Áudio e Vídeo

Propriedades Físicas do Som: Duração

A duração é o intervalo de tempo que uma determinada vibração continua propagando após uma única excitação e esse processo compreende 4 estágios, que são...

há 4 anos 7 meses

Vamos aprender a terceira das quatro propriedades físicas do som.

A duração é o intervalo de tempo que uma determinada vibração continua propagando após uma única excitação e esse processo compreende 4 estágios, que são:

Attack (Ataque) - Fase inicial do som. Refere-se ao tempo necessário para que o som atinja seu volume máximo.

Decay (Decaimento) - Fenômeno que acontece logo após o ataque em que há um pequeno decaimento antes do som se estabilizar.

Sustain (Sustentação) - Corresponde ao tempo de duração estável do som.

Release (Repouso ou Relaxamento) - Fase final do som. A intensidade sonora diminui até silenciar completamente.

Uma dica pra você lembrar das 4 fases do som é pensar na sigla ADSR.

Em alguns instrumentos, como o piano, é comum encontrar um pedal chamado sustain que altera a duração do som. Existem pedais para outros instrumentos, inclusive em forma de plugin, em que é possível manipular a duração do som digitalmente.

Além disso, mesmo que inconscientemente, usamos a duração para editar algum instrumento tocado fora do tempo durante o processo conhecido como “quantização”, visto que ao locomover um ou outro transiente para o tempo correto, muitas vezes o som precisa ser prolongado ou encurtado.

Em outras situações, por exemplo, na construção de SFX, em que é comum baixar sons da internet ou bibliotecas com uma duração já determinada, precisamos ajustá-lo para que se encaixe com a imagem. A duração também pode ser utilizada como forma de linguagem para provocar múltiplos sentidos e emoções no corpo humano. Pense, por exemplo, em um filme de terror. Geralmente os sons prolongados estão presente para criar tensão e os sons mais curtos e atacados para dar susto.

Autor(a) do artigo

Airton Júnior
Airton Júnior

Professor de áudio no AvMakers, Airton iniciou os estudos de música aos 6 anos de idade. É formado pelo “Conservatório Musical Souza Lima” no Curso Dinâmico de Áudio e Bacharelado em Audiovisual pelo Senac. Como violonista já se apresentou em programas como o “Encontro com Fátima Bernardes” e do TEDx, além de canais do youtube de grande reconhecimento. Como produtor musical, operador de som e mixagem, atuou com diversos nomes muito importantes do cenário nacional.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos