Áudio e Vídeo

Os 7 melhores softwares de edição de vídeos

Conheça os melhores softwares para edição de vídeos disponíveis no mercado. Entenda suas diferenças, prós e contras.

há 6 anos 6 meses

Talento e técnica são essenciais para que um editor consiga ter bons resultados com seus vídeos. Porém, contar com os programas certos ajuda na hora de fazer uma montagem de qualidade. Para isso, é necessário conhecer os melhores softwares para edição de vídeos disponíveis no mercado.

Atualmente, existem diversas opções de programas voltados aos diferentes perfis de editores. Eles vão desde os básicos e fáceis de serem utilizados até os mais avançados, que são recomendados para trabalhos mais elaborados. A escolha por um deles depende de sua habilidade, necessidade e possibilidade de investimento.

Dentre essa gama de opções disponíveis, alguns programas se destacam no mercado de trabalho. Para facilitar a escolha de um deles, preparamos uma lista com os 6 melhores softwares para edição de vídeos. Acompanhe os próximos parágrafos e saiba mais!

1. Adobe Premiere Pro

Um dos softwares mais conhecidos do mercado, o Adobe Premiere Pro é considerado um dos programas preferidos dos editores.

Os profissionais da área gostam do Premiere porque ele conta com um pacote completo de recursos, efeitos e tecnologias.

O seu grande diferencial em relação aos concorrentes é a sua integração com os demais programas do pacote Adobe, através do Creative Cloud, que conta com softwares importantes para produção audiovisual, como Audition, After Efects e Photoshop.

Isso permite que o usuário conte com um kit completo de ferramentas que serão usadas em todas as etapas de pós-produção do audiovisual.

Prós:

  • Popular no mercado de trabalho
  • Funciona mesmo em computadores com configurações simples
  • Faz parte de um pacote de ferramentas integradas

Contras:

  • Pagamento mensal

2. Final Cut Pro X

A Apple é considerada por muitos como sinônimo de qualidade, porém, o lançamento da versão X do Final Cut decepcionou os profissionais do audiovisual. Apesar disso, as versões recentes do software resgataram a boa imagem da empresa.

Por funcionar apenas em computadores Mac, é uma excelente pedida para os usuários que apreciam produtos com a marca Apple.

A sua qualidade é atestada pelo grande uso por parte de estúdios de cinema e TV. O software oferece uma variedade de plugins e efeitos, o que abre mais possibilidades para a edição de vídeos.

A exemplo disso, temos o software irmão Motion 5. O programa é uma ferramenta de animação que facilita a criação de títulos (seja em 2D ou 3D), além de transições e efeitos realistas em tempo real.

O Final Cut também permite a utilização de até 99 canais simultâneos de áudio e vídeo. Nesse processo, ele tem um comportamento diferente dos demais encontrados no mercado, sobretudo por usar um sistema de edição magnética bastante interessante.

Prós:

  • Interface e usabilidade amigável
  • Preço acessível e pago sem mensalidade

Contras:

  • Apenas para MAC

3. DaVinci Resolve

O software de edição profissional que mais evolui no momento, ganhador na categoria de melhor software de 2017 no NAB Awards, o DaVinci Resolve conta com a melhor plataforma de colorização, e ferramentas de edição rápidas e intuitivas. .

Um dos grandes diferenciais do programa é a sua página de color, que oferece diversas ferramentas de colorização profissional, como controles primários sensíveis, 6 tipos de curvas, recortes HSL, 3D, máscaras, traqueamento, controle avançado de fluxo de tratamento através de nós, galeria de ajustes e muito mais.

O DaVinci Resolve conta com uma versão gratuita, que oferece bons recursos capazes de atender as necessidades da maioria dos profissionais do setor. Já sua modalidade paga oferece algumas vantagens adicionais, como efeitos e filtro de redução de ruído.

Prós:

  • Melhor software para coloristas
  • Versão gratuita completíssima

Contras:

  • Necessita de um computador com boa performance

4. Avid Media Composer

Um dos programas mais conhecidos no setor audiovisual ― sendo, inclusive, utilizado na montagem de diversos filmes vencedores do Oscar ―, o Avid é também um dos mais conceituados.

Essa fama é justificada por ele ter sido o primeiro software de edição digital e por contar com uma estabilidade grande, o que o torna bastante confiável.

O Avid é bastante usado por emissoras e redes de TV, produtoras de vídeo e estúdios de cinema. Porém, devido à sua complexidade, não é recomendado para iniciantes e exige muita dedicação do editor.

Apesar disso, o programa conta com ferramentas que permitem um trabalho que vai além do vídeo. Ele possibilita o compartilhamento de projetos, a criação de workflows e a fácil distribuição de tarefas entre uma mesma equipe.

Prós:

  • Software extremamente estável
  • O software mais usado no cinema internacional

Contras:

  • Interface arcaica de difícil aprendizagem
  • Pagamento mensal

5. Sony Vegas Pro

Muitos softwares apostam em grande variedade de recursos para oferecer uma boa experiência aos seus usuários. O Sony Vegas Pro também conta com todas as ferramentas para edição e se destaca por ser bem fácil de operar.

Não à toa, é um dos softwares de entrada preferidos por quem está começando na edição, principalmente para quem que iniciar trabalhos com o YouTube.

No entanto, isso não quer dizer que o programa deixe a desejar em qualidade. O software une interface simples e intuitiva com eficiência na edição.

Disponível apenas para Windows, o Sony Vegas Pro facilita a integração de equipes de edição, pois conta com um sistema de exportação de alta capacidade e um app — o Vegas Pro Connect — que ajuda no compartilhamento via tablet.

Prós:

  • Fácil aprendizagem
  • Funciona mesmo em computadores com configurações simples

Contras:

  • Faltam algumas ferramentas de pós produção

6. Edius

O Edius é um dos programas mais comuns de serem utilizados em emissoras de TV. Essa popularidade na televisão se deve ao seu sistema de edição multicâmera, que é apontado por especialistas da área como mais rápido e com mais recursos do que outros softwares concorrentes.

Outro ponto bastante favorável ao Edius são os recursos de edição rápida, que permitem obter mais resultados em menos tempo, facilitando a criação e a entrega de trabalhos atraentes e de boa qualidade.

Além disso, o software é bastante eficiente na conversão e renderização dos vídeos.

Prós:

Sistema multicâmera e broadcast

Contras:

  • Burocracia de compra
  • Pouco usado no mercado nacional

7. Power Director (mobile)

Nos dias de hoje todo mundo tem um celular, e assim pode produzir seus próprios conteúdos em vídeo com muita facilidade e em qualquer lugar.

Se você pretende editar vídeos para compartilhar nas mídias sociais e não tem acesso a um computador o Power Director é uma excelente opção! Este APP para edição de vídeo fornece muita flexibilidade e opções na hora de finalizar seus vídeos direto no celular, há desde efeitos, transições, paineis para mixagem de som até controle de slow/fast, tudo na palma da mão.

Prós:

  • Baixo custo
  • Edição de vídeos direto no celular

Contras:

  • Somente duas opções de formato, 16x9 ou 9x16

  • Disponível apenas para Android.

Concluindo

Por fim, vale mencionar que antes de adquirir algum destes softwares, é preciso buscar conhecimento para escolher a ferramenta mais adequada para o seu perfil.

Além disso, estude sobre montagem, indo além da ferramenta; linguagem, ritmo e narrativa são os alicerces da edição de vídeo. Treinar o olhar e desenvolver o entendimento sobre produção audiovisual são essenciais para que qualquer pessoa consiga se destacar e fazer trabalhos únicos.

E então, gostou deste artigo sobre os melhores softwares para edição de vídeos disponíveis no mercado? Entre em contato com o TreinaWeb e saiba mais sobre o mercado de produção audiovisual e como dominar todos esses programas. Veja também todos os nossos cursos de audiovisual.

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos