Design

Ferramenta ajuda designers a encontrarem a fonte tipográfica ideal

A intenção desse artigo não é exatamente dar dicas sobre como escolher determinada tipografia para determinado projeto, mas sim facilitar um pouco essa etapa, que aliás é um muito importante.

há 7 anos 5 meses

Encontrar referências em design é sempre uma etapa crucial no desenvolvimento de qualquer projeto. Com o avanço da internet, felizmente isso acabou se tornando cada dia mais fácil. Sites como Behance e Pinterest reúnem milhares e milhares de trabalhos inspiradores.

No entanto, uma barreira encontrada por muitos profissionais ainda hoje é: qual a fonte tipográfica utilizar para meu trabalho?

A intenção desse artigo não é exatamente dar dicas sobre como escolher determinada tipografia para determinado projeto, mas sim facilitar um pouco essa etapa, que aliás é um muito importante. Afinal, uma fonte bem escolhida pode dar ainda mais qualidade a um trabalho.

Motion 5 - Primeiros Passos
Curso Motion 5 - Primeiros Passos
Conhecer o curso

O site http://wordmark.it já está no ar há algum tempo, mas ainda é desconhecido por grande parte das pessoas que se interessariam pela sua proposta. A página basicamente reune todas as fontes instaladas em seu computador e apresenta como uma frase ou palavra ficaria escrita com cada uma delas, de maneira simples e com ferramentas bastante intuitivas. Basta inserir o texto e clicar em “load fonts”.

Uma lista com a sua palavra será exibida instantaneamente com as diversas opções de fontes tipográficas existentes no seu computador. Dessa maneira, a escolha pela fonte se torna muito mais visível e consequentemente mais simples. Existem ainda algumas opções como caixa da fonte, opções de positivo e negativo, tamanho, número de exibições das opções por página e um filtro que possibilita salvar, imprimir e compartilhar suas seleções.

Em uma comparação rápida com o Adobe Illustrator por exemplo, percebe-se que a escolha da tipografia se torna um pouco menos amigável.

Essa ideia, é claro, só poderia ter surgido da cabeça de um designer, mais conhecido como Fahri Özkaramanlı, um turco que certamente passou por essas dificuldades antes de criar o Wordmark.it.

Gostou da dica? Então aproveite-a e bons trabalhos! :)

Final Cut Pro - Fundamentos básicos
Curso Final Cut Pro - Fundamentos básicos
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Felipe Moura
Felipe Moura

Designer gráfico há 6 anos, especializado em branding. Formado em Publicidade, Propaganda e Criação pela Universidade Mackenzie de São Paulo.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos