Cinema

Confira quais são as melhores animações da história do cinema

Preparamos um top 10 com as melhores animações do cinema. Os critérios usados foram: sucesso, comentários dos espectadores e exploração das marcas.

há 6 anos 6 meses

Faz algum tempo que os filmes de animação já não são considerados meras produções engraçadinhas e voltadas exclusivamente para crianças.

Atualmente, esse tipo de filme tem ganhado a atenção de jovens e adultos, e muitos longas-metragens têm proporcionado reflexões e lições de vida sobre os mais variados assuntos do cotidiano.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ibope em 2016, esse gênero de filmes é o terceiro mais acompanhado nos cinemas, perdendo apenas para ação e comédia. Isso prova a relevância que tem para a sétima arte e, principalmente, para o público de forma geral.

Preparamos um top 10 com as melhores animações da história do cinema. É claro que fazer uma lista desse tipo é algo subjetivo, por isso, os critérios usados foram sucesso de público, comentários de espectadores nos principais sites sobre cinema e a exploração das marcas na mídia. Acompanhe!

Final Cut Pro X - Edição de Vídeo
Curso Final Cut Pro X - Edição de Vídeo
Conhecer o curso

10. Divertidamente (2015)

A história se passa basicamente dentro da cabeça de Riley, uma garotinha de 11 anos que, ao enfrentar mudanças significativas em sua vida, acaba se deparando com vários sentimentos diferentes. Os personagens do filme são as próprias emoções de Riley: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho.

O filme detém a marca de 11 prêmios, entre eles, o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Animação.

9. Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Um dos clássicos do cinema, de autoria dos Irmãos Grimm, o filme conta sobre o sentimento de inveja e ódio que a Rainha Má tem por sua enteada, Branca de Neve, a ponto de mandar matá-la e depois envenená-la só para se tornar a mais bela do reino.

Em 1939, Walt Disney recebeu da Academia um Oscar Honorário pelo ótimo serviço prestado como produtor dessa adaptação dos contos de fada para a sétima arte.

8. Up: Altas Aventuras (2009)

Um vendedor de balões chamado Carl Fredricksen está quase perdendo a casa onde morou a vida toda com a finada esposa Ellie. Após um problema ocorrido no bairro, Carl vira uma ameaça e é obrigado a ser internado; contudo, para que isso não aconteça, ele resolve fugir colocando balões em sua casa com o objetivo de fazê-la voar.

Uma das curiosidades envolvendo o filme é que uma réplica da casa de Carl e Ellie foi construída em Utah, nos Estados Unidos, custando o valor de 400 mil dólares.

7. Shrek (2001)

Animação baseada no livro homônimo de William Steig, o ogro mais famoso do cinema conquistou crianças e adultos em todo o mundo. Shrek mora em um pântano e vê sua paz ser interrompida pela invasão dos personagens de contos de fada que foram expulsos de seus reinos. Sendo assim, ele precisa fazer um acordo com o Lorde Farquaad para retomar sua vida tranquila.

Foi o primeiro filme a ganhar o Oscar de Melhor Animação, categoria que só começou a ser premiada de forma exclusiva a partir de 2002.

6. Meu Malvado Favorito (2010)

Gru, após ver que a concorrência na vilania está forte, resolve arquitetar um plano para roubar a Lua. Conta com a ajuda dos graciosos Minions e do cientista Dr. Nefário para tentar realizar essa façanha. Só que o malvado Gru não esperava que no meio do caminho estariam as três órfãs Margo, Agnes e Edith.

Inúmeros produtos foram criados após o filme, como camisetas, ursinhos de pelúcia, brinquedos e até mesmo jogos. Os pequenos Minions são, até hoje, um símbolo quando se menciona essa animação, e ganharam até um filme próprio em 2015.

5. Monstros S.A. (2001)

O filme narra as aventuras de Sully e Mike, os melhores assustadores de crianças da empresa Monstros S/A, localizada em uma realidade paralela. Entretanto, uma menininha apelidada de Boo acaba entrando nesse universo de monstros, e é aí que começam os problemas da dupla heroica.

Foi realizado um crossover bem interessante nos quadrinhos sobre o filme, contando com a participação do menino Sid, de Toy Story.

4. Procurando Nemo (2003)

Quando o pequeno peixe-palhaço Nemo se perde da turma da escola e acaba sendo resgatado por mergulhadores marinhos, seu pai resolve fazer uma busca incessante para encontrar seu filho, tendo a companhia da adorável, desmemoriada e fluente em baleiês Dory.

No Brasil, esse longa-metragem alcançou a incrível marca de quase 5 milhões de espectadores. O spin-off, intitulado Procurando Dory, foi um dos termos mais procurados no Google no ano passado.

3. Frozen: Uma Aventura Congelante (2013)

Anna, em companhia de Kristoff e sua rena Sven, vai em busca de sua irmã Elsa, rainha cujos poderes mágicos acabaram condenando o reino de Arendelle a enfrentar um período de inverno sem término aparente.

A animação ostenta a incrível marca de mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria, se tornando o filme do gênero mais visto nos cinemas.

2. Toy Story (1995)

Esse filme foi um marco na história do cinema, da Pixar e, consequentemente, na vida do visionário Steve Jobs, um dos criadores do estúdio. A história se passa entre os brinquedos do garoto Andy que, ao ganhar de aniversário o tripulante espacial Buzz Lightyear, deixa os demais brinquedos preocupados, principalmente o Xerife Woody.

Os outros dois filmes da franquia, lançados em 1999 e 2010, também obtiveram muito sucesso, com enredos comoventes que envolvem amizade e respeito.

1. O Rei Leão (1994)

Simba é apresentado para todos da selva como o herdeiro do leão Mufasa, entretanto, seu tio Scar tenta de todas as formas arruinar a felicidade que existe no reino, afastando o pequeno Simba de sua família. Acompanhado de Timão e Pumba, Simba cresce e percebe que precisa retomar o lugar que é seu por direito.

Entre os muitos prêmios conquistados pelo filme, estão o de Melhor Trilha Sonora e o de Melhor Canção Original. Composta por Elton John e Tim Rice, a canção Can You Feel the Love Tonight continua fazendo sucesso até hoje.

Recentemente, a Disney anunciou que fará uma versão live action desse grande clássico do cinema, prevista para chegar às telonas em junho de 2019.

Como dissemos, fazer uma lista dos melhores filmes é uma escolha subjetiva e, para não deixar de citar, fica aqui uma menção honrosa para A Bela e a Fera, A Viagem de Chihiro, Wall-E, Como Treinar o Seu Dragão, Pinóquio, Os Incríveis, Valente, A Era do Gelo, Fantasia e Madagascar, pois também merecem aplausos pela qualidade que apresentam.

Gostou dessa lista sensacional sobre as melhores animações do cinema? Então, aproveite e deixe seu like na nossa página no Facebook para ver mais novidades do blog!

Gravador Zoom H6 - Manual de Utilização
Curso Gravador Zoom H6 - Manual de Utilização
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos