Áudio e Vídeo

O Desafio do Microfone de Lapela

há 4 anos 8 meses

“Lapelar” as pessoas antes de uma gravação pode ser um tanto tricky se você não sabe todos os lugares onde escondê-los.

Colocar o lapela em alguém sem que aquilo fique aparente é quase uma arte, sim?

Quem já é filmmaker há um tempinho sabe: se você está trabalhando com esse tipo de microfone, encontrar um lugar para esconder o equipamento sem que você comprometa a qualidade de áudio pode ser bastante desafiador, principalmente se a roupa de quem vai ser “microfonado” não colabora.

Mas, nesse video, Darious Britt, do D4Darious, te mostra uma série de dicas inteligentes para esconder o lapela nos atores ou modelos que precisam do microfone, bem como mostra como você pode fazer isso e ainda manter o áudio limpo e claro. É só clicar no vídeo abaixo! Não esquece de ligar as legendas ;)

Agora que você já viu o vídeo e os lugares onde você pode escondê-los, vamos ao que interessa.

A questão aqui é que há algumas coisas que trabalham contra você quando o assunto é o microfone de lapela:

  • O ruído indesejado que o microfone produz quando entra em contato com a roupa.
  • Quando o cabo do microfone é manipulado de alguma forma, ele também produz um ruído que não é muito bacana (não é nem um pouco).
  • E o mais óbvio: não há um lugar específico onde ele possa ser escondido.

Por sorte, muito do que o Darious Britt compartilha mostra como lidar com esse tipo de problema.

1. Tenha algum tipo de fita à mão

A menos que você esteja usando o pequeno clipe que costuma vir junto com o microfone, é interessante que você tenha alguma fita adesiva ou algo parecido sempre próximo. Você pode usar fita gaff, fita médica ou qualquer outro tipo de fita que não deixe resíduo — acho que ninguém quer deixar o microfone pra sempre colado no ator. Você pode usar também uma toupée-wearer que é, essencialmente, uma fita dupla-face que fica muito bem na pele — usa-se pra prender, por exemplo, perucas. Ah, uma das dicas é justamente passar um pouco de álcool na área que você vai colar pra remover oleosidades ou resíduos que possam atrapalhar a fixação: isso garante muito mais tempo sem ter que mexer e “recolar” tudo de novo.

2. Como lidar com o cabo do Lapela

Essa é uma das coisas que essencialmente faz seu microfone funcionar e sem as quais a coisa não anda. Porém, ele pode criar ruído que atrapalha a gravação, principalmente se o ator se mexe muito. A solução: criar um “nó de alívio de tensão”. É só fazer uma volta com o cabo (não aperte a conta demais) e isso vai diminuir bastante o som que a fricção ou vibração do cabo possa vir a fazer. Tenha certeza de que você também fixou o cabo com fita da maneira correta para evitar esse tipo de problema.

3. Como colocar o Lapela

Okay, você já pegou sua fita e está tudo certo pra “microfonar” o ator. Você vai simplesmente pegar um pedaço gigante de fita e sair colando no peito de alguém? Não, por favor. Tem outras formas, mais fáceis — e mais humanas — de colocar o lapela. Você pode fazer uns “sanduíches” de gaff tape que é mostrada no vídeo, você pode usar fita dupla face, ou outras combinações que seja mais…sutis. Moleskin Pads, adesivos para evitar o contato de sapatos com calos dos pés, também são uma ótima pedida pra não ficar colando coisas no ator, e é também uma das formas de reduzir o ruído do cabo em contato com as roupas. Rycote Undercovers também ajudam com isso.

Fonte: No Film School

Autor(a) do artigo

João Leite
João Leite

Escritor e redator, formado em Rádio e Televisão pelo Complexo FIAM-FAAM, apaixonado por literatura e observador míope do espaço sideral.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos