Fotografia Design

Descubra o que são Perfis de Cor e onde são utilizados

Você tem dúvidas do que é espaço de cor, perfil de cor, sRGB, REC709, XYZ e outras siglas estranhas? Nessa artigo você vai entender sobre tudo isso!

há 4 anos 8 meses

Espaço de cor é uma estrutura que permite a reprodução e representação de cores. O espaço de cor pode ser apresentado através de uma tabela de cores físicas como é o caso do Pantone ou uma estrutura matemática para delimitação de um padrão de cor digital como é o caso do perfil de cor sRGB, por exemplo.

Pantone

Com a utilização de espaço de cor podemos gerenciar de maneira precisa os limites, o comportamento e o alcance de cor de um projeto, seja ele gráfico ou audiovisual.

Esta é uma ferramenta muito importante para Color Management, que é o gerenciamento de cores através de dispositivos.

Por exemplo, ao exibir uma imagem fotográfica no monitor de computador este utiliza o modo de cor RGB, por ser uma cor luz, porém ao imprimir utilizamos o modo de cor CMYK, que é utilizado para cor pigmento. Utilizando um perfil de cor podemos emular e delimitar a foto que estamos tratando no computador para que ela opere semelhante ao resultado da impressora que iremos utilizar.

Amostra de cor

Podemos dividir os espaços de cor em algumas categorias diferentes de acordo com seus objetivos, como por exemplo:

Espaço de referência

Espaços de cor como CIE xyz (1931), tem um intuito de representar as cores percebidas pelo olho humano. Geralmente são utilizados como referências em demonstração de utilização de outros espaços de cor.

XYZ

Espaço de trabalho

Alguns espaços de cor servem como padrão para um tipo de trabalho como por exemplo o espaço sRGB utilizado como padrão para o Web, e o espaço REC709 e que é o padrão para o vídeo atual.

sRGB

Espaços de Calibração

Esses espaços tem como intuito representar as cores alcançadas por um determinado equipamento seja este um monitor, câmera ou impressora.

Podemos utilizar um hardware para calibração e criação de um perfil de cor .icc, que é utilizado para exibição correta da imagem em um display.

Calibração de cor

Ou para emular e enviar as cores de uma impressora em um software de tratamento de imagem antes de imprimir.

Amostra de Cor no Photoshop Habilitar simulação no Photoshop

Escolher corretamente o espaço de cor dentro de softwares como o Photoshop e o DaVinci Resolve é uma etapa essencial antes de dar início ao tratamento ou a exportação do projeto, pois assim você irá determinar os limites e o modo de operação de cor daquele projeto e depois a sua adaptação a mídia onde será publicado.

Perfil Adicionar perfil de cor no Photoshop

DaVinci Color Managment Configurar o perfil de cor no DaVinci

Tanto aqui no nosso blog quanto nas aulas no portal você encontra outras aulas onde nós aprofundamos sobre o uso de perfis de cores dentro de cada software.

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos