Áudio e Vídeo Cinema

Além de Cidadão Kane: filmes para conhecer o cinema de Orson Welles

Conheça outros grandes filmes dirigidos por Orson Welles, diretor conhecido por sua obra-prima cinematográfica Cidadão Kane.

há 2 anos 10 meses

Se você é cinéfilo ou se interessa pela história do cinema, provavelmente já assistiu ou ouvir falar de Cidadão Kane (1941). O longa, que recém completou 80 anos, foi considerado em diversas listas como o melhor filme já feito de todos os tempos. O que talvez seja o mais surpreendente dessa história é que esse foi o primeiro longa-metragem dirigido por Orson Welles, e estreou quando ele tinha apenas 25 anos. Dá pra imaginar alguém tão novo ter seu primeiro trabalho considerado o melhor filme de todos os tempos?

É claro que essa aclamação veio com o tempo. No Oscar de 1942, Cidadão Kane venceu apenas uma categoria: melhor roteiro, perdendo em todas as outras oito em que concorria: melhor ator protagonista (Orson Welles), melhor direção de arte preto-e-branco, melhor fotografia preto-e-branco, melhor diretor, melhor montagem, melhor trilha sonora, melhor filme e melhor som.

E pelo fato de seu primeiro filme ser considerado sua obra-prima, a extensa filmografia de Welles produzida ao longo de sua vida parece ter sido ofuscada por Kane. Pensando nisso, listamos aqui alguns dos grandes filmes dirigidos por Orson Welles para que você possa conhecer melhor seu trabalho como diretor e ator:


O PROCESSO

Josef K. acorda um dia e se vê com a polícia em seu quarto. Após ser preso e responder a um processo, passa a investigar o motivo de estar sendo investigado. Brilhante e original adaptação de Welles para o romance absurdo de Franz Kafka.

Filme disponível no TeleCine.

Confira a sequência de abertura do filme:


A DAMA DE SHANGHAI

Fascinado pela beleza da Sra. Bannister, o marujo Michael vai trabalhar em um iate e acaba envolvido numa complexa trama de assassinato. Fascinante e polêmico filme noir de Welles com uma das cenas mais famosas do cinema.

Filme disponível no Cinema Livre.

Veja a iconica cena da casa de espelhos:


SOBERBA

Na Indianápolis do final do século XIX, a família Amberson tem dificuldades para lidar com as mudanças a seu redor. Apesar de mutilada pela RKO contra a vontade de Welles, “Soberba” é uma monumental obra-prima e mais uma prova do gênio de seu diretor.

Filme disponível no Cinema Livre.

Confira o trailer do filme:


VERDADES E MENTIRAS

Um possível falso documentário sobre um falsário biógrafo de outro falsário. Mesclando ficção e realidade em uma reflexão complexa sobre a natureza da arte e da ilusão, Welles realiza uma obra-prima atemporal e impressionante.

Filme disponível no iTunes.

Confira o trailer do filme:


Sentiu falta de algum outro trabalho de Orson Welles em nossa lista? Deixe sua sugestão aqui nos comentários, ou em nossas redes - Facebook e Instagram.

Referências: https://www.versatilhv.com.br/

Autor(a) do artigo

Rafael Alessandro
Rafael Alessandro

Professor, coordenador e produtor de conteúdo no AvMakers. Rafael Alessandro é formado em Comunicação, graduando em Cinema e Audiovisual e mestrando em Cinema e Artes do Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos