Facebook

Capas animadas no Facebook

Você sabia que agora é possível publicar capas animadas no Facebook? Nesta aula apresento todas as métricas e dicas necessárias para criá-las.

há 6 anos 9 meses

O Facebook está, pouco a pouco, liberando para as páginas a opção de utilização de capas animadas. O seriado Narcos, do Netflix, foi uma das primeiras páginas a experimentar esta nova opção:

Também a página do TreinaWeb possui um novo vídeo de apresentação na capa, confere lá:

Capa

O uso da capa animada otimiza a maneira de apresentar informações aos visitantes do seu site, visto que a página torna-se mais dinâmica e chamativa. Ela pode ser utilizada para explicar o seu negócio, apresentar um produto, mostrar o seu portfólio, e muito mais.

Por exemplo, se você possui uma loja online é possível exibir na capa da sua página do Facebook uma série de produtos, ou ainda, criar um mini institucional de seu negócio, que será exposto assim que o usuário acessar sua página.

Métricas

Ao fazer upload de um vídeo como capa no Facebook é importante seguir as métricas recomendadas pela plataforma:

  • Resolução mínima de 820 x 312 pixels, podendo ser maior, desde que seja mantida essa proporção;
  • Duração entre 20 e 90 segundos;
  • Formato de vídeo em H264 (.mov ou .mp4).

Dicas

Você pode tomar alguns cuidados na criação de sua capa animada para garantir que ela fique perfeita em todas as plataformas:

  • Dê pelo menos 15% de margem de cada lado, para assegurar que nenhuma informação relevante seja cortada em aplicativos mobile.

  • Crie sua animação com início e fim semelhantes, o que garante que a reprodução em loop não fique perceptível quando o vídeo reiniciar.

  • Todas as capas são comprimidas pelo próprio Facebook, por isso dê preferência às artes vetoriais, com pouca texturização, o que evita que a imagem perca qualidade na compressão.

  • O Facebook seleciona 10 frames do vídeo, dos quais o usuário escolhe um para ser utilizado como versão estática em apps que não suportam vídeos. Por isso, evite muitos desfoques de movimento e efeitos que possam comprometer a qualidade de imagem, cuidando para que uma boa quantidade de frames do vídeo tenham um bom render e funcionem também como imagens estáticas.

Vídeo aula

Nesta aula apresento todas as métricas e dicas necessárias para criar capas animadas para a sua página do Facebook:

Se quiser baixar os templates apresentados na aula, clique aqui.

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos