Design

Entendendo sobre combinações de cores

há 4 anos 7 meses

Veremos neste artigo como harmonizar e combinar cores através do círculo cromático e de algumas ferramentas que poderão te auxiliar nessa tarefa.

O círculo de cores (ou color wheel em inglês) é uma representação visual das cores organizadas de acordo com sua relação cromática, sendo os tons primários (vermelho, amarelo e azul) posicionados de maneira equidistantes, e entre eles, as cores secundárias e terciárias resultantes das possíveis combinações. Vamos entender um pouco mais sobre elas:

Cores primárias

As cores primárias são as cores em sua essência básica, as quais não podem ser criadas a partir da mistura de outras.

Cores secundárias

As cores secundárias são aquelas resultantes da mistura de outras duas primárias.

Cores terciárias

Por fim, as cores terciárias são obtidas por uma mistura de matizes primárias e secundárias.

Existem também as cores complementares que se encontram em lados opostos dentro do círculo cromático, além das análogas, aquelas que ficam próximas umas das outras. Confira no exemplo abaixo:

As cores complementares resultam em grandes contrastes pelo fato de não apresentarem pigmentos de cores comuns entre elas. Isso pode se tornar um problema visual, dificultando a leitura e dando a sensação de ilusão óptica. Se utilizadas separadamente, isso obviamente não ocorrerá. Veja um exemplo:

Dentro das cores complementares, temos ainda as complementares divididas, que são as cores vizinhas à cor oposta do círculo cromático e as duplas complementares que são resultantes da combinação de dois pares de cores complementares.

Agora que já vimos como funcionam as combinações dentro do círculo cromático, separei algumas dicas para facilitar a harmonização de cores dentro do seu projeto:

  1. Estabeleça uma cor principal de acordo com o briefing do seu projeto e trabalhe combinações a partir dela.
  2. O branco (presente no centro do círculo) combina com todas as cores, então use e abuse se necessário.
  3. Uma cor sempre harmoniza bem com outras de mesmo tom. Não tenha medo!
  4. Utilize sites para criar combinações caso seja necessário (confira abaixo).
Kule - Adobe Color

O Adobe Color é um excelente site para criar paletas de cores harmônicas. Para isso, basta adicionar os parâmetros de uma cor base e deixar que o site crie um equilíbrio harmônico com outras quatro cores. Você ainda pode salvar sua combinações em bibliotecas próprias e compartilhar com os demais usuários para que possam se inspirar na sua paleta.

Color Palette FX (DICA EXTRA!)

Gostou da harmonização de cores de uma determinada imagem? Com o Color Palette FX é possível descobrir as cores que foram utilizadas assim como o parâmetro (código hexadecimal, RGB ou CMYK) de cada uma delas para que você possa utilizar em seu projeto. Basta fazer o upload do arquivo e ver a mágica acontecer.

Curtiu esse artigo? Então deixe um comentário abaixo! Até a próxima! :)

Autor(a) do artigo

Felipe Moura
Felipe Moura

Designer gráfico há 6 anos, especializado em branding. Formado em Publicidade, Propaganda e Criação pela Universidade Mackenzie de São Paulo.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos