Áudio e Vídeo Carreira

Audiovisual: 7 carreiras promissoras para seguir na área

Se audiovisual é sua paixão e o destino de sua carreira, este artigo pode iluminar o seu caminho. Selecionamos 7 carreiras para você realizar o seu sonho.

há 6 anos 5 meses

Para ser um profissional realizado, é preciso ter paixão pelo que se faz. Mas algumas profissões refletem essa paixão com maior intensidade, principalmente nos olhos de seu público. Carreiras do audiovisual têm essa particularidade.

Quanta paixão percebemos em um filme com fotografia deslumbrante, enredo envolvente e interpretações calorosas? E o que dizer de comerciais que nos emocionam, nos quais as imagens transmitem mais mensagens do que as palavras?

Sim! As carreiras do audiovisual carregam o lúdico que se conecta conosco, por meio desse apelo natural e da arte de profissionais capazes de enxergar poesia onde só vemos paisagem. Por esse motivo nos sentimos tão ligados a essa arte.

Se o audiovisual é sua paixão e destino de sua carreira, preparamos este post para iluminar o seu caminho. Selecionamos 7 carreiras promissoras para você realizar esse sonho. Confira!

Fast Cut Editing
Curso Fast Cut Editing
Conhecer o curso

1. Produtor

Se você gosta de correria, e tem um perfil de planejar, executar e acompanhar o projeto até o final, você já tem parte do perfil de um produtor. Seja para o cinema, para a TV ou produções independentes, o produtor é o responsável pelo nascimento do projeto até seu lançamento, podendo passar pelas fases de:

  • Captação de recursos;
  • Planejamento;
  • Casting;
  • Pesquisa;
  • Logística;
  • Acompanhamento.

O produtor atua em produções de curta e longa metragem, e deve ser conhecedor de todas as etapas do projeto, sendo um dos principais responsáveis por garantir que ele tenha sucesso, inclusive pela contratação do pessoal envolvido em todo o projeto.

Se essa descrição tem tudo a ver com você, produção é o seu caminho.

2. Diretor de fotografia

O diretor de fotografia é o responsável técnico pela transposição do conteúdo do roteiro para a tela e para os corações do público.

Sua originalidade, sensibilidade e visão estética, juntas, têm o poder de transformar sentimentos em imagens. Às vezes, cenas sem diálogos são mais ricas em conteúdo que outras, graças ao trabalho perfeito desse profissional.

Entre os diversos conhecimentos do diretor de fotografia, ele deve dominar o uso da luz, da câmera, lentes e demais acessórios, para criar movimento nas cenas. É um profissional extremamente técnico, mas que consegue usar a técnica no realizar artístico.

3. Editor

Apesar de pouco aparecer, o editor é quem executa a construção final de toda produção. Ele recebe uma infinidade de imagens, cenas, partes gravadas, efeitos especiais e trilha sonora, e é o profissional capacitado para, em um trabalho minucioso e criterioso, selecionar e organizar todo este material como um filme.

A qualidade do trabalho de todos os profissionais envolvidos nessa indústria é finalmente destacada pelo editor.

A edição pode ser vista como a profissão do artista que lapida toda a matéria prima bruta gravada, trabalha com carinho, destreza e perfeição, entregando ao público um produto com excelente acabamento, qualidade e bom gosto. Esse profissional deve — além de ter um perfil detalhista e extremamente exigente — ser alguém que compreenda diferentes gostos e saiba como agradar a diversos perfis.

Tamanha é a importância da edição para vídeos e produções de qualquer escala, que várias ferramentas de edição tem sido lançadas, encontrando e satisfazendo o público que as utiliza.

4. Ator

Se seu perfil se encaixa em um drama, suas características tendem à comédia, ou aos dois caminhos, e se, além dessas características você consegue transmitir mensagens com ou sem o uso de palavras, por meio de expressões faciais e corporais, quem sabe seu caminho não é o de ator?

Mas, antes do glamour e da fama, muito trabalho o espera, seja na preparação, nos cursos e oficinas, passando pela concorrência para conseguir se destacar no mercado, e, após atingir o ápice, se manter no pico da carreira…

Representar tem a ver com expressão, sentimento e suor, muito suor. Diferentes perfis compreendem o trabalho no teatro, cinema ou televisão, mas em todos eles o esforço é imenso.

Entretanto, vocação e paixão caminham juntas. Se esse perfil é seu, avance!

5. Roteirista

Você gosta de criar histórias ou contá-las, adaptando o enredo de acordo com o público ou o momento? Se você gosta de narrar fatos e expressar ideias sob um ponto de vista artístico, enriquecendo a história com sua visão e maneira peculiar de expressão, você tem muito a ver com a função de roteirista.

Esse profissional pode criar roteiros partindo de uma obra própria, e também adaptar um texto, história ou livro para curtas e longas metragens.

Toda obra filmada nasce de um roteiro. Seja um curta metragem de ficção, ou uma grande produção repleta de efeitos especiais. Sem um roteiro de qualidade, com mensagens claras e atraentes, seu sucesso ficará comprometido.

Cinema - Roteiro de ficção para curta-metragem
Curso Cinema - Roteiro de ficção para curta-metragem
Conhecer o curso

O roteirista é o responsável não apenas pela criação, mas também pelo acompanhamento e execução de correções necessárias no andamento das filmagens.

A mensagem principal não pode ser comprometida, e o sucesso de público e crítica depende da criatividade e capacidade desse artista em contar histórias que nos encantam.

6. Diretor

O diretor é o maestro que dá toda orientação artística à produção.

Mas não pense que o diretor trabalha somente assentado na cadeira charmosa que vemos no set de filmagens. Essa parte do trabalho, embora muito importante, é apenas uma das facetas de seu trabalho, que também envolvem o acompanhamento do planejamento, pesquisa, roteiro, ensaios, fotografia, direção de arte, gravação, edição, até a finalização da produção. Ele coordena todas as etapas do projeto audiovisual.

É dele a responsabilidade de toda a produção, transmissão da mensagem e, principalmente, da maneira mais correta e assertiva.

Não por acaso, o sucesso de uma produção corresponde ao sucesso de um diretor, e os mais competentes acabam por se tornar os mais requisitados e bem remunerados nessa indústria.

7. Colorista

Em uma produção, a comunicação das mensagens se dá de diversas maneiras. A fotografia, trilha sonora, os diálogos, as cores… Sim, as cores comunicam, e muito. As diferenças entre tonalidades de cores podem interferir na interpretação dos sentimentos de uma determinada cena, nós somos influenciados diretamente pelas cores e tonalidades.

O colorista é quem ajusta as cores da produção, trabalhando no acabamento do vídeo digital, destacando e aperfeiçoando todo o trabalho do diretor de fotografia e do diretor de arte.

Esse profissional precisa ter domínio da técnica e da linguagem, tendo conhecimento dos softwares, da imagem digital, do comportamento das luzes e câmeras, assim como do uso das cores, harmonia e sua relação com o emocional do telespectador.

DaVinci Resolve Fusion - Primeiros Passos
Curso DaVinci Resolve Fusion - Primeiros Passos
Conhecer o curso

Agora é a hora de construir sua carreira. A velocidade do mercado, as evoluções tecnológicas e inovações que surgem a todo momento não esperam, nem tem paciência. Seja o protagonista de sua carreira, desenhe sua rota e comece a jornada. Carreiras nascem na mente e no coração.

Curtiu nosso post sobre carreiras do audiovisual? Deixe seu comentário abaixo que teremos prazer em respondê-lo!

Adobe Photoshop CC - Edição de vídeo e Gifs animados
Curso Adobe Photoshop CC - Edição de vídeo e Gifs animados
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos