Áudio e Vídeo

Microfone Condensador: O que é e quando usar?

O microfone condensador funciona pela capacitância gerada por duas placas paralelas que não possuem contato entre si. A pressão sonora movimenta...

há 4 anos 7 meses

Você já deve ter ouvido ou lido muitas vezes sobre microfone condensador, mas afinal o que é esse microfone e como ele funciona?

Todo microfone é um transdutor, ou seja, um mecanismo capaz de converter um tipo de energia em outra. Ele capta a energia acústica, em outras palavras a vibração, e a traduz em energia elétrica. Essa conversão pode mudar um pouco de acordo com o tipo de microfone e por isso iremos dividi-los de acordo com suas categorias.

Áudio Digital - Elementos Básicos do Som
Curso Áudio Digital - Elementos Básicos do Som
Conhecer o curso

Esse microfone funciona pela capacitância gerada por duas placas paralelas que não possuem contato entre si. A pressão sonora movimenta o diafrágma e este movimento muda a capacitância do circuito, criando uma tensão variável como saída. Esse tipo de microfone necessita de alimentação externa, mais conhecida como “Phantom Power”.

Essa carga pode ser encontrada geralmente em mesas de som e gravadores com o símbolo +48V e é responsável por carregar os capacitores. Alguns modelos usam outros tipos de corrente, como por exemplo, +24V e é importante estar atento a isso, mas a grande maioria utiliza a carga padrão que é +48V.

Por esse motivo tornam esse tipo de microfone bastante sensível, o que aumenta também a sua resposta de frequências. É comum utilizar esse tipo de microfone em situações que se deseje obter bastante detalhe da fonte sonora ou até mesmo manter uma maior distância dela para fazer a captação. Na música, geralmente é mais comum ver esse tipo de microfone em estúdios de gravação, que é um ambiente controlado, do que em shows ao vivo, mas nada disso é regra!

Na indústria audiovisual esses microfones são facilmente encontrados em microfones para câmera, lapela e shotgun. Alguns modelos podem ser alimentados por pilha e até mesmo baterias internas que podem ser carregadas via usb.

Autor(a) do artigo

Airton Júnior
Airton Júnior

Professor de áudio no AvMakers, Airton iniciou os estudos de música aos 6 anos de idade. É formado pelo “Conservatório Musical Souza Lima” no Curso Dinâmico de Áudio e Bacharelado em Audiovisual pelo Senac. Como violonista já se apresentou em programas como o “Encontro com Fátima Bernardes” e do TEDx, além de canais do youtube de grande reconhecimento. Como produtor musical, operador de som e mixagem, atuou com diversos nomes muito importantes do cenário nacional.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos