Áudio e Vídeo Design

Blender 3D: Preparamos 7 dicas incríveis para você explorá-lo

O Blender é um dos mais populares softwares 3D da atualidade. Veja nesse artigo sete dicas incríveis para você melhor explorá-lo.

há 6 anos 4 meses

O blender é um dos mais populares softwares 3D da atualidade. Durante os últimos anos suas ferramentas evoluíram exponencialmente graças ao seu modelo open source, que não só o torna gratuito como deixar seu código fonte aberto para qualquer entusiasta em python poder se aventurar.

De fato, já há algum tempo, desenvolvedores do software vêm criando projetos incríveis com o blender, como filmes, animações, projetos de impressão 3D, games, ilustrações, etc. Isso mostra que ele pode ser muito mais versátil do que se pode imaginar, logo, conhecer suas vantagens é um diferencial e tanto.

Então, se você acha que o melhor sobre o Blender 3D é que ele é gratuito, nós preparamos uma lista com 7 dicas incríveis para você explorar e expandir seus horizontes com este software incrível. Confira!

1. Renderização realista via GPU

Além da opção de criar modelos, o Blender também oferece uma unidade de processamento gráfico chamada Cycles. Com um processamento otimizado para plataforma CUDA, você pode ver a renderização em tempo real na guia principal.

Isso agiliza procedimentos como iluminação e criação de materiais tornando o trabalho mais rápido e eficaz.

2. Sistema não linear de animação

Além de permitir que você crie e produza animações com rig, transformações globais e de propriedades é possível contar com o sistema NLA (not linear animation) de animação, que permite a criação de blocos de animação e podem ser interligados como “lego” na montagem da timeline, tornando muito mais rápido o desenvolvimento de animações complexas e longas.

3. Sistema física de simulação

Simular materiais com propriedades físicas dentro de um ambiente 3D é uma tarefa difícil e de alto processamento, mas o Blender 3D facilita muito essa tarefa.

Você pode simular líquidos, tecidos, fumaça, fogo, explosões e colisões de objetos em poucos cliques numa visualização realtime mesmo com máquinas de processamento inferior, isso porque o blender trabalha com um sistema de cachê descriptografado e otimizado, perfeito para você criar projetos VFX.

4. Possibilita criar composições

Então você renderizou todo seu projeto, mas gostaria de caprichar e fazer uma pós-produção? Pois bem, o software permite que você utilize um sistema de nós que auxilia o uso de camadas da renderização deixando a pós produção muito mais eficaz.

Você pode fazer mudanças ou aperfeiçoamentos nas paletas de cores — até mesmo as mais sutis —, adicionar brilho, luz e reflexos, adicionar profundidade de campo ou desfoque de movimento e muito mais.

Não é uma ferramenta que vá substituir algumas os grandes programas de composição do mercado, mas, com certeza, é muito útil quando você precisa extrair múltiplos passes de cada render.

5. Você pode esculpir no Blender

O Blender possui ferramentas de multi-resolução que permitem inserir muitos detalhes orgânicos aos seus modelos. Se você não se contentar com os 20 pincéis por padrão do blender, é possível criar inúmeras funções e ferramentas para desenvolvimento de escultura. Além de contar com vários métodos para retopologia dos modelos high poly.

6. É possível criar pelos e cabelos

Em vez de você ter formas pré-programadas, com texturas padrão ou formas geométricas esquisitas, o Blender 3D permite a criação de fibras capilares, que são renderizadas com o motor do Cycle. O cabelo, na verdade, é baseado no sistema de partículas do Blender, que determina onde as fibras do cabelo serão desenhadas.

Você pode unir as partículas em grupos, cortar, combinar, e criar guias de estilo, ou usar o Blender para construir dinâmicas que farão o cabelo se comportar de forma realista. Com o conhecimento necessário, o resultado pode ser muito superior a softwares que custam alguns milhares de reais.

7. Comunidade ativa

O fato do blender ser de código aberto descentraliza o desenvolvimento das ferramentas e expande de maneira exponencial o número de programadores e ferramentas criadas para serem usadas no blender, isso faz que haja centenas de addons e plugins novos todos os dias.

É fisicamente impossível acompanhar essas atualizações por conta do volume, no entanto, o fórum do blender conta com uma comunidade ativa que testa, promove, categoriza e pontua os melhores Addons para auxiliar de forma abrangente e/ou específica qualquer desafio que você encontrar.

Se você deseja investir nas ferramentas possibilitadas pelo software, conheça o nosso curso de Blender 3D.

Com ele, você vai estar preparado para criar e manipular cenas, personagens, paisagens e objetos em 3D, o que permite a sua entrada na área de criação de games, escultores, desenvolvedores de maquetes eletrônicas, entre muitas outras.

Gostou do conteúdo? Quer ficar sempre por dentro de informações como essas? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada!

Autor(a) do artigo

Redacao AvMakers
Redacao AvMakers

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos