Carreira

Dicas para divulgar o seu trabalho no Instagram

há 4 anos 8 meses

Neste artigo veremos algumas dicas de como divulgar seu trabalho, seja como filmmaker, fotógrafo ou designer, numa das redes sociais mais aquecidas do momento, o Instagram.

Antes disso, vamos entender através de números, o potencial da plataforma e o quão poderosa ela pode ser.

Comprado pelo Facebook em 2012, hoje o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e possui métricas interessantes a serem analisadas. São algumas delas:

  1. 15 vezes mais interação entre usuário e publicação do que qualquer outra rede social;
  2. 500 milhões de pessoas utilizam a função Story todos os dias;
  3. O Brasil só fica atrás dos Estados Unidos no número de usuários;
  4. Conteúdos em vídeo crescem em média 80% ao ano desde 2017;
  5. Os Young Millenials (usuários nascidos a partir do ano de 2000) gastam até 32 minutos por dia no aplicativo.

Visto a força e o volume de conteúdo e usuários no Instagram, é chegada a hora de listar algumas dicas interessantes para quem pretende ou já divulga os seus trabalhos através da ferramenta.

1. Utilize um perfil comercial

O perfil comercial dentro do Instagram permite ter acesso a métricas importantes para que você possa avaliar seu conteúdo e tomar decisões. Tais como número de novos seguidores, impressões e alcance do conteúdo no período dos últimos 7 dias. É possível até mesmo saber quais as hashtags trouxeram maior número de visualizações à publicação através de pesquisas feitas no Instagram.

2. Capriche nas Hashtags

As hashtags são as famosas “palavras-chave” precedidas da cerquilha (#), que surgiram lá em 2007, no Twitter. É através delas que muitas pessoas chegarão até a sua foto ou perfil no Instagram, por isso capriche!

Existem dois tipos de hashtags. São elas:

Short tail

São palavras-chave menores e mais amplas que por consequência trarão maior fluxo de acesso. Alguns profissionais sugerem que elas representem 20% das hastgas utilizadas na postagem.

Exemplo: #fotografia #design #filmes #cinema

Long tail

Essas são as palavras-chave mais específicas e que deverão representar os outros 80% das hashtgs. Elas trarão, é claro, menor fluxo de acessos, porém muito mais qualificados.

Exemplo: #FotógrafoNewBorn #DesignDeMarcas #CinemaBrasileiro

Para encontrar as melhores hashtags ou as mais utilizadas do momento, você pode usar o app LeeTags ou o site AllHashtag

3. Interaja com outros perfis

Procure por perfis grandes (quanto mais seguidores, melhor) do seu nicho e interaja com eles, fazendo comentários relevantes nas publicações. Isso certamente trará algumas dezenas de seguidores diariamente. Esse deve ser um trabalho contínuo e diário que certamente dará resultado.

4. Se identifique através do seu nome de usuário

Para que a dica anterior possa funcionar ainda melhor, é intessante que você identifique sua profissão no nome do seu usuário. Através dele, as pessoas saberão qual é a atividade exercida por você assim que o verem no campo de comentários.

Alguns exemplos: @seunomefotos, @seunomedesigner, @seunomefilmmaker

5. Crie conteúdo relevante

As pessoas não passarão a te seguir ou permanecerão te acompanhando se você não entregar algo relevante para elas. Compartilhe conteúdos bem elaborados, preocupe-se com a aparência da sua timeline e com a recorrência das suas postagens.

Para se organizar e criar uma agenda de postagens programadas, existem sites como Etus e mLabs por exemplo, que possuem funções bastante interessantes para o gerenciamento da sua conta no Instagram.

6. Aumente o engajamento com seu público

A função Story é um grande aliado quando o assunto é engajamento. Segundo um levantamento feito pela mLabs (fevereiro de 2018), a média de visualizações dos Stories de perfis com até 10 mil seguidores é de 2,5%, ou seja, média de 2,5% dos seguidores irão visualizar seu conteúdo. Há quem diga que o uso de funções nativas da ferramenta como stickers, gifs, enquetes e campo para perguntas pode aumentar ainda mais o alcance.

Gostou do conteúdo? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário abaixo ;) Até a próxima!

Autor(a) do artigo

Felipe Moura
Felipe Moura

Designer gráfico há 6 anos, especializado em branding. Formado em Publicidade, Propaganda e Criação pela Universidade Mackenzie de São Paulo.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos