Áudio e Vídeo

Mas afinal, o que é som?

Som é o efeito produzido no aparelho auditivo (ouvido) pelas vibrações das moléculas de um meio transmissor”. Para que possamos percebê-lo...

há 4 anos 9 meses

Você sabe o que é som? Temos que:

“É o efeito produzido no aparelho auditivo (ouvido) pelas vibrações das moléculas de um meio transmissor”.

Para que possamos perceber o som são necessários quatro elementos: Corpo Sonoro, Excitador de Vibrações, Meio Transmissor e Órgão Auditivo.

Pegue, por exemplo, um elástico e coloque-o entre seus dedos de maneira que fique bem esticado. Já temos nesse caso nosso “corpo sonoro”. Agora, com a outra mão, toque o elástico com seu dedo, que é o nosso “excitador de vibrações”. Nesse exato momento, você já deve ter ouvido algo, certo? Isso acontece, porque quando o elástico movimenta-se em uma direção, as moléculas de ar, que nesse caso é nosso meio transmissor, são comprimidas e ficam perto uma das outras. Quando o elástico volta acontece justamente o contrário, há uma depressão e as moléculas de ar ficam mais afastadas.

Esse movimento contínuo faz com o que as moléculas continuem sendo empurradas e puxadas gerando, portanto, a vibração. Esse deslocamento das moléculas é muito parecido com o efeito de uma mola. Quando a mola é puxada descomprime, quando volta a sua posição original comprime até completar seu ciclo. É mais ou menos assim que acontece a propagação do som no ar.

Para que possamos ouvir o resultado sonoro do movimento do elástico ou de qualquer outro meio transmissor, é necessário que essas vibrações, que se propagam no ar, atinjam nosso órgão auditivo, em especial o tímpano, que é uma membrana muito sensível em forma de cone que movimenta-se para frente e para trás. Essas vibrações continuam a se propagar por todo o canal, até chegar no nervo auditivo, que enviará impulsos elétricos ao cérebro e interpretará como som.

Autor(a) do artigo

Airton Júnior
Airton Júnior

Professor de áudio no AvMakers, Airton iniciou os estudos de música aos 6 anos de idade. É formado pelo “Conservatório Musical Souza Lima” no Curso Dinâmico de Áudio e Bacharelado em Audiovisual pelo Senac. Como violonista já se apresentou em programas como o “Encontro com Fátima Bernardes” e do TEDx, além de canais do youtube de grande reconhecimento. Como produtor musical, operador de som e mixagem, atuou com diversos nomes muito importantes do cenário nacional.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos