelancers.

Deixe seu comentário
Share
João Leite

Escritor e redator, formado em Rádio e Televisão pelo Complexo FIAM-FAAM, apaixonado por literatura e observador míope do espaço sideral.