Fotografia Design Color Grading

Entenda o que é Color Management (Gerenciamento de Cor) e a sua importância

há 4 anos 7 meses

Você já passou por uma situação em que a cor do projeto que você está trabalhando não reproduz da maneira que você imaginava em outra mídia?

Por exemplo um vídeo que você coloriu, uma foto que você tratou, não exibe da mesma maneira em outra tela ou após impresso.

Calibração

Essa é uma situação comum, afinal cada equipamento tem uma tecnologia diferente e é produzido por fabricantes diferentes, dessa forma reproduz as cores de maneiras diferentes. Porém existem técnicas e ferramentas para evitar ou minimizar este problema e é disso que trata o Color Managment.

Color Management ou Gerenciamento de Cores é a combinação de uma série de processos, equipamentos e softwares com a intenção de medir e alterar de maneira precisa a reprodução de cor de um dispositivo para manter a consistência de cor entre este e outros dispositivos.

A intenção do gerenciamento de cores é padronizar ou pelo menos aproximar a maneira que as cores são reproduzidas através de equipamentos distintos.

Color Managment (Gerênciamento de Cor)

Por exemplo, você tem um monitor no qual você trata suas fotos e na sequência você deseja imprimir elas numa impressora, através do gerenciamento de cor você pode garantir que as informações RGB do seu monitor sejam convertidos corretamente para o modo e o perfil de cor da sua impressora. Ou então você pode gerar um perfil de cor desta impressora para emular essas cores em seu monitor.

Convertendo Perfil Converção de perfil RGB para CMYK no Photoshop

Através de softwares como Photoshop e o DaVinci Resolve você pode controlar de maneira bem precisa o tipo de cor e o comportamento do seu projeto desde a criação até a exportação final. Porém de nada adianta se o seu monitor de trabalho também não estiver calibrado e exibindo as coisas corretamente.

Então um bom processo de gerenciamento de cores começa através da calibração de seu display ou criação de um perfil de cor da sua impressora.

Durante essa calibração um colorímetro irá analisar as cores reproduzidas pelo seu equipamento e enviar essas informações para o software que irá criar uma tabela de cores do que é reproduzível por este equipamento. No caso do monitor, irá criar um perfil ICC com a intenção de regular as cores para que se aproxime de um espaço de cor padrão, e no caso da impressora irá criar um perfil que você pode utilizar para emular essas cores no software de tratamento de imagem.

Calibração de monitor e impressora

A segunda etapa é escolher corretamente o modo de cor e o perfil de cor de trabalho dentro do seu software de tratamento.

No Photoshop você pode configurar o modo de cor durante a criação do documento e pelo menu Editar nas opções de gerenciamento. Você pode definir o perfil do projeto além do perfil padrão de trabalho em seu sistema.

Opções de gerenciamento de perfil Menu Edit no adobe Photoshop

No DaVinci Resolve você pode escolher isso nas configurações do projeto na seção e gerenciamento de cor.

Gerenciamento de cor no DaVinci Gerenciamento de cor no DaVinci Resolve

É importante também garantir que na exportação, o espaço de cor correto está associado ao seu arquivo para que esse possa ser exibido corretamente em sua mídia ou impresso.

Exportação de imagem no Photoshop Exportação de imagem com perfil anexado

Gerenciamento de cor é um processo complexo então é importante que você continue seus estudos entendendo um pouco mais sobre modo de cor, espaço de cor e os fluxos de gerenciamento de cor para sua mídia de trabalho.

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos