Áudio e Vídeo Fotografia Cinema

Mapa da Dramaturgia Visual

há 3 anos 9 meses

Existem diversas escolhas que um fotógrafo de cinema precisa definir durante a complexa fase de planejamento de um filme. Como a relação de contraste influenciará na carga dramática da cena? Que tipo de tensão queremos causar através da fotografia? Como a direção e qualidade da luz ajudarão a criar essa tensão? Como será retratada a relação do personagem com o espaço? Que movimentos de câmera poderão contribuir na construção da narrativa? Que aspectos irão motivar a colorimetria, e como a ambientação pode influenciar na decisão desses e outros parâmetros?

Essas e muitas outras decisões podem ser desafiadoras para diretores de fotografia iniciantes ou experientes, mas independente do tipo de roteiro, quanto mais organizadas estiverem essas definições, maior segurança o Diretor de Fotografia terá em relação às suas escolhas.

Pensando nisso, o renomado Diretor de Fotografia João Castelo Branco, que também é responsável pelos cursos de direção de fotografia no portal AvMakers, criou o Mapa da Dramaturgia Visual, onde ele sintetizou, com base em sua experiência de mais de vinte anos de atuação no mercado cinematográfico, um esquema com os principais aspectos técnicos e orientações conceituais que impactam na carga de dramaticidade e norteiam o fotógrafo durante a construção da estética visual de um filme, e nós disponibilizamos esse documento para você baixar aqui.

Autor(a) do artigo

Fernanda Simões
Fernanda Simões

Fotógrafa e Videomaker no AvMakers, Fernanda é graduada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Comunicação Audiovisual pela PUC PR. Trabalha com produção audiovisual desde 2007, entre produções publicitárias, institucionais, EAD e Making Of para cinema, videoclipe e demais projetos audiovisuais. Isso tudo quando não está cuidando do Gael ou correndo atrás do Astolfo.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos