Áudio e Vídeo

DaVinci Resolve 14: por que ficar de olho no editor de vídeos da Blackmagic?

O DaVinci Resolve vem ganhando importância no mercado audiovisual devido à sua capacidade de edição de vídeos, correção de cores e mixagem tudo num único software.

há 6 anos 6 meses

A Blackmagic está à frente com o software gratuito de edição profissional mais avançado do mercado: o DaVinci Resolve 14. Esse software de pós-produção audiovisual vem ganhando cada vez mais espaço no mercado devido à sua capacidade de edição de vídeo, correção de cores e ferramentas de áudio. Tudo em uma única aplicação.

Os recursos extremamente avançados são disponibilizados gratuitamente na versão free do DaVinci Resolve 14 com opção para Mac, Windows e Linux. Há também a versão Studio, que contém diversos efeitos adicionais além de um poderoso filtro anti-ruído.

A atualização do DaVinci Resolve 14, lançada em setembro/17, inclui a junção das ferramentas de áudio da Fairlight, novos efeitos, diversas melhorias para edição de vídeo, e desempenho até 10 vezes mais rápido do que antes.

Principais ferramentas oferecidas pelo DaVinci Resolve 14

Edição dinâmica

O DaVinci Resolve 14 suporta reprodução instantânea de alto desempenho que permite uma edição suave, rápida e precisa, mas claro que depende da configuração adequada de hardware. Além de possuir uma interface responsiva e intuitiva, excelente para editores experientes e até mesmo para iniciantes.

A sobreposição de áudio permite que o usuário visualize simultaneamente a forma de onda e o videoclipe no Source Viewer, de forma a ser possível marcar os clipes que serão usados na edição, sem dificuldades.

As ferramentas de cortes são avançadas, sensíveis ao comando do mouse e a diversos atalhos que agilizam o processo de edição. É possível cortar vários clipes e inclusive acertar ao vivo, durante a reprodução em loop, para edições mais precisas. Qualquer tipo de edição é suportada: inserir, substituir, ajustar para preencher, Three-Point Editing e Four-Point Editing, entre outros.

A nova ferramenta de bloqueio de posição evita que os clipes se movam acidentalmente, no entanto permite que o clipe possa ser selecionado e customizado através da personalização de suas propriedades.

A edição de imagens de várias câmeras em tempo real permite edição sincronizada de áudio e vídeo, igual aos diversos softwares de edição disponíveis no mercado, mas vai além disso, possibilitando também os cortes independentes, controlando áudio e vídeo separadamente. Os ângulos podem ser sincronizados com base em timecode e por waveform.

Os efeitos não ficam por menos. Com o DaVinci Resolve 14 Stúdio o usuário tem disponível uma grande variedade de filtros, como refinamento de faces, removedor de dead pixels, grãos de filme, removedor de ruídos e muito mais.

DaVinci Resolve Fusion - Motion Graphics e 3D
Curso DaVinci Resolve Fusion - Motion Graphics e 3D
Conhecer o curso

Correção de cores avançada

As ferramentas de correção de cores permitem manipular a luz e a cor de maneira deslumbrante, não encontrada em nenhum outro softwares de edição e pós-produção. O DaVinci Resolve 14 possui um enorme espaço interno de tonalidades, capaz de produzir imagens com qualidade 32 bits com gerenciamento de cores completo e aceleração GPU.

Os controles de contraste e deslocamento de cor são impecavelmente sutis e precisos. Os usuários gostarão dos controles avançados de ajuste primário, em que rapidamente pode-se ajustar a luminância e balanço RGB de forma global ou em áreas tonais específicas.

O editor de curva permite que o usuário modele rigorosamente a luminância com ajuda do conta gotas para seleção precisa da área tonal. Porém o Resolve possui 6 controladores de curva distintos, viabilizando, além do ajuste de luminância, que o usuário possa controlar também a matiz e a saturação.

Não podiam ficar de fora as ferramentas de correção secundária, como máscaras, traqueamento, recorte HSL, além de rastreadores 3D, que permitem seguir partes específicas de uma imagem, conforme o movimento ao longo do tempo.

O DaVinci Resolve 14 apresenta também uma gama de recursos de processamento de imagem RAW e HDR para trabalhar formatos de cores amplas, diversos controles de organização e fluxo de trabalho, como nós de ajustes, grupos, versões, galerias, Shot Match e controle, e muito mais, o que torna a experiência de color grading completa.

Direção de fotografia - Coordenação da Colorização
Curso Direção de fotografia - Coordenação da Colorização
Conhecer o curso

Áudio de Cinema

Na versão 14 as ferramentas de áudio do Resolve foram repaginadas e foi adicionado um módulo de trabalho totalmente novo, o Fairlight, com um enorme conjunto de ferramentas de gravação, edição, mistura, acabamento e masterização. É conduzido por um motor de áudio de baixa latência de última geração, projetado para lidar com até 1000 faixas de áudio de 24 bits.

Os novos recursos de suporte de áudio 3D possibilitam o trabalho com formatos espaciais, como 5.1, 7.1, Dolby, matriz multidimensional e, inclusive, 22.2.

Segundo Grant Petty, CEO da Blackmagic Design, “existem ferramentas fantásticas, mas são ferramentas da indústria da música. Essa é a cultura das ferramentas de áudio nessa indústria. Sentimos que esse era o grande problema a resolver, não queríamos ter de exportar nosso projeto, enviá-lo para um cara da indústria da música e, em seguida, trazê-lo de volta”.

O DaVinci Resolve 14 e a colaboração multiusuário

No workflow comum, os editores de vídeo, áudio e coloristas precisavam trabalhar de maneira independente, cada um em um software, e dependendo do término completo da edição de vídeo para poder iniciar os trabalhos de colorização e mixagem de áudio. Com o DaVinci Resolve todos podem trabalhar juntos, no mesmo projeto, simultaneamente, desde que o projeto esteja em uma rede de computadores. Essa é uma das grandes inovações do software, garantindo mais agilidade na produção audiovisual.

Logger - Gerenciador de mídia em pequenos projetos
Curso Logger - Gerenciador de mídia em pequenos projetos
Conhecer o curso

Melhor software de 2017 no NAB Award

O DaVinci Resolve 14, que muitos julgavam ser apenas mais uma atualização do software, surpreendeu a todos no lançamento na NAB 2017, ganhando o prêmio na categoria de melhor software de 2017 no NAB Award.

Segundo Grant Petty, “Com essa nova versão, não queremos fazer uma atualização incremental. Queríamos fazer um grande salto e abrir novos caminhos.”

O DaVinci Resolve 14 é a revolução completa na pós-produção, como se existissem três aplicativos de ponta em apenas um.

Gostou do nosso artigo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do setor!

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos